Além de trazer muita informação e conhecimento sobre as tecnologias de impressão digital e comunicação visual, a FuturePrint 2022 também promete facilitar e impulsionar negócios nesse segmento! Entre as atrações da feira, que acontece de 20 a 23 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, haverá conteúdos e ações voltadas especialmente ao público empreendedor — incluindo proprietários de pequenas e médias empresas ou, ainda, aqueles que desejam começar a empreender.

Além de palestras focadas em temas relevantes de gestão empresarial e planejamento financeiro, a FuturePrint 2022 contará ainda com dois espaços destinados à facilitação e ao fortalecimento de negócios: a Sala de Crédito e o Sebrae Móvel, que aliam opções de crédito e financiamento a serviços de consultoria especializada para todos que desejam ampliar suas iniciativas empreendedoras.

Sala de Crédito auxilia o empreendedor a construir as melhores estratégias financeiras

Tirar uma ideia do papel nem sempre é fácil — e os empreendedores de primeira viagem que o digam! Desenvolver o próprio negócio exige, afinal, que o profissional tenha acesso às ferramentas certas que vão ajudar sua empresa a alcançar o sucesso.

Na FuturePrint 2022, o visitante encontra o espaço ideal para concretizar, na prática, seu plano de negócio: na Sala de Crédito, o público tem contato direto com instituições financeiras para conhecer as melhores oportunidades de crédito e financiamento para sua empresa.

Sebrae Móvel oferece orientação especializada a pequenas empresas

Muitas vezes, é difícil para o empreendedor identificar o que exatamente está faltando em seu negócio, ou o que fazer para resolver problemas e dificuldades encontradas na empresa. Na FuturePrint 2022, o visitante pode obter um diagnóstico mais preciso do seu próprio negócio a partir da visão de especialistas no assunto!

No espaço do Sebrae Móvel, profissionais renomados do Sebrae-SP vão oferecer um check-up empresarial gratuito, com plano de ação, para auxiliar os pequenos empreendedores a aprimorar — e impulsionar — o seu negócio. O espaço também dará orientações àqueles que desejam fazer um reposicionamento da própria empresa no mercado.

Estratégias de gestão do próprio negócio fazem parte da programação de palestras da FuturePrint 2022

No Fórum FuturePrint, o visitante poderá conferir palestras que mostram, na prática, como aplicar conceitos de gestão empresarial e financeira em seu negócio. Os especialistas vão falar sobre temas como precificação de produtos e serviços, fidelização e atendimento ao cliente, boas práticas de gestão financeira e como se diferenciar no mercado de impressão digital para personalizados.

Em meio aos desafios do empreendedorismo, simplificar pode ser a solução

Se você tem dificuldade na hora de pensar em estratégias para gerenciar seu negócio ou alavancar os resultados de sua empresa, talvez simplificar seja o melhor caminho. Essa é uma das ideias que Judah Adonai, CEO da AFACOM (Faculdade de Comunicação Visual), vai trazer para a FuturePrint 2022.

“Tendo o conhecimento do que é necessário para ver lucro de verdade, fica mais leve para os empresários e empresárias até mesmo conseguirem adquirir as máquinas dos sonhos que eles encontram aqui na feira FuturePrint”

Em sua palestra sobre como ver lucro na comunicação visual, o empresário promete trazer uma abordagem diferente do que os visitantes costumam ouvir sobre vendas e lucro. “Geralmente a gente acha que, para ter mais lucro, basta vender mais. Na palestra eu vou mostrar o contrário disso”, comenta Adonai. “A ideia é simplificar. Mostrar que o visitante não vem fazendo errado em sua empresa, mas que existe uma forma de tornar mais simples, podendo até mesmo aumentar os lucros vendendo menos e tendo menos orçamentos em aberto”, complementa.

Adonai também destaca que o direcionamento da palestra ao setor de comunicação visual é importante para a difusão do conhecimento em gestão empresarial entre os profissionais do segmento. “A maioria dos empresários e empresárias de comunicação visual, assim como eu, vieram do chão de fábrica e não tiveram instruções sobre gestão de empresas”, comenta. “Tendo o conhecimento do que é necessário para ver lucro de verdade, fica mais leve para os empresários e empresárias até mesmo conseguirem adquirir as máquinas dos sonhos que eles encontram aqui na feira FuturePrint”, ele acrescenta.

