A preparação para o futuro da impressão e comunicação visual começa agora, e um dos lugares mais favoráveis para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e atuação profissional é a FuturePrint – a mais completa feira de tecnologias de impressão digital e comunicação visual, que acontece entre os dias 20 e 23 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo – SP. 

Uma das principais atrações da feira é o Fórum FuturePrint, um espaço que vai reunir, nos quatro dias de evento, profissionais renomados do mercado para uma série de palestras e painéis gratuitos sobre temas importantes do segmento.  

O fórum oferece aos visitantes uma visão ampla do mercado de impressão e comunicação visual, incentivando o debate sobre as possibilidades de desenvolvimento nesses setores e despertando a iniciativa empreendedora de quem tem interesse em começar negócios na área. 

Durante o Fórum FuturePrint serão abordados temas como: 

  • Aplicabilidade e inovação do ACM; 
  • Empoderamento feminino na comunicação visual; 
  • Estratégias de vendas pelas redes sociais; 
  • Como ver lucro na comunicação visual; 
  • Projetos de impressão para visual merchandising; 
  • Impressão digital de personalizados; 
  • Mídia OOH (out-of-home); 
  • Oportunidades de negócios em acrílico (Fórum Acrílico); 
  • Boas práticas de gestão empresarial (como planejamento financeiro para pequenas e médias empresas e precificação de produtos e serviços), entre outros temas.
Palestra do Fórum FuturePrint

Fórum FuturePrint discute o futuro da comunicação visual

Quais são as possibilidades de atuação no setor de comunicação visual? Quais são as tendências e novidades do mercado? De que forma o empreendedor pode fortalecer seu próprio negócio na área? 

Essas e outras questões vão fazer parte das atrações do Fórum FuturePrint no dia 20 de julho, logo após a abertura da FuturePrint 2022. A programação contará com palestras e painéis gratuitos sobre diferentes áreas da comunicação visual. 

Os palestrantes e panelistas convidados vão debater sobre as tendências no segmento e compartilhar experiências que adquiriram ao longo de suas trajetórias profissionais no mercado de comunicação visual.

Palestrante do Fórum FuturePrint interagindo com visitantes da feira FuturePrint

Palestra sobre inovações do ACM traz conhecimento especializado aos profissionais do setor

De móveis a fachadas, o ACM oferece uma ampla variedade de aplicações por sua versatilidade e facilidade de uso – o que também abre espaço para inovações. Para o engenheiro civil especialista em ACM – ACP, professor e consultor Nilson Tsuji, que é um dos palestrantes confirmados para o evento, falar sobre as possibilidades de aplicação do ACM é extremamente importante para a evolução do setor e o aprimoramento dos profissionais que trabalham com esse material.  

“Falta muita informação sobre ACM no mercado, e por isso que muita gente vai até a feira procurar informações sobre o ramo. Muitas vezes acontecem acidentes e danos por falta de conhecimento técnico”, observa Tsuji.  

O especialista também destaca o potencial do evento de impulsionar negócios e conexões entre os profissionais e o mercado. “Feira é aquele divisor de águas. Muda a nossa mentalidade, mostra as inúmeras possibilidades de negócios e networking. Não é só um estande, não é só uma marca”, conclui.

Painel destaca a presença feminina na comunicação visual

Outra atração do Fórum FuturePrint é o painel “Empoderamento Feminino na Comunicação Visual”, um bate-papo no qual mulheres que atuam nesse segmento vão compartilhar suas experiências e percepções em relação ao mercado.  

As convidadas são Mayara Calderone, coordenadora e professora dos cursos presenciais do Portal Sublimático, e Roberta Buss Rocha, diretora da Formas Comunicação Visual, que vão conversar com a moderadora do painel Luciana Andrade, proprietária e editora da Revista Grandes Formatos.  

Para Andrade, equilibrar família, filhos e trabalho continua sendo um dos grandes desafios profissionais das mulheres. “Na comunicação visual isso se torna ainda mais desafiador, por ser um mercado predominantemente masculino. Porém, com garra e muita força de vontade, colocamos nosso ‘salto alto’ e fazemos acontecer”, observa. 

Andrade também comenta que a feira proporciona um espaço enriquecedor de compartilhamento de informações e conhecimento. “A FuturePrint é um momento especial, onde conseguimos ‘celebrar’ com o mercado, trocar experiências, nos atualizar, estabelecer novas parcerias e trazer um novo ‘gás’ para o nosso dia a dia. É imperdível!”, ela afirma.

Como vender mais nas redes sociais? Palestras mostram estratégias para lucrar com vendas na internet

Um dos principais efeitos da rápida transformação tecnológica dos últimos anos é o fortalecimento das plataformas digitais, que têm se tornado um meio cada vez mais importante para a compra e venda de produtos e serviços.  

