A arte do “faça você mesmo”, ou DIY, ganha destaque nos últimos anos. Mas, há segmentos que ainda dependem do trabalho de profissionais capacitados. Este é o caso da adesivação profissional de móveis e eletrodomésticos.

Essa técnica, quando realizada por especialistas, oferece várias vantagens e pode ser uma forma criativa de personalizar e renovar eletrodomésticos, representando um serviço cada dia mais buscado. 

Confira as vantagens da adesivação profissional de móveis e eletrodomésticos e entenda por que este pode ser um serviço bastante interessante para profissionais que atuam na área.

Cresce o número de consumidores que optam pela personalização

Cada vez mais, as pessoas querem itens mais personalizados e uma pesquisa realizada pela Dessault Systèmes indica que os consumidores cada vez mais querem produtos personalizados.

Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas. E o mais interessante: eles estão dispostos a pagar em média até 25,3%.

E, sem dúvidas, uma das formas de personalização mais interessantes é a adesivação de móveis e eletrodomésticos.

Este é um mercado que vem crescendo em um ritmo acelerado nos últimos anos. E, um dos principais motivos, é certamente a busca pela personalização destes objetos.

Essa tendência é motivada por diversas vantagens que essa técnica proporciona, incluindo economia, maior proteção dos equipamentos e estética atraente, diferenciada e única!

Associado a isso, este segmento de mercado ganha espaço em razão das muitas possibilidades de cores, estampas, materiais e tecnologias que transformam eletrodomésticos e móveis.

Muitas oportunidades para empresas e profissionais da área

A adesivação profissional de móveis e eletrodomésticos é uma técnica que utiliza películas adesivas para revestir a superfície desses itens. Com isso, a aparência deles pode ser completamente alterada. 

Logo, essa é uma ótima opção para quem deseja:

  • Renovar móveis e eletrodomésticos: via adesivação é possível dar uma nova vida aos objetos desgastados. Ela pode cobrir riscos, manchas e outros sinais de desgaste, deixando o item com aspecto de novo;
  • Personalizar a decoração: Criar um ambiente único e com a cara do usuário é mais uma vantagem da adesivação. Há infinitas opções de estampas, desde imitações de madeira e mármore até designs abstratos e personagens infantis.
  • Proteger os móveis e eletrodomésticos: além da questão estética, os adesivos formam uma camada protetora que auxilia na prevenção de riscos, manchas e alguns tipos de danos. Isso aumenta a vida útil dos móveis, assim como facilita a limpeza.

Para oferecer essas vantagens, profissionais que se propõem a realizar este tipo de serviço também devem ficar atentos às novas tendências deste mercado, como:

  • Atuação em nichos específicos, como personalização infantil, decoração de escritórios e adesivação de lojas;
  • Oferta de serviços complementares, como adesivação de eletrodomésticos diversos em cozinhas reformadas; 

Outra estratégia bastante interessante é investir na adoção de parcerias estratégicas, especialmente com lojas de móveis, designers de interiores e arquitetos.

Desafios e soluções no segmento de adesivação

De fato, o mercado da adesivação profissional de móveis e eletrodomésticos é crescente pelas razões já apresentadas. No entanto, diversos são os desafios enfrentados pelo profissional no seu dia a dia.

Os primeiros ocorrem na ordem técnica, com o profissional devendo ficar atento aos seguintes pontos:

Aplicação precisa do adesivo 

O adesivo precisa ser aplicado com precisão e de forma uniforme para evitar bolhas de ar, rugas e outros problemas estéticos. 

Isso exige do profissional habilidade manual, atenção aos detalhes e conhecimento das técnicas de aplicação corretas. Buscar o conhecimento constante torna-se imprescindível!

Trabalho em diferentes superfícies 

Profissionais da adesivação precisam ter capacitação técnica para trabalhar em diversos tipos de superfícies, como madeira, metal, plástico e vidro. 

Cada uma destas superfícies possui suas próprias características e exigem técnicas de aplicação específicas. Logo, este é um desafio para os profissionais que não possuem experiência com todos os tipos de materiais.

Risco de danos aos móveis e eletrodomésticos 

A adesivação envolve o manuseio de móveis e eletrodomésticos. Se não for bem realizada, ela pode levar a danos à superfície. Os profissionais precisam tomar cuidado para evitar arranhões, amassados e outros tipos de danos.

Mas além da questão técnica, há também os desafios de mercado, exigindo dos profissionais conhecimentos que vão além da aplicação. Entre eles, merecem atenção:

Crescimento da concorrência 

O mercado de adesivação profissional de móveis e eletrodomésticos vem ganhando cada vez mais profissionais e empresas. Isso naturalmente irá dificultar a captação de novos clientes, assim como a formação de preços justos pelos serviços.

Baixa valorização da mão de obra 

Mesmo qualificada, a mão de obra para a área ainda não é muito valorizada no mercado, o que pode levar a baixos salários e condições precárias de trabalho.

Apesar destes desafios, a profissão de adesivação de móveis e eletrodomésticos também oferece algumas vantagens, como:

  • Boa oportunidade de renda: desde que bem qualificados, os profissionais de adesivação podem ter uma boa renda, especialmente se trabalharem por conta própria;
  • Flexibilidade de horários: Este tipo de profissional geralmente tem a flexibilidade de trabalhar em seus próprios horários;
  • Satisfação em transformar ambientes: A satisfação de ver a transformação de um ambiente e a alegria do cliente com a aplicação de seus serviços certamente deixa este profissional realizado.

Ou seja, com o uso dos materiais certos, dedicação e trabalho duro, os desafios da adesivação profissional de móveis e eletrodomésticos podem ser superados, resultando em trabalhos gratificantes.

Aproveite para ler este artigo e conhecer o que é o vinil automotivo e saiba mais sobre este segmento em ascensão