Crises de variados tipos são ameaças comuns a qualquer empresa. Por isso, é fundamental estabelecer um plano de ação para superar uma crise e minimizar seus efeitos negativos no negócio.

“Todas as empresas, em alguma medida, são vulneráveis a crises. E, para superar uma crise e garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo, as empresas não podem ter ‘síndrome de avestruz’ – isso é, enterrar a cabeça na areia, escondendo-se e esperando que a crise simplesmente desapareça”, ressalta Alana de Oliveira, relações públicas e especialista em gestão de crises.

Seja uma crise econômica motivada por recessão ou, como temos enfrentado, uma crise sanitária e humanitária com impactos também para os negócios, é fundamental agir proativamente para preparar como for possível sua empresa para enfrentar e superar uma crise.

Mas, como fazer isso? A seguir, confira algumas dicas fundamentais para ajudar em sua preparação.

O que é considerado uma crise no mundo dos negócios?

Existem muitos tipos de problemas enfrentados pelas empresas, mas o que é considerado uma verdadeira crise? Uma crise de negócios ocorre quando um problema inesperado coloca em risco a estabilidade de uma empresa.

“Crise se refere a uma ameaça que surge repentinamente para a empresa e que deixa a sua estabilidade em risco. Uma crise implica uma situação de intensa dificuldade ou perigo em que o tempo é curto e uma decisão eficaz deve ser tomada imediatamente”, define Alana.

A especialista cita também que, para identificar uma crise nos negócios, é importante avaliar o problema em relação a três elementos principais. Primeiramente, ele deve representar uma ameaça iminente para a empresa. Em seguida, a situação deve envolver um elemento de surpresa negativa. Finalmente, devido à gravidade do problema e também à sua natureza inesperada, a situação pressionará a empresa para que tome decisões oportunas e eficazes.

“A partir do conhecimento desses elementos comuns a situações de crise, a empresa pode detectá-los antes que os impactos atinjam seu ápice e possam, inclusive, levar ao fechamento do negócio”, complementa Alana.

E o que é gestão de crise?

A gestão de crise é uma função organizacional crítica, referindo-se a um processo projetado para prevenir ou diminuir os danos que uma crise pode causar a uma empresa. Em muitos casos, as crises são inevitáveis, pois têm como gatilho fatores externos e alheios ao controle do negócio. Por isso, é importante que as empresas elaborem respostas para lidar e superar uma crise de forma proativa.

Portanto, a gestão de crise não deve ser meramente reacionária; também deve consistir em medidas preventivas e de preparação em antecipação a crises potenciais. Esse trabalho tem o potencial de reduzir significativamente muitos danos que a organização teria como resultado da crise.

Quais erros são mais comuns ao se buscar superar uma crise?

Infelizmente, muitas organizações não estão preparadas ou não estão cientes das medidas adequadas que precisam ser executadas para responder a uma crise. Esse é o erro central ao se buscar formas de superar uma crise: começar a agir e criar um plano do zero só depois que a crise já está instaurada.

Além disso, outros erros comuns, como elenca a especialista, são “ignorar publicamente a situação ou atrasar o reconhecimento de uma crise, ser desonesto com os funcionários ou outros públicos sobre o que está acontecendo, subestimar ou minimizar a crise, não responder rapidamente à crise, não ter um porta-voz e um plano de comunicação para gestão de crises e não ouvir as partes interessadas”.

Como superar uma crise? Veja três ações importantes

Há diversas ações a serem tomadas para buscar superar uma crise. Entre as principais, destacam-se:

1. Ter atenção redobrada ao fluxo de caixa

Assim que os riscos de uma crise forem detectados, é importante analisar o fluxo de caixa para compreender por quanto tempo o negócio poderia operar sem haver entradas – ou com entradas insuficientes de dinheiro.

Dependendo desse resultado, diferentes ações poderão ser tomadas, incluindo reduzir a operação, procurar crédito ou empréstimo no mercado, fazer negociações com fornecedores, etc., de modo a buscar alguma estabilidade, detectar custos que podem ser cortados ou diminuídos.

2. Revisar seus processos

Processos despadronizados e executados manualmente quando há tecnologia para acelerá-los e torná-los mais eficientes e enxutos podem estar gerando prejuízos e trazendo custos ocultos para a empresa. Em um momento de superar uma crise, esse tipo de problema precisa ser trazido à luz.

Assim, em situações que exijam se lidar com efeitos de uma crise, é ainda mais importante compreender por que cada processo existe, porque ele é feito de determinada forma e buscar caminhos para alcançar melhor relação custo-eficiência com eles. Pode ocorrer ainda de, para superar uma crise, você precisar priorizar alguns processos e abandonar ou redesenhar completamente outros para otimizar seus resultados.

“Nessa fase, é importante priorizar processos que tenham como foco o cliente, desde a produção até a entrega. É disso que surgirão oportunidades e que se conseguirá buscar um equilíbrio no fluxo de caixa”, aconselha a especialista.

3. Gerenciar seu capital humano estrategicamente

Superar uma crise é um objetivo que será atingido por meio de seu capital humano. Em momentos complicados, é fundamental, antes de se comunicar com o mercado, se comunicar com o seu pessoal.

Será preciso desfazer rumores e ser honesto sobre a situação. Valorizar e motivar os colaboradores será crucial para mantê-los ativos em contribuir para a empresa superar uma crise.

Também é importante orientar a todos sobre novos processos, metas e formas de lidarem com os clientes nesse momento. É válido considerar realocações para otimizar os processos prioritários para gerar fluxo de caixa e manter a saúde financeira do negócio.

Além desses três passos para superar uma crise, também é importante criar um Plano de Continuidade de Negócios, abrangendo uma cobertura de riscos potenciais que poderiam no futuro desencadear uma crise e quais as medidas necessárias para se minimizar os efeitos nocivos desses riscos na empresa.

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