De acordo com o especialista em decoração corporativa e fundador da Criativando, Jonathan Tebaldi, o segmento tem crescido cada vez mais e o motivo disso é que as empresas descobriram que a decoração corporativa é a ferramenta ideal para elas transmitirem sua cultura aos seus funcionários, clientes e parceiros. “Parece óbvio, mas foi só mais recentemente que as empresas perceberam a verdadeira importância de personalizar seus espaços de acordo com sua identidade e, assim, transmitir sua mensagem, proporcionar aos clientes e aos colaboradores mais uma forma deles se identificarem com os produtos ou serviços”, explica. 

Para o profissional que deseja atender o segmento corporativo com decoração, Tebaldi alerta para as primeiras perguntas que devem ser feitas: “Antes de tudo, o profissional deve perguntar: Como essa empresa quer se comunicar com seus funcionários e clientes? É um ambiente que precisar ser aconchegante? É um espaço onde a criatividade precisa ser estimulada? Essas perguntas vão direcionar na elaboração do tema, estilo e dos elementos que serão utilizados. Ele também precisa, claro, sempre aliar essas respostas às tendências do momento”. disso. Além disso, o especialista lembra que o setor corporativo tem um ticket maior, o que deve somar pontos na hora do profissional de decoração seguir por esse nicho.
A seguir, você confere dicas que podem ajudar o profissional do setor de comunicação visual a elaborar um bom projeto de decoração corporativa.

Tecnologia e interatividade

Antes disso, vale lembrar de dois aspectos que são cada vez mais importantes na decoração corporativa: a tecnologia e a interatividade.

“As novas tecnologias sempre são favoráveis para que consigamos atender as demandas e necessidades de cada cliente. Se resgatarmos um pouco a história, conseguimos lembrar quanto trabalhoso era fazer uma letra caixa. Agora, com as máquinas do tipo Routers é muito simples. As fachadas evoluíram muito quando fomos da lona para ACM. Um ponto importante é ficar atento as tecnologias sustentáveis, que são uma tendência em todos os setores, mas principalmente em ambientes internos. A maioria das empresas hoje buscam selos ESG e a decoração precisa atender essa exigência”, relata Tebaldi.

Ele ainda lembra que também é muito importante focar na experiência que o projeto precisa passar: “Não adianta ser bonito e não ter interatividade e não ser funcional, de acordo com a proposta da empresa. Quando falamos de interatividade podemos ir muito além da impressão, com realidade aumentada, QRcodes e links, temos uma infinidade de opções que podem ser aplicadas em conjunto com a comunicação visual. Tudo depende do orçamento do cliente”, diz.

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E quais são os materiais de comunicação visual mais utilizados na decoração corporativa?

  • Papéis de Parede: sem dúvida o melhor custo-benefício para possibilitar uma decoração que com personalidade. Ele se adequa a diferentes estilos e composições.
  • Iluminação em LED e MDF: são os dois grandes aliados do papel de parede nas composições do ramo corporativo.
  • Letras caixas e em relevo: elas também compõem muito bem os ambientes para aplicações de logos, escritas e outros elementos da decoração.
  • Adesivos: ainda menos difundido, mas que logo terão mais participação em projeto corporativos. Isso porque sua composição é PVC e as empresas buscam cada vez mais materiais sustentáveis. “Estamos no início do ESG e a tendência é que fique cada vez maior e mais necessário”, ressalta Tebaldi.

Dicas para quem deseja começar a investir nessa área

1. Primeiramente é preciso se posicionar dentro do mercado de décor. “O mercado de comunicação visual está muito aberto, todo mundo faz tudo. Então, para começar, é preciso se posicionar claramente, buscar um diferencial, seja ele em impressão (impressora) ou imagens”, pontua Tebaldi. E acrescenta: “Entenda como você vai posicionar, qual cliente você quer atender, qual produto vai oferecer, qual o diferencial do seu produto e, principalmente, como você vai se destacar da concorrência”.

Para o especialista, o mercado décor não é um mercado fácil, a cada dia, há mais pessoas buscando espaço nele, então, é preciso muita dedicação e diferencial para se manter e crescer.

2. Depois de adotado um posicionamento é hora de buscar seus clientes, apresentando valor e diferencial. “O mercado décor é movido por relacionamentos. Ou seja, ter relacionamento com os profissionais é fundamental e falar a mesma linguagem é importantíssimo”, explica Tebaldi. Ele exemplifica: “Hoje, na Criativando, mapeamos todos os arquitetos do Brasil, temos mais de 250 mil arquitetos mapeados. Falamos, entrevistamos muitos arquitetos e entendemos como nos comunicar com eles e, principalmente, como gerar valor para eles. Afinal, no final, mesmo que estejamos falando que vamos oferecer serviço para uma empresa corporativa, sempre terá um arquiteto decisor no projeto de decoração”, diz.

3. Estar sempre em busca de novos conhecimentos e novos produtos. É isso que vai te fazer estar à frente nesse segmento. “É importante ter um olhar mais criterioso e sem pudor do todo. É nisso que, muitas vezes, está uma oportunidade que você nem imaginava. Às vezes, um produto novo – ou um produto isca – pode ser uma estratégia de marketing que você nem se quer cogitou”, conta Tebaldi. Mas isso é assunto para um próximo conteúdo.

Em resumo: se diferencie, tenha muito foco e energia, assim você vai estar sempre à frente do mercado e se destacar nesse e em qualquer segmento.