A preparação para o futuro da impressão e comunicação visual começa agora, e um dos lugares mais favoráveis para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e atuação profissional é a FuturePrint – a mais completa feira de tecnologias de impressão digital e comunicação visual, que acontece entre os dias 20 e 23 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP.
Uma das principais atrações da feira é o Fórum FuturePrint, um espaço que vai reunir, nos quatro dias de evento, profissionais renomados do mercado para uma série de palestras e painéis gratuitos sobre temas importantes do segmento.
O fórum oferece aos visitantes uma visão ampla do mercado de impressão e comunicação visual, incentivando o debate sobre as possibilidades de desenvolvimento nesses setores e despertando a iniciativa empreendedora de quem tem interesse em começar negócios na área.
Durante o Fórum FuturePrint serão abordados temas como:
- Aplicabilidade e inovação do ACM;
- Empoderamento feminino na comunicação visual;
- Estratégias de vendas pelas redes sociais;
- Como ver lucro na comunicação visual;
- Projetos de impressão para visual merchandising;
- Impressão digital de personalizados;
- Mídia OOH (out-of-home);
- Oportunidades de negócios em acrílico (Fórum Acrílico);
- Boas práticas de gestão empresarial (como planejamento financeiro para pequenas e médias empresas e precificação de produtos e serviços), entre outros temas.
Fórum FuturePrint discute o futuro da comunicação visual
Quais são as possibilidades de atuação no setor de comunicação visual? Quais são as tendências e novidades do mercado? De que forma o empreendedor pode fortalecer seu próprio negócio na área?
Essas e outras questões vão fazer parte das atrações do Fórum FuturePrint no dia 20 de julho, logo após a abertura da FuturePrint 2022. A programação contará com palestras e painéis gratuitos sobre diferentes áreas da comunicação visual.
Os palestrantes e panelistas convidados vão debater sobre as tendências no segmento e compartilhar experiências que adquiriram ao longo de suas trajetórias profissionais no mercado de comunicação visual.
Palestra sobre inovações do ACM traz conhecimento especializado aos profissionais do setor
De móveis a fachadas, o ACM oferece uma ampla variedade de aplicações por sua versatilidade e facilidade de uso – o que também abre espaço para inovações. Para o engenheiro civil especialista em ACM – ACP, professor e consultor Nilson Tsuji, que é um dos palestrantes confirmados para o evento, falar sobre as possibilidades de aplicação do ACM é extremamente importante para a evolução do setor e o aprimoramento dos profissionais que trabalham com esse material.
“Falta muita informação sobre ACM no mercado, e por isso que muita gente vai até a feira procurar informações sobre o ramo. Muitas vezes acontecem acidentes e danos por falta de conhecimento técnico”, observa Tsuji.
O especialista também destaca o potencial do evento de impulsionar negócios e conexões entre os profissionais e o mercado. “Feira é aquele divisor de águas. Muda a nossa mentalidade, mostra as inúmeras possibilidades de negócios e networking. Não é só um estande, não é só uma marca”, conclui.
Painel destaca a presença feminina na comunicação visual
Outra atração do Fórum FuturePrint é o painel “Empoderamento Feminino na Comunicação Visual”, um bate-papo no qual mulheres que atuam nesse segmento vão compartilhar suas experiências e percepções em relação ao mercado.
As convidadas são Mayara Calderone, coordenadora e professora dos cursos presenciais do Portal Sublimático, e Roberta Buss Rocha, diretora da Formas Comunicação Visual, que vão conversar com a moderadora do painel Luciana Andrade, proprietária e editora da Revista Grandes Formatos.
Para Andrade, equilibrar família, filhos e trabalho continua sendo um dos grandes desafios profissionais das mulheres. “Na comunicação visual isso se torna ainda mais desafiador, por ser um mercado predominantemente masculino. Porém, com garra e muita força de vontade, colocamos nosso ‘salto alto’ e fazemos acontecer”, observa.
Andrade também comenta que a feira proporciona um espaço enriquecedor de compartilhamento de informações e conhecimento. “A FuturePrint é um momento especial, onde conseguimos ‘celebrar’ com o mercado, trocar experiências, nos atualizar, estabelecer novas parcerias e trazer um novo ‘gás’ para o nosso dia a dia. É imperdível!”, ela afirma.
Como vender mais nas redes sociais? Palestras mostram estratégias para lucrar com vendas na internet
Um dos principais efeitos da rápida transformação tecnológica dos últimos anos é o fortalecimento das plataformas digitais, que têm se tornado um meio cada vez mais importante para a compra e venda de produtos e serviços.
Para os setores de impressão e comunicação visual, a tendência é a mesma. Por isso, conhecer as ferramentas de vendas online é uma estratégia importante para quem quer alavancar seus negócios.
Para ajudar os profissionais e empreendedores do segmento a alcançar esse objetivo, o Fórum FuturePrint também conta com duas palestras sobre estratégias de venda por meio das redes sociais. A primeira delas tem foco no aumento das vendas através de tráfego orgânico, enquanto a segunda traz dicas para vender nas redes sociais por meio de campanhas patrocinadas.
“Com a pandemia, antecipamos em alguns anos o que provavelmente viraria hábito daqui a três, quatro, cinco anos. Cada vez mais as vendas acontecem online”, comenta o professor e diretor da Escola PHD de Impressão PH Oliveira, que conduzirá as duas palestras sobre o tema. “O público empreendedor, quem trabalha com produtos personalizados, pode faturar de casa, alcançar novos públicos e conseguir novos clientes [por meio das redes sociais]”, acrescenta.
