Em junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia. Desde a sua criação, em 1974, essa data tornou-se uma plataforma global para conscientizar e promover ações diante da chamada tripla crise planetária: aquecimento global, perda de biodiversidade e poluição.
A indústria gráfica, apesar de números tão importantes para economia – confira aqui –, também é muito conhecida pelos seus impactos ambientais. De acordo com a Internacional Global Fashion, nos últimos anos foram mais de 90 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados, e a projeção dos próximos oito anos é que esse número chegue a 140 milhões de toneladas.
E é por isso que é preciso discutir cada vez mais esses impactos e encontrar maneiras de ser mais sustentável. Para Cristiane Sobral, da Juntos Negócios, é importante entender que, para a indústria gráfica, a sustentabilidade do negócio está atrelada diretamente a sustentabilidade ambiental. “Nosso olhar hoje precisa ser com a visão de futuro (sustentabilidade), caso contrário, nosso ciclo de vida será comprometido”, diz ela.
Atualmente, existem várias medidas ecológicas que podem ser implementadas na indústria gráfica para reduzir o impacto ambiental. A seguir, confira algumas delas!
1. Certificações ambientais
Cristiane lembra que empresas da indústria podem seguir alguns modelos de padrão internacional de viabilidade, mundialmente reconhecido como a “ISO 14001:2015”, que rege diretrizes para um Sistema de Gestão Ambiental. Outra coisa importante é escolher usar papel certificado “FSC© (Forest Stewardship Council)”, que garante o manejo correto da floresta e cadeia de custódia. Há também selos ecológicos como o “Selo Papel Legal” que garantem confiabilidade nos produtos sustentáveis que estão sendo produzidos e comercializados. E o selo de Qualidade Ambiental, que promove diretrizes com base na norma brasileira NBR ISO 14024 que estipula programas de rotulagem tipo I.
2. Uso de papel reciclado
O papel é um dos principais materiais utilizados na indústria gráfica – e escolher o uso de papel reciclado pode ajudar a reduzir o impacto ambiental. Ele é produzido a partir de fibras de papel usado, o que significa que menos árvores precisam ser cortadas para produzi-lo. Além disso, a produção de papel reciclado consome menos energia e água do que a produção de papel novo.
3. Uso de tintas ecológicas
Existem tintas ecológicas disponíveis que são produzidas a partir de materiais naturais e menos tóxicos do que as tintas convencionais. Elas podem ajudar a reduzir a poluição do ar e da água, além de serem mais seguras para os trabalhadores da indústria gráfica.
4. Uso de energias renováveis
A indústria gráfica consome uma grande quantidade de energia, e grande parte dessa energia é gerada a partir de combustíveis fósseis. No entanto, a utilização de opções renováveis, como a solar e a eólica, pode ajudar a reduzir o impacto ambiental. A instalação de painéis solares ou turbinas eólicas reduzem o consumo de energia da indústria gráfica e, ao mesmo tempo, reduz as emissões de gases de efeito estufa.
5. Redução de resíduos
A indústria gráfica produz uma grande quantidade de resíduos, incluindo papel, tintas e produtos químicos. Mas existem várias medidas que podem ser tomadas para reduzir essa quantidade, como a reciclagem de papel e tintas e a utilização de produtos químicos menos tóxicos.
6. Colaboração na cadeia de suprimentos
Hoje é preciso promover a sustentabilidade e também incentivar parceiros e fornecedores a se comprometerem com práticas ambientais. Cristiane diz que esse é um grande desafio. “A indústria precisa se conscientizar que não adianta somente ela se preocupar com gestão ambiental, seus parceiros de negócios e/ou fornecedores devem estar na mesma linha de esforço. Precisamos reconhecer que este pensamento sustentável é um pensamento de cadeia. É o olhar no ciclo de vida. Se você indústria, investe em seus parceiros/fornecedores, com treinamentos, workshops, visitas, ações de relacionamento, ele se tornará um parceiro/fornecedor melhor para seu negócio, mais antenado com suas características, necessidades e expectativas. Não há perdas nessa relação”, explica a especialista.
Não dá para negar que o mundo está em constante mudança e, segundo Cristiane, os negócios precisam estar na mesma linha de raciocínio, caso contrário, estão fadados a ficar no meio do caminho. Se você tem um negócio no segmento gráfico, que tal começar hoje mesmo a introduzir essas medidas?