Elegância, praticidade, sustentabilidade, beleza. Não são poucas as tendências que fazem da impressão em tecido uma das tendências mais fortes do mercado brasileiro. Na área de comunicação visual, proporciona inúmeras possibilidades de utilização, seja no setor de vestuário promocional, objetos pessoais ou de cenografia, o segmento ganha espaço e tende a se tornar uma das grandes vedetes da indústria.

“Hoje a comunicação visual precisa ter uma graça, um valor agregado. Um algo a mais. É preciso algo diferente e o tecido agrega tudo isso”, explica Evandro Abreu, proprietário da Criata Estamparia, empresa especializada em impressão em tecido.

Como também é mais fácil de montar e instalar, o tecido tem sido muito utilizado na montagem de cenários

A impressão em tecido está cada vez forte, principalmente em áreas internas, porque o tecido traz muitas vantagens. Na avaliação do empresário, as cinco principais são: elegância, sustentabilidade (por ser ecológico), mobilidade, por ser fácil de transportar, reflete menos a luz e tem um bom caimento. Uma combinação que, segundo ele, torna-o cada vez mais procurado pelo mercado.

“Em outros materiais o brilho pode atrapalhar, mas no tecido a impressão fica completamente fosca” o que possibilita uma ótima oportunidade promocional, conta Abreu, exemplificando que dentre curiosas aplicações realizadas por sua empresa, há inúmeras impressões em faixas em tecido para partidas de vôlei. “A luz bate e não reflete. Fica ideal para destacar a marca.”

Como também é mais fácil de montar e instalar, o tecido tem sido muito utilizado na cenografia. “Quando você vai montar um cenário, o tecido não te traz qualquer problema. É bem mais simples, é só colocá-lo. Além disso, ele está sempre esticado, não emborca, e facilita a visualização porque não reflete luz.”

Entre as opções de tecido, Abreu recomenda: oxford, microfibra, gabardine, flag e cetim. “Esses cinco representam hoje quase 90% em nossa empresa. Valem a pena. Mas o cliente ainda está começando a entender as vantagens da impressão em tecido, com exceção do pessoal da decoração. Então é bom sempre levar um mostruário”, pondera.

Avaliado em 7,5 bilhões de dólares, o mercado global de impressão digital têxtil passará por um grande crescimento, de aproximadamente 34% até 2019, aponta estudo de mercado realizado pela InfoTrends, empresa de consultoria para a indústria de impressão.

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