A elaboração de um bom plano de negócios é um requisito básico para quem deseja empreender com sucesso no ramo da comunicação visual, por ajudar a mapear oportunidades e evitar prejuízos. Muita gente pode até começar sem ele, mas dificilmente conseguirá expandir sua empresa sem desenvolvê-lo.
Um plano de negócio também pode ser usado para conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo para ser apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos.
Não à toa, criá-lo de forma adequada é uma tarefa que exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho e muita criatividade. “O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo, assim, os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”, explica Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP.
Na prática, não existe muito segredo para montá-lo, desde que sejam definidos os seguintes fatores:
1. Diretrizes estratégicas do seu negócio
Qual é sua a visão? Qual é a sua missão? Quais são os valores principais para o seu negócio?
2. Modelo de negócio
Qual é o seu plano? Em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Quais são as suas vantagens competitivas? “O plano de negócios irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ao final, você poderá responder a seguinte pergunta: ‘vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?’”, explica o consultor.
3. Objetivos estratégicos
Volume de vendas para os próximos três a cinco anos, lucratividade esperada, taxa anual de crescimento, expansão do negócio, etc.
4. Objetivos táticos
Em que atividades você precisa se empenhar para atingir seus objetivos estratégicos? Produtos e serviços, plano de marketing e vendas, fontes de financiamento, equipes de trabalho, etc.
5. Principais políticas
Políticas de produtos, de clientes, de promoção, de distribuição, de preços, de financiamentos, de investimentos, de produção.
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