Analisando seu próprio crescimento profissional nos últimos anos, Adonai conta que a FuturePrint foi uma parte importante nesse processo: a feira ajudou o empresário a desenvolver sua mentalidade de negócios ainda no início de sua jornada como empreendedor. “Foi o primeiro lugar em que tive um ‘choque de realidade’ com a comunicação visual. Isso lá atrás, quando eu estava começando minha primeira empresa. Foi o primeiro lugar em que eu vi tantos empresários e empresárias do mesmo segmento lado a lado e conheci as funcionalidades de um sistema de gestão”, lembra.

“E, num segundo momento, a feira me apoiou quando comecei a ajudar outros empresários e empresárias com o que vinha dando certo no meu negócio, me convidando para ser Embaixador e Conselheiro Consultivo em 2019, e também sendo apoiadora oficial da primeira edição do CV Sign Brasil”, acrescenta Adonai.

Desmistificando a precificação de produtos e serviços

A simplificação na abordagem financeira também é uma das propostas do conteúdo que o consultor Felipe Chiconato vai trazer à FuturePrint 2022. O profissional, que atua há mais de 12 anos na área de orientação e gestão de negócios, vai conduzir uma palestra com dicas para precificar produtos e serviços de forma simples. Ele ressalta que o conteúdo é destinado a qualquer pessoa que empreende ou pretende empreender, ou que está com dúvidas sobre como precificar seus produtos.

“É fundamental desmistificar o processo de precificação, torná-lo de fácil entendimento para todos, levando informação de forma massificada e permitindo ganho de competitividade aos empreendedores participantes”, comenta Chiconato. “O que o visitante vai ver não é apenas uma conta matemática, e sim um processo completo de precificar para alcançar objetivos estratégicos do negócio”, acrescenta.

O consultor conta que palestrar na feira é uma experiência de aprendizado mútuo entre ele e o público. “A FuturePrint é um grande parceiro que me abriu as portas como palestrante e colunista. Voltar à palestra presencialmente é um recomeço, e a sensação de realização por poder compartilhar e aprender ao mesmo tempo”, reflete Chiconato.

Palestra aborda boas práticas e novas oportunidades na gestão financeira

Do microempresário até uma multinacional ou instituição de grande porte, a gestão financeira está presente em qualquer tipo de atividade — e por isso ela é tão importante. É com esse olhar que José Pires de Araújo Jr., Diretor da JP Treinamento e Planejamento, vai apresentar na FuturePrint 2022 uma palestra sobre boas práticas na gestão financeira para pequenas e médias empresas. “No Brasil, a maioria das empresas que fecham, e elas fecham muito rápido, o fazem por problemas de gestão — e, na sua maior parte, de gestão financeira”, observa Araújo.

Ele comenta que, dentro do atual cenário financeiro e empresarial, é importante que o empreendedor consiga desenvolver seu olhar para identificar as tendências e oportunidades de investimento. “Hoje, a gestão financeira tem novos mercados, novos mundos dos quais precisamos falar um pouco, que precisamos entender”, diz Araújo. “Há situações em que o empresário fica enrolado com investimentos e tudo mais, não sabe controlar isso. E, também, não sabe que ele pode buscar recursos muito baratos que estão disponíveis”, acrescenta.

“Essa é a função da FuturePrint: é você enxergar o que está acontecendo e o que vai acontecer no mercado, e ter um modelo de negócios que você vai tocar para frente.”

Depois de dois anos sem atividades presenciais por conta da pandemia, a FuturePrint retorna ao formato presencial em 2022. Araújo destaca que essa volta ao evento físico será muito importante para impulsionar, ainda mais, o espírito empreendedor nos visitantes.

“É uma feira de negócios, que traz o que vai acontecer no futuro, e mais ainda: quando alguém visita uma feira como a FuturePrint, ela começa a enxergar o seu negócio de uma maneira diferente, a enxergar novos modelos, criando novas estratégias e novos públicos”, ressalta Araújo. “Essa é a função da FuturePrint: é você enxergar o que está acontecendo e o que vai acontecer no mercado, e ter um modelo de negócios que você vai tocar para frente”, completa.

