• Canal Digital Future Print is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Colunistas, IMpressão Digital Têxtil

Gerenciamento de cores e separação de cores para recolorir

A impressão digital para têxteis, decoração e revestimentos de parede, a partir de agora nomeada como (TDR) tem crescido no Brasil por se tratar de uma excelente alternativa de mercado. No entanto, não se faz qualquer referência detalhada a softwares necessário para produzir uma cor de alta qualidade.  Isso porque a grande maioria das impressoras vendidas até hoje estão imprimindo imagens (TDR) como imagens simples CMYK.  Softwares básicos de calibração de cor e qualquer driver compatível com o modelo de impressora usado deve produzir um resultado aceitável para imprimir esse tipo de imagens uma, no entanto, imagens para (TDR) exige uma abordagem mais sofisticada.

O fluxo de trabalho tradicional para muitos projetos (TDR) envolve colocar uma imagem em repetição e, em seguida, separá-lo em um arquivo relativamente pequeno e tipicamente de cores “spot”.

Para a impressão é importante separar as cores para a re-coloração do projeto original ou produzir variantes de cores, ainda utilizadas no mercado de moda. Mesmo para imprimir apenas uma única combinação de cores, essa técnica é usada pois podemos separar a imagem com um número grande de cores, a fim de ganhar um grau de controle fino sobre a aparência de seu produto final.

Criar tais separações de cores complexas é relativamente simples para projetistas equipado com softwares especializados para na etapa seguinte, poderem estudar as colorações da imagem, sabendo, inclusive se as cores escolhidas estão dentro do perfil de cores da impressora que será usada, evitando testes de impressão que ocupam o tempo de produção custando bem mais caro do que se calcula.

Outro aspecto do gerenciamento de cores é a precisa correspondência da impressão com a coloração em um monitor de computador – que presumidamente se tornará totalmente redundante um dia mas que ainda é uma preocupação para muitos produtores hoje. Modelar o comportamento de camadas tonais sobre impressas estão além do escopo de softwares de calibração e perfil de cores convencional. Tais pacotes podem fornecer precisão razoavel de amostras de cores lisas “swatches” que a coloração de cada camada é baseada, mas um bom resultado real depende da modelagem das camadas coloridas tonais sobreimpressas.

Agora é possível gerenciar sua impressão, com investimento em softwares desenvolvidos especificamente para impressão (TDR) apoiado por “especialistas” neste campo que, é diferente da impressão de cartazes ou sinalização.

Terceira cor da separação em destaque no software AVA

Variantes de cores a partir da separação de cores da imagem no software AVA

5 dicas para vencer no mercado de impressão digital de grandes formatos
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Engenheira Mecânica, responsável por demonstrações, treinamento e vendas da empresa AVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *