O acabamento faz toda a diferença quando o assunto é a qualidade do trabalho desempenhado com a técnica da serigrafia. Afinal, quanto mais diferente, criativo e inovador for o produto, maiores serão as chances de chamar atenção e fidelizar os clientes.

É fato que, muitas vezes, é preciso realizar investimentos maiores para conseguir um resultado de excelência. No entanto, é esse tipo de estratégia que fará com que a sua empresa conquiste diferenciais competitivos e, assim, seja possível aumentar a sua margem de lucro.

“Só um trabalho com bom acabamento gera um produto de qualidade. Às vezes, um grande fluxo de trabalho, um custo alto de mão de obra ou prazos curtos acabam fazendo com que a questão do acabamento das peças seja vista como menos importante. Contudo, ser displicente aos detalhes pode desvalorizar o produto”, adverte Marcel Felício Copola, professor da Etec (Escola Técnica Estadual de São Paulo) de Carapicuíba.

“Todo projeto tem particularidades que devem ser estudadas para se chegar a um bom resultado, que vão desde a escolha dos materiais que envolvem a construção de uma boa matriz, até o suporte onde a imagem será serigrafada. Mão de obra qualificada e produtos mais nobres também são fatores decisivos”, recomenda o professor.

A seguir, confira cinco dicas para garantir um acabamento de excelência em suas produções.

1 – Fique atento às novidades do mercado

“O mercado de serigrafia é bastante amplo e diversificado. Existem desde produtores com pequenas oficinas até grandes centros industriais de impressão. Há, também, estamparias especializadas em diversos tipos de tecidos e tintas, serigrafia para tecidos maleáveis, estampa com relevo, cores especiais, registros inteligentes para policromias, serigrafia em papel, desde cartazes e obras de arte à papelaria institucional. Serigrafia é um campo tão amplo que falar de tendências de uma maneira mais específica poderia levar horas”, acrescenta Copola.

Estar de olho nas novidades e nas tecnologias desse setor faz toda a diferença para se destacar e obter acabamentos modernos e bonitos. Além disso, o conhecimento técnico e de mercado fará com que você consiga avaliar melhor a competição e os fornecedores para escolher os materiais e entregar resultados de excelência.

Para isso, no entanto, é preciso ter foco e conseguir filtrar o que é relevante para o seu negócio e clientes. Não tente absorver todas as informações, mesmo porque, algumas delas não farão sentido para você.

Avalie o que os seus clientes consideram como importante no produto e no serviço, mantenha o seu planejamento de negócio para conseguir fazer esse filtro e preste atenção às tendências que realmente podem trazer um retorno vantajoso para a empresa.

2 – Seja exigente no momento de comprar matéria-prima

Outro ponto importante, aqui, é que um mesmo produto pode ser desenvolvido de formas diferentes, variando os materiais entre nobres ou promocionais. Dessa forma, conhecer os substratos e as matérias-primas vai ajudá-lo a pensar com criatividade no momento de fazer o acabamento em peças e, até mesmo, de oferecer soluções diferenciadas aos clientes.

No momento de fechar com fornecedores, exija as especificações dos materiais e dê preferência às marcas consolidadas no mercado. Esse tipo de atitude é vantajoso porque os grandes fabricantes de matéria-prima, como vinil adesivo, lonas, tecido e etc., costumam contar com padrões maiores de qualidade.

Outra dica bacana é ser uma empresa de comunicação visual homologada por esses fabricantes de matéria-prima. Isso garante que você está usando as técnicas recomendadas e que permitem obter um bom resultado, um ótimo indicativo para clientes que buscam alta qualidade.

3 – Conheça a fundo as técnicas de corte

As técnicas de corte fazem toda a diferença no acabamento e podem ser definidoras para trazer mais diferenciais para o seu trabalho.

Os cortes com router ou a laser são exemplos de técnicas que oferecem acabamentos excelentes em diferentes tipos de chapas. Outra dica é dar o polimento ao material enquanto ele é cortado, para que o acabamento fique uniforme e liso.

E não se engane ao achar que esse tipo de detalhe deve ser trabalhado apenas em grandes tiragens. Nas menores, esse também é um cuidado que faz toda a diferença e, com certeza, será notado pelos clientes.

4 – Invista no seu parque tecnológico

Os equipamentos e tecnologias usados para dar o acabamento às peças exercem um papel fundamental para garantir um resultado de qualidade. Inclusive, apostar em um bom maquinário pode fazer com que a produção seja muito mais rápida, não dependa de tanta mão de obra e, melhor ainda, diminua a quantidade de refações causadas por erros.

Automatizar o máximo possível do processo vai ajudá-lo com essa tarefa. Tenha em mente que o trabalho manual abre muitas margens para erros, e, toda vez que um é cometido, você perde tempo e dinheiro, começando tudo novamente.

Para a impressão de grandes formatos, as novas tecnologias ainda permitem combinar a impressão digital com o mecanismo de corte. O resultado são produtos finalizados de forma ágil e eficaz.

5 – Não deixe de investir em conhecimento

Todas as dicas que demos aqui só poderão ser bem aproveitadas se você conhecer o mercado em que atua e o perfil do seu cliente.

Por isso, mesmo contando com equipe qualificada e máquinas modernas, é muito importante que você não deixe de estudar e se informar sobre o mercado de comunicação visual.

Tenha em mente que garantir a excelência no acabamento em peças pode demandar um investimento maior no início. No entanto, essa é uma atitude que trará resultados a longo prazo para a sua empresa e permitirá trabalhar com uma margem de lucro maior.

Além disso, quando você se posiciona como referência em qualidade no mercado de acabamento em peças, não precisa ficar entrando nas guerras de preços para atrair clientes, mantendo, assim, a saúde financeira da sua empresa e crescendo de forma constante.