Estratégias para quem deseja se diferenciar no mercado

Em meio a um mercado competitivo, encontrar o próprio diferencial e mostrá-lo ao público é um dos grandes desafios do empreendedor. Nesse sentido, espaços como a FuturePrint, que promovem a interação e compartilhamento de experiências entre os profissionais, são um ótimo meio para o profissional construir e enriquecer suas estratégias para ganhar vantagem competitiva.

“É uma feira que reúne vários segmentos de personalizados em um só local e em uma só data, então isso é extremamente importante para conhecermos os novos equipamentos, tendências, negociar preços diferenciados, fazer um networking legal, conhecer novas pessoas, profissionais e colegas.”

É com esse objetivo de fortalecer essas iniciativas que o empresário e professor Matheus Cosso vai apresentar sua visão de como se diferenciar na impressão digital para personalizados a partir de sua experiência e trabalho diário no ramo, à frente da empresa Mario e Marias. “É um mercado que está sempre se modernizando, melhorando, com novidades, então tem que estar sempre de olho nas mudanças desse segmento”, comenta.

“O que apresentamos de assuntos e tipos de produtos para personalizados nós costumamos passar atualizado — os novos modelos de impressora, as novidades em prensas planas, prensas 3D, as novidades em tipos de papéis, novos insumos, novos produtos a serem personalizados”, exemplifica Cosso.

O empresário observa que a oportunidade trazida pela feira de estabelecer um canal direto de comunicação com o público final é extremamente importante para o fortalecimento do setor. “É uma feira que reúne vários segmentos de personalizados em um só local e em uma só data, então isso é extremamente importante para conhecermos os novos equipamentos, tendências, negociar preços diferenciados, fazer um networking legal, conhecer novas pessoas, profissionais e colegas”, destaca.

Gestão de pessoas e diversidade também é peça-chave das estratégias de negócio

No Fórum FutureTêxtil, o empreendedorismo voltado à impressão digital em tecido também será uma das temáticas presentes na programação. As palestras do dia 23 de julho terão enfoque em discussões e orientações para o fortalecimento de negócios na área. Serão abordados temas como cálculo de custos e preços em uma estamparia, novos negócios na impressão têxtil, e-commerce e gestão de pessoas.

Cristina Simões, sócia-diretora da TeamRH Consultores, participará da FuturePrint 2022 com uma palestra sobre gestão de pessoas e diversidade na indústria da estamparia. Além de compartilhar boas práticas nesse setor do ambiente empresarial, Simões tem a expectativa de que a palestra seja um espaço de interação, diálogo e troca de experiências para todos os profissionais que tenham interesse pelo tema — independentemente do tamanho de suas organizações.

“A complexidade do ambiente corporativo coloca o diferencial das organizações ‘nas mãos’ do talento humano”, comenta Simões. “São tempos exponenciais que desafiam uma nova forma de conceber o mundo, um novo sistema de pensamento e um novo jeito de se relacionar e ‘fazer negócio’”, ela complementa.

Simões destaca que, com as necessidades de inovação e adaptação às mudanças, demandas que são constantemente exigidas no ambiente corporativo, as pessoas que integram uma organização são a peça-chave em todo o processo, devendo ser valorizadas e incentivadas a promover essa transformação. “Construir uma equipe qualificada para crescer com a diversidade e aprender a inovar é, assim, prioridade estratégica, o que se faz por meio de uma gestão que inspira, mobiliza e engaja as pessoas nas diretrizes corporativas”, observa.

Todas as atrações da FuturePrint 2022 são gratuitas, e você pode fazer sua inscrição antecipadamente para evitar filas! Faça agora o seu credenciamento para a mais completa feira de tecnologia nos segmentos de impressão digital e comunicação visual!

Serviço:

FuturePrint 2022

Site da feira: www.feirafutureprint.com.br

Data: de 20 a 23 de julho de 2022  

Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.  

Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP   

Contato:[email protected]

Confira todas as atrações da FuturePrint 2022