O mercado de impressão digital de grandes formatos vem passando por muitas mudanças devido, em grande parte, às novas tecnologias e à demanda por trabalhos cada vez mais automatizados e produtos finais personalizados e de qualidade. Justamente por isso, separamos, a seguir, 5 dicas para quem atua ou pretende atuar nesse setor. Confira!
1 – Escolha bons equipamentos
Muitas novidades estão surgindo em relação aos equipamentos utilizados no âmbito da impressão digital de grandes formatos, por isso, atenção à escolha é fundamental.
“Existem alguns pontos importantes para a escolha do equipamento de impressão digital de grandes formatos. Na minha opinião, o mais relevante e que eu questionaria é: qual é a produção mensal estimada para esse novo equipamento?”, indaga Ivan Paes, Gerente de Desenvolvimento da Jetbest.
De acordo com o profissional, a resposta para esta pergunta é um importante filtro para a escolha dos equipamentos e, consequente, de um investimento mais adequado.
“Outro ponto importante, com certeza, é o suporte técnico oferecido a nível nacional, com um padrão de atendimento dinâmico, porque uma certeza que se pode ter é que máquinas vão apresentar problemas, seja por desgaste natural, mau uso ou falta de manutenção”, complementa.
Paes ainda chama atenção para a garantia do equipamento. Pontos como a utilização de tintas de outros fabricantes devem ser observados para entender em quais situações a garantia é perdida.
2 – Cerque-se de bons fornecedores
“Um relacionamento entre fornecedores e clientes deve buscar, com certeza, o maior nível de profissionalismo possível. Opte por empresas que estão continuamente no mercado, sem mudanças de nomes ou marcas de produtos.”
Ivan Paes ressalta, também,que o insumo da impressão digital, ou seja, a tinta, deve ser um dos principais pontos para a escolha. “Pesquise se existe aceitação de clientes que estão há mais de dois anos utilizando a mesma tinta digital. Com certeza, este produto tem os critérios necessários para estar na sua impressora. Seja cordial e parceiro do seu fornecedor, preze pela qualidade, tanto dos insumos quanto do aspecto financeiro.”
3 – Estime o seu custo real
Outra dica valiosa apontada pelo profissional está em estimar qual é o custo real para a produção e a entrega do seu material.
“Existem muitas empresas que desconhecem o seu custo exato. E isso, com certeza, faz com que elas percam dinheiro. Desconhecer seu custo fixo e variável é desconhecer o seu lucro.”
4 – Seja criativo
Também é importante procurar ser criativo sempre e fornecer materiais com diferencial de qualidade. “Geralmente, quem produz menos com mais qualidade consegue obter maior lucro”, diz.
Em um mercado altamente competitivo como o da impressão digital, conseguir agregar valor aos produtos e apresentar novidades aos clientes faz toda a diferença.
Para isso, é vital estar atento às tendências do mercado e participar de feiras e eventos. Dessa forma, você não apenas aumenta o seu networking, como consegue identificar oportunidades com maior agilidade.
5 – Jamais deixe a qualidade de lado
Por fim, o gerente de desenvolvimento da Jetbest chama atenção para o fato de as tintas digitais representarem, no máximo, 25% do custo fixo relacionado ao processo de impressão digital. “Portanto, escolha o seu fornecedor baseado em qualidade. Esse vai ser seu maior diferencial”, afirma.
Em outras palavras, ainda que você consiga otimizar a produção e manter os custos baixos, a qualidade jamais deve ser deixada de lado.
Quer saber mais sobre o mercado de impressão digital de grandes formatos? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.