Entre as atrações que compõem a programação da FuturePrint 2022, que acontece entre os dias 20 e 23 de julho no Expo Center Norte em São Paulo – SP, os visitantes terão contato com as diversas possibilidades de atuação profissional, empreendedorismo e inovação no mercado de impressão digital têxtil.

O Fórum FutureTêxtil, que será realizado durante os quatro dias da feira, é especialmente dedicado ao setor de impressão digital em tecido, com palestras e mesas redondas que contam com a participação de especialistas do mercado falando sobre diferentes temas do segmento.

No Fórum FutureTêxtil, você vai ficar por dentro de assuntos como:

  • Renovação da indústria digital têxtil;
  • Empreendedorismo, impressão híbrida e produção em pequenos lotes;
  • Tendências e soluções em estamparia digital;
  • Pesquisa de tendências para desenvolver uma coleção;
  • Gerenciamento de cores na impressão digital têxtil;
  • Pré e pós-tratamento de tecidos na impressão digital;
  • Impressão Direct to Film e DTG;
  • Gestão de pessoas na indústria da estamparia;
  • Cálculo de custos e preços na estamparia;
  • E outros temas relevantes para o mercado de impressão digital têxtil!

Da pesquisa à produção: Fórum FutureTêxtil abrange as diversas etapas do processo de impressão digital em tecido

Para produzir uma peça na estamparia digital, o profissional deve conhecer as diferentes etapas que fazem parte do processo e terão impacto no resultado. Uma produção completa pode envolver, por exemplo, um estudo prévio de mercado para que o produto atenda às necessidades e expectativas de determinado perfil de consumidor.

A designer de estampas e mentora de estamparia Mila Sanchez, que vai palestrar sobre pesquisa de tendências para desenvolver uma coleção, afirma que a abordagem do tema no Fórum FutureTêxtil destaca ao público a importância de todas as etapas do processo que envolve uma produção — inclusive a fase de estudo das estampas.

“O profissional ‘designer de estampas’ atua não somente na criação, mas também na pesquisa, e ainda é uma profissão pouco conhecida no Brasil — apesar de termos uma área de estamparia fortíssima no país”, comenta. “Além de, é claro, dar as ferramentas e a possibilidade de ensinar aos profissionais envolvidos na área como funciona o processo de pesquisa para, então, fazer nosso mercado se desenvolver cada vez mais”, completa Sanchez.

Ela pontua que a abordagem de sua palestra considera as características do mercado brasileiro. “Sabemos que as pesquisas ainda são principalmente baseadas nas apostas internacionais, o que muitas vezes não é aplicável ao nosso país, já que a estamparia brasileira é muito diferente da feita em outros lugares”, observa Sanchez. “Para isso, trarei a minha própria forma de pesquisar tendências aplicáveis para o público brasileiro”.

A designer de estampas relembra que o evento ajudou a definir sua jornada como empreendedora: quando decidiu desenvolver o próprio negócio na área de estamparia, a FuturePrint foi a primeira feira que ela visitou. “Voltar nessa nova edição ensinando outros profissionais que também querem ter sucesso na área é uma honra e uma grande possibilidade de motivá-los a conhecerem o trabalho da estamparia brasileira”, afirma a designer.

Confira a grade de programação do Fórum FutureTêxtil

Circuito de Impressão Digital Têxtil traz informações práticas sobre as técnicas de impressão digital em tecido

Além das palestras realizadas no Fórum FutureTêxtil, durante a FuturePrint o público também tem acesso a um espaço dedicado a esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre opções de impressão digital em tecido e suas aplicações. O Circuito de Impressão Digital Têxtil, que contará com a presença de especialistas na área, é uma oportunidade única de aprimoramento profissional para quem deseja iniciar ou ampliar sua estamparia digital.

“Este ano, teremos amostras em vários tipos de tecido e com vários tipos de tinta, explicando passo a passo como cada técnica é realizada”, explica Sarah Caldas, agente da AVA CAD/CAM Group, diretora da Panorama Tecidos Personalizados e uma das curadoras do Fórum FuturePrint e do Circuito de Impressão Digital Têxtil.

Circuito de Impressão Digital Têxtil, na feira FuturePrint

Desenho de estampas em tempo real

Na produção de peças de vestuário, algumas características devem ser levadas em consideração para que a estampa seja adequada para as empresas de confecção. Com esse objetivo de mostrar ao público, na prática, como funciona o processo, o Circuito também contará com a presença de designers que vão desenhar ao vivo, com projeção em uma TV, enquanto explicam o que é e como fazer uma estampa têxtil. “Elas estarão lá para incentivar as pessoas a desenhar estampas, mas com a qualidade e técnica necessárias”, destaca Caldas.

A curadora também vai ministrar uma palestra sobre gerenciamento de cores na impressão digital em tecido. Um dos objetivos, segundo ela, é mostrar como é possível ter assertividade na escolha da coloração que compõe uma produção têxtil. “Realizar o gerenciamento das cores evita que o profissional precise fazer um número grande de amostras, agilizando o processo”, observa.

A curadora destaca que participar da FuturePrint possibilita uma rica troca de experiências e conhecimento entre os especialistas e o público, favorecendo também sua própria atuação profissional. “Mostrando meu trabalho de uma maneira dinâmica, conversando com o visitante, apresentando soluções”, afirma.

Com especialistas do mercado, fórum traz ampla variedade de técnicas e processos na estamparia digital

Com a evolução da impressão digital ao longo das últimas décadas, diferentes técnicas, tecnologias e aplicações têm ganhado espaço na estamparia. Por isso, a programação do Fórum FutureTêxtil conta com uma série de palestras que discutem, sob a ótica de especialistas do mercado, as diversas possibilidades de impressão digital em tecido.

Entre as técnicas que serão abordadas durante a feira estão a impressão direta em tecido (conhecida como DTG, sigla para “Direct to Garment”) e a impressão Direct to Film. Ambas serão o enfoque da palestra conduzida por dois empresários do ramo de estamparia digital, Victor Neto (proprietário da Stamp Ideias) e Cláudio Silva (sócio-proprietário do Camisetas Rápido).

Com uma visão prática e completa de quem atua diretamente no segmento, os dois palestrantes vão falar sobre as possibilidades e desafios das técnicas de impressão DTG e Direct to Film. “A feira sempre traz novidades ao mercado, e o DTG, que é uma técnica moderna, não poderia deixar de estar presente como um processo muito importante para a evolução de estamparias — inclusive para abertura de novas técnicas como a impressão Direct to Film, explica Neto.

O empresário afirma que a palestra vai apresentar inovações e conhecimentos importantes para qualquer estamparia ou confecção que deseja se destacar no mercado. Ele destaca, ainda, que a FuturePrint tem um papel importante em sua própria atuação profissional: “a feira sempre agregou muito a mim e minha empresa, onde buscamos atualizar nossos equipamentos e rede de parceiros constantemente”, comenta Neto.

Fórum FutureTêxtil também conta com palestra sobre pré e pós-tratamento de tecidos para a impressão digital

Uma parte importante do processo de impressão é o tratamento do substrato no qual será aplicada a tinta. Por isso, a programação do Fórum FutureTêxtil também contará com uma palestra destinada às etapas de pré e pós-tratamento de tecidos para a impressão digital têxtil. “A conjugação tinta, substrato, cor e solidez é muito importante”, pontua o consultor Herculano Ferreira, diretor técnico da ArtZone Arte & Tecnologia e um dos curadores do Fórum FutureTêxtil.

Ferreira, que vai ministrar a palestra, comenta que o avanço das tecnologias, ao mesmo tempo em que facilitou o acesso à informação e ao empreendedorismo, também trouxe aos profissionais do segmento o desafio de se diferenciar dentro do mercado. “Fazer o mesmo que todos fazem é mais fácil hoje, mas fazer diferenciado é complicado”, avalia o consultor. “O desafio de todos os meus clientes, grandes ou pequenos, é o mesmo: como vou sair de uma oferta parecida? Como posso ter um diferencial?”, complementa.

Ao reunir novas ideias e conexões, a FuturePrint estimula a inovação

Para se destacar no mercado, o profissional pode procurar por diversos tipos de soluções. Uma delas é se envolver com o que há de mais atual em sua área de atuação, buscando novas fontes de ideias e, também, conexões com outros profissionais. São essas motivações em comum, compartilhadas pelos visitantes da feira, que fazem da FuturePrint um espaço favorável à inovação.

“Primeiro, todos vão em busca de informação, que pode ser técnica ou sobre um produto ou equipamento”, elenca Ferreira. “Segundo, pela oportunidade de obter a informação de que precisamos em um lugar onde estão reunidas várias fontes. Uma informação é mais útil quando eu posso compará-la com outros pontos de vista. A FuturePrint tem essa capacidade [de reunir várias fontes e pontos de vista]”, reflete o consultor.

Victor Neto também ressalta que participar da FuturePrint amplia as opções de atuação e enriquecimento profissional. “Sem dúvidas é a principal feira do setor, com muita troca de experiências, possibilidades diferenciadas de negócio e ampliação de networking”, destaca.

Com esse espaço de interação entre visitantes, palestrantes e expositores, o evento oferece todas as condições necessárias para o surgimento de técnicas e tecnologias inovadoras no mercado de impressão digital e comunicação visual. “Esse ambiente da FuturePrint é onde há a oportunidade de discussão”, comenta Herculano Ferreira. “É um ambiente para se colocar circularmente as ideias para quem quiser ouvir, discutir e ampliar. Por isso a feira é importante”, conclui.

Serviço:

FuturePrint 2022

Site da feira: www.feirafutureprint.com.br

Data: de 20 a 23 de julho de 2022  

Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.  

Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP   

Contato:[email protected]

A inscrição para a FuturePrint 2022 é gratuita! Faça seu credenciamento agora mesmo

Confira todas as atrações da FuturePrint 2022