Se engana quem pensa que o mercado gráfico está com os dias contados. A comunicação realizada através de materiais impressos é, ainda, um mecanismo primordial de venda, tanto que muitas empresas passaram a investir mais na produção de cartões de visitas, flyers, catálogos, banners e outras peças gráficas devido à crise econômica.
Diante disso e do desenvolvimento da tecnologia, as gráficas online estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Com formato igual ao dos e-commerces, elas têm derrubado as barreiras territoriais e possibilitado que empreendedores, com os mais variados poderes de investimento, atraiam clientes de maneira lucrativa e sustentável. Isso porque contam com custos de estrutura bastante reduzidos em relação às versões tradicionais, justamente por não precisarem de grandes parques e terem a possibilidade de terceirizar seus serviços.
“As gráficas online oferecem opções de produtos impressos com um custo acessível, possibilitando uma grande margem de lucro para um revendedor do ramo. Com isso, esse tipo de negócio se torna uma ótima opção para quem está desempregado ou, até mesmo, para quem deseja ter sua autonomia”, ressalta Felipe Augusto dos Santos, gerente de operações da gráfica online Futura Imbatível.
Vantagens para ambos os lados
As gráficas online, muito mais do que um excelente atrativo de investimento, oferecem, ainda, grandes vantagens para o cliente final. É possível cotar e fechar pedidos sem sair de casa e a qualquer dia ou horário. Como o atendimento é “self-service”, as escolhas são feitas de forma prática e rápida, o que é um grande benefício nos dias de hoje.
O fato de o pedido chegar na casa ou na empresa do cliente também é um grande diferencial, por isso, não é à toa que muitas pessoas têm priorizado esse tipo de gráfica para conduzir seus trabalhos.
Não deixe de focar na inovação
As gráficas online representam uma inovação em relação ao mercado tradicional de impressão. No entanto, é muito importante prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer a diferença no momento de divulgar o negócio e atrair mais clientes.
Uma boa ideia é oferecer um kit de amostras grátis para quem se cadastrar no site da gráfica. Essa é uma excelente oportunidade para captar contatos de potenciais clientes e, ainda, mostrar a qualidade e seriedade do trabalho.
É importante, claro, criar uma página que seja fácil de navegar, que mostre os produtos de maneira atrativa e seja simples para a realização de orçamentos e compras. Quanto mais rápido e objetivo for o passo a passo, maiores serão as chances de a gráfica online se tornar um sucesso de vendas.
Outra sugestão é disponibilizar serviços complementares e, assim, expandir a atuação do negócio. A criação de artes e a conferência e fechamento dos arquivos para a impressão são ótimos atrativos para captar, principalmente, empresas menores e profissionais autônomos.
Também é importante não deixar de investir na internet e aproveitar todo o potencial do marketing digital. Criar uma presença nas redes sociais, trabalhar anúncios no Google e, claro, realizar promoções para datas especiais e oferecer frete grátis para compras acima de um valor mínimo, são apenas algumas ideias de ações que terão o poder de atrair mais clientes e fidelizar os atuais.
Investir em uma gráfica online pode ser uma boa oportunidade de negócio, não é mesmo? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e fique por dentro de outras dicas para se destacar no mercado.