Esse tipo de atração oferecida pelo Fórum FuturePrint pode ajudar o profissional a obter melhores resultados com suas estratégias de venda. Oliveira avalia a importância do conhecimento especializado para o fortalecimento dos negócios na área: “A necessidade é de educar essas pessoas, atentá-las de que o digital é fundamental, mas não pode ser feito de qualquer forma, senão não tem os resultados esperados”, conclui.
Mídia OOH: fórum aborda as inovações de um dos segmentos de destaque na comunicação visual
O Fórum FuturePrint também vai contar com uma programação voltada especificamente para a área de mídia OOH (out-of-home), também conhecida como mídia exterior. O “OOH Day”, que acontece no dia 21 de julho, apresenta aos visitantes da FuturePrint as mais importantes tendências, oportunidades e estratégias em mídia exterior do país.
O professor, pesquisador e consultor na área de mídia exterior Sergio Rizo, que está coordenando as ações do “OOH Day” no Fórum FuturePrint, comenta que o segmento está em plena ascensão. “O share atual do 1º trimestre passou de 10%, ou seja, mais de 10% dos investimentos em mídia no Brasil foram direcionados para o OOH. Isso não acontecia há muito tempo”, afirma Rizo.
Dentre os temas que compõem o “OOH Day”, serão abordados tópicos como:
- O papel estratégico do OOH no século XXI;
- Aplicações, tendências e oportunidades na área;
- Mídia programática em OOH;
- Novos tipos de mídia OOH (como projeções).
Oportunidade de atualização e renovação profissional
Rizo destaca que um dos diferenciais da atração é a oportunidade única de o visitante ter contato com as informações e novidades mais relevantes da mídia OOH. “São raros os eventos desse trade. Esperamos somar, trazer informações, tendências que vão influenciar o trabalho dos empresários do meio a curto e médio prazo”, diz.
“O empresário deste segmento que, em 2022, não sabe o que é mídia programática ou não conhece o potencial de novos tipos de mídia OOH perderá a oportunidade de se posicionar melhor nos próximos tempos”, completa Rizo.
O professor e pesquisador comenta, ainda, que participar da feira é um momento de renovação e atualização de seu próprio repertório profissional. “Visitar a FuturePrint é ter contato com o que existe de mais contemporâneo. A feira me renova, me faz ter insights sobre o meio e sobre novos processos e possibilidades de negócios. A atualização é a grande commodity nos tempos atuais”, reflete.
Fórum Acrílico mostra soluções, tendências e oportunidades de desenvolvimento no mercado de acrílico
De fachadas de lojas até projetos de sinalização, a facilidade de aplicação do acrílico na comunicação visual faz com que ele seja um dos principais materiais do segmento. Mas, apesar da popularidade, o mercado nacional de acrílico tem potenciais que podem ser ainda mais explorados.
É com esse objetivo de compartilhar informação para fomentar o desenvolvimento do setor que o Fórum Acrílico vai reunir, na FuturePrint 2022, palestras com profissionais renomados do mercado, que vão orientar os visitantes sobre o uso correto do acrílico e os potenciais desse material para o futuro da comunicação visual no país.
As palestras do fórum abordarão temas relevantes para o setor, como a função do acrílico na economia circular, vendas de peças em acrílico na internet e as particularidades do corte e gravação a laser desse material para a comunicação visual.
Informação e conhecimento podem preencher lacunas do mercado
O consultor-executivo do Instituto Latino-Americano do Acrílico (Ilac), João Orlando Vian, destaca que a comunicação visual é o principal segmento de aplicação das peças em acrílico produzidas no país. “Para as nossas estatísticas, 60% de todo o acrílico confeccionado no Brasil vai para a comunicação visual”, afirma.
Vian, que também é responsável pelo desenvolvimento e coordenação de toda a programação do Fórum Acrílico, pontua que a falta de informação consistente sobre as propriedades, processos e possibilidades de uso do acrílico ainda é uma lacuna do mercado nacional.
“Nós acreditamos que ainda há muita coisa sendo feita de uma maneira incorreta, e há muitas pessoas que ainda não conhecem corretamente as propriedades e vantagens do acrílico para essa aplicação [na comunicação visual]”, reflete o executivo. “Todo o Fórum Acrílico é uma oportunidade de atingirmos esse público”, completa.
Vian destaca, ainda, o papel do fórum na construção de conhecimento gerador de mudanças. “A pessoa vai ao evento para enriquecer sua capacitação, para conhecer coisas. Acho que a informação que nós geramos é transformada em conhecimento para quem participa. Esse conhecimento, se bem aproveitado, gera negócios, gera rentabilidade, gera uma sociedade melhor”, reflete.
Vian é executivo do Ilac desde a fundação do instituto, há 22 anos. O primeiro contato com a FuturePrint foi em 2001, no início das atividades do Ilac. Ele conta que sua relação com a feira ao longo dos anos foi decisiva para o instituto e para sua própria atuação profissional. “É evidente que minha posição como profissional ficou mais consolidada. Me considero, hoje, uma referência no setor de acrílico, de comunicação visual, devido a essa relação com a feira”, avalia.
Serviço:
FuturePrint 2022
Site da feira: www.feirafutureprint.com.br
Data: de 20 a 23 de julho de 2022
Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.
Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP
Contato: [email protected]