Quando pensamos em abrir uma loja, uma das coisas mais importantes a se decidir é a embalagem. Precisamos ser cuidadosos para escolher o material mais adequado, o tamanho certo e, de preferência, também escolher opções de embalagens criativas para impactar seus clientes com uma imagem positiva.
Independente da escolha final, o ideal é que ela consiga passar a identidade visual da marca, para que os clientes consigam se lembrar do seu negócio no futuro e também mostrar profissionalismo, que gera mais confiança para o mercado. Essa escolha deve ser levada com cautela, pois um pequeno detalhe pode mudar para melhor ou pior a imagem da empresa.
O impacto de um produto ter uma embalagem criativa
As embalagens criativas são uma ótima pedida para quem deseja seguir por um caminho mais profissional, já que elas podem ajudar em estratégias de reforço de marca e também alavancar as vendas em épocas comemorativas. Muitas pessoas não sabem, mas caixas e embrulhos diferentes podem auxiliar bastante na decisão de compra das pessoas, isso porque elas podem chamar mais a atenção dos clientes, transmitir mensagens e até emoções.
Outro ponto importante a se mencionar, é que quando o produto se apresenta de formas diferentes, toda a compra se transforma em uma experiência de descoberta e emoções para o consumidor. Por exemplo, o uso de caixas rígidas pode ser a escolha perfeita para quem quer passar uma imagem de profissionalismo e seriedade, com sensações de surpresa e carinho. Ao longo da matéria o Luan Braga, da Criativa Embalagens, irá nos mostrar passo a passo de como essa experiência acontece:
“Uma embalagem é o primeiro contato do cliente com o produto, então antes do cliente consumir o produto ele vai consumir a embalagem, como? Vendo, pegando, mostrando, tirando foto. Isso tem um impacto muito grande e agrega muito valor no produto que você está entregando. Até porque quando se desenvolve uma embalagem a gente tem que pensar lá no consumidor final, isso faz uma grande diferença! Investindo em embalagens criativas, você está investindo na sua marca.”
Como inserir embalagens criativas nos segmentos
Para o segmento de alimentação, uma boa opção é escolher embalagens estilizadas com as cores da marca, podendo estampar desde sacolas até latas e garrafinhas. Se a loja for de doces, é possível até encontrar caixinhas já no formato para certos doces, como cupcakes e churros.
Negócios que têm o foco em bebidas ou brindes, podem usar das caixas rígidas, que trazem uma experiência de surpresa e sofisticação ao consumidor. Hoje existem diversos tipos de caixas: de madeira, com gaveta, com telas digitais que quando a caixa é aberta pode transmitir um vídeo, entre outros. Neste segmento não há limites para a criatividade, já que essas embalagens podem ser personalizadas de acordo com o que a marca deseja.
Para o especialista, investir em algo criativo não demanda quantidade mínima ou custo alto, apenas conhecimento. E, então, com esse conhecimento você pode ir além: “Toda empresa consegue ter uma embalagem criativa (…) você pode fazer reaproveitamento ou pode até desenvolver uma embalagem nova.”, diz Luan
Embalagens sustentáveis
Uma segunda forma de conquistar clientes a partir de embalagens criativas, é usando a sustentabilidade. Hoje, muitas pessoas tomam escolhas de onde irão comprar e o que irão comprar a partir de uma visão consciente. Esse público avalia a responsabilidade social e ambiental da marca e, caso sejam sustentáveis, fazem questão de comprar dessa empresa, mesmo que o valor seja um pouco mais alto que a média do mercado. Afinal, é uma forma de pensar no futuro. É algo que as gráficas e marcas podem e devem investir, já que é uma mudança para o futuro e não tem um custo alto.
“Qualquer embalagem de papel já é sustentável, porque ela tira do mercado o isopor e o plástico, que são materiais que demoram muito mais tempo para se decompor”, conta o especialista da Criativa Embalagens. Investir em produtos ecológicos não é só usar o kraft, basta usar qualquer outro tipo de papel que o meio ambiente já está sendo ajudado.
E para quem quer ir além do papel, também podem ser usados materiais como vidro, alumínio, fécula de mandioca, fibra de coco e vários outros que hoje já são possíveis de encontrar no mercado. E não esqueça de informar o cliente sobre a origem desse material, já que isso também ajuda no marketing do produto.
Como vender embalagens criativas
Luan Braga também nos conta sobre como as gráficas podem vender embalagens criativas para seus clientes. O entrevistado indica que não devemos apenas imprimir, mas entender a necessidade do cliente final. “Não é só a questão de impressão, é a questão de um desenvolvimento de embalagem criativa, sustentável e, principalmente, adequada para ele (cliente final)”.
Muitas vezes, as marcas não entendem o impacto positivo que uma embalagem assim pode causar, por isso, as gráficas devem estimular essa venda explicando a importância e trazendo soluções criativas que agreguem valor ao produto ou serviço final.
Um exemplo criativo que Luan nos traz, indica isso: você pode desenvolver uma embalagem com brinde para enviar para seu cliente em datas comemorativas ou dentro de planos de bonificação. “Temos que pensar sempre no overdelivering, entregar além do que o cliente sempre espera”.
Profissionais que trabalham com impressos devem sempre pensar em ir além, essa é a melhor forma de ser criativo e vender. Estimular a criatividade pode parecer difícil, mas está mais perto do que imaginamos. Para o entrevistado a criatividade é saber um pouco de cada coisa, mas do máximo de coisas possíveis. Dessa forma, você pode desenvolver a criatividade em vários lugares e com diversas coisas, por exemplo: conhecendo conteúdos de outras áreas, frequentando feiras, viajando, conhecendo novas culturas, etc.
As embalagens criativas são lindas e chamam bastante a atenção dos clientes, mas não se esqueça de apostar em algo que também seja seguro e funcional, ninguém quer que os produtos cheguem danificados de alguma forma ou que não atinjam o objetivo proposto pelo produto.