Você pode nem imaginar, mas a holografia tem o poder de elevar os projetos de comunicação visual a outro patamar. Com ela, é possível fazer projeções, ações promocionais e oferecer aos clientes experiências exclusivas e interativas. Por isso, entender melhor as aplicações da holografia nesse mercado é fundamental para quem deseja se manter atualizado.

De acordo com Nancy Picarone, professora da Escola Senai Theobaldo De Nigris, a holografia ficava restrita, antes, aos efeitos visuais do cinema, mas agora ela já faz parte do mercado de comunicação visual e pode ser encontrada em pontos de venda, feiras e lojas. “A imagem holográfica é, hoje, uma solução para a visualização em 3D três dimensões).”

Entenda como funciona um holograma

“Um holograma é uma superfície plana bidimensional que parece conter uma imagem tridimensional. Quando olhamos um holograma e nos movemos em relação a ele, podemos perceber a profundidade da imagem. Podemos nos colocar atrás dos objetos que estão na frente da imagem”, explica a professora.

Essa propriedade é chamada de paralaxe e está relacionada à percepção visual. “Ela é definida como o deslocamento aparente de um objeto observado entre a diferença de dois pontos de vista.”

Com isso, nossos olhos percebem pontos de vista que são ligeiramente diferentes. Ao serem combinados no cérebro, esses pontos de vista nos dão a impressão de tridimensionalidade e profundidade de uma imagem.

“Um holograma grava uma infinidade de pontos de vista de uma mesma imagem e, ao ser projetado, permite que o nosso cérebro reconstrua o efeito tridimensional. Por isso, podemos visualizar, por exemplo, uma imagem 360º”, ressalta Nancy.

Aplicações da holografia na comunicação visual

“Um exemplo de utilização da holografia na comunicação visual foi a campanha do Metrô de São Paulo em 2015, onde foi instalado um painel de acrílico em tamanho real, com uma projeção holográfica mapeada juntamente com o som, proporcionando uma visualização mais próxima do real. Uma pessoa ao lado de uma árvore de Natal que tinha presentes embaixo, felicitava os transeuntes”, conta.

No PDV, por exemplo, a holografia pode ser usada para criar conexões com o público. É possível projetar a presença de um holograma com imagem e voz de uma pessoa. Com isso, a tecnologia abre portas para uma série de inovações relacionadas à apresentação de  produtos.

“Um holograma também pode projetar uma imagem tridimensional no ar. Um exemplo clássico para situações onde há necessidade de segurança é a  a joalheria Cartier, da cidade de Nova York, que utilizou a holografia em 1970 para projetar uma imagem de uma mão adornada com um anel de diamante em plena calçada. Isso não só atraiu a atenção das pessoas que passavam por ela, como também atraiu equipes de telejornais”, conclui.

E você, já usa ou já presenciou a aplicação da holografia em projetos de comunicação visual? Conta pra gente nos comentários!