Componentes de design de produto, embalagens, elementos de contexto de decisão no PDV (como gôndolas, displays, vitrines) – tudo serve como ferramenta de comunicação visual significativa que impacta resultados como atenção do consumidor, percepção de qualidade, atitudes, preferências, escolha e recompra de produtos, etc.

Portanto, a comunicação visual é poderosa para melhorar os resultados de empresas que comercializam alimentos. Afinal, nosso senso de visão afeta subconscientemente nossas ações como consumidores. Estudos mostram que as pessoas tomam uma decisão subconsciente sobre um produto 90 segundos depois de visualizá-lo.

Por tudo isso, certamente, durante a pandemia, a comunicação visual desempenhou um papel importante para o crescimento de serviços de delivery, drive-thru e take away (para viagem), que impulsionaram os resultados de empresas de food service que souberam se adaptar ao fechamento ou redução do uso dos salões de restaurantes, lanchonetes, bares, cafeterias, etc.

Comunicação visual assertiva para gerar resultados no consumo de alimentos

As empresas que conseguiram se destacar e perceber não apenas desafios, mas oportunidades neste momento de aumento das vendas por modalidades como o delivery são exatamente aquelas que souberam trabalhar a sua comunicação visual da forma assertiva.

“Não há nada obrigatório hoje em dia em relação à comunicação visual na pandemia, mas toda comunicação visual deve ter um objetivo. Para chegar a ele, converse com o seu público-alvo, represente bem a sua empresa. Tem marcas que trabalham tão bem essa comunicação que ficam na memória dos clientes de uma forma tão forte que são lembradas quando o consumidor se depara com as cores da marca em situações do cotidiano”, indica a professora do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios de Alimentação do Centro Universitário Senac, Cristina Souza.