Para os setores de impressão e comunicação visual, a tendência é a mesma. Por isso, conhecer as ferramentas de vendas online é uma estratégia importante para quem quer alavancar seus negócios. 

Para ajudar os profissionais e empreendedores do segmento a alcançar esse objetivo, o Fórum FuturePrint também conta com duas palestras sobre estratégias de venda por meio das redes sociais. A primeira delas tem foco no aumento das vendas através de tráfego orgânico, enquanto a segunda traz dicas para vender nas redes sociais por meio de campanhas patrocinadas. 

“Com a pandemia, antecipamos em alguns anos o que provavelmente viraria hábito daqui a três, quatro, cinco anos. Cada vez mais as vendas acontecem online”, comenta o professor e diretor da Escola PHD de Impressão PH Oliveira, que conduzirá as duas palestras sobre o tema. “O público empreendedor, quem trabalha com produtos personalizados, pode faturar de casa, alcançar novos públicos e conseguir novos clientes [por meio das redes sociais]”, acrescenta. 

Esse tipo de atração oferecida pelo Fórum FuturePrint pode ajudar o profissional a obter melhores resultados com suas estratégias de venda. Oliveira avalia a importância do conhecimento especializado para o fortalecimento dos negócios na área: “A necessidade é de educar essas pessoas, atentá-las de que o digital é fundamental, mas não pode ser feito de qualquer forma, senão não tem os resultados esperados”, conclui.

Palestra de PH Oliveira na FuturePrint

 

Mídia OOH: fórum aborda as inovações de um dos segmentos de destaque na comunicação visual

O Fórum FuturePrint também vai contar com uma programação voltada especificamente para a área de mídia OOH (out-of-home), também conhecida como mídia exterior. O “OOH Day”, que acontece no dia 21 de julho, apresenta aos visitantes da FuturePrint as mais importantes tendências, oportunidades e estratégias em mídia exterior do país. 

O professor, pesquisador e consultor na área de mídia exterior Sergio Rizo, que está coordenando as ações do “OOH Day” no Fórum FuturePrint, comenta que o segmento está em plena ascensão. “O share atual do 1º trimestre passou de 10%, ou seja, mais de 10% dos investimentos em mídia no Brasil foram direcionados para o OOH. Isso não acontecia há muito tempo”, afirma Rizo. 

Dentre os temas que compõem o “OOH Day”, serão abordados tópicos como: 

  • O papel estratégico do OOH no século XXI; 
  • Aplicações, tendências e oportunidades na área; 
  • Mídia programática em OOH; 
  • Novos tipos de mídia OOH (como projeções). 

Oportunidade de atualização e renovação profissional

Rizo destaca que um dos diferenciais da atração é a oportunidade única de o visitante ter contato com as informações e novidades mais relevantes da mídia OOH. “São raros os eventos desse trade. Esperamos somar, trazer informações, tendências que vão influenciar o trabalho dos empresários do meio a curto e médio prazo”, diz.  

“O empresário deste segmento que, em 2022, não sabe o que é mídia programática ou não conhece o potencial de novos tipos de mídia OOH perderá a oportunidade de se posicionar melhor nos próximos tempos”, completa Rizo. 

O professor e pesquisador comenta, ainda, que participar da feira é um momento de renovação e atualização de seu próprio repertório profissional. “Visitar a FuturePrint é ter contato com o que existe de mais contemporâneo. A feira me renova, me faz ter insights sobre o meio e sobre novos processos e possibilidades de negócios. A atualização é a grande commodity nos tempos atuais”, reflete.

Fórum Acrílico mostra soluções, tendências e oportunidades de desenvolvimento no mercado de acrílico

De fachadas de lojas até projetos de sinalização, a facilidade de aplicação do acrílico na comunicação visual faz com que ele seja um dos principais materiais do segmento. Mas, apesar da popularidade, o mercado nacional de acrílico tem potenciais que podem ser ainda mais explorados. 

É com esse objetivo de compartilhar informação para fomentar o desenvolvimento do setor que o Fórum Acrílico vai reunir, na FuturePrint 2022, palestras com profissionais renomados do mercado, que vão orientar os visitantes sobre o uso correto do acrílico e os potenciais desse material para o futuro da comunicação visual no país. 

As palestras do fórum abordarão temas relevantes para o setor, como a função do acrílico na economia circular, vendas de peças em acrílico na internet e as particularidades do corte e gravação a laser desse material para a comunicação visual.

Palestra de João Orlando Vian no Fórum FuturePrint

 

Informação e conhecimento podem preencher lacunas do mercado

O consultor-executivo do Instituto Latino-Americano do Acrílico (Ilac), João Orlando Vian, destaca que a comunicação visual é o principal segmento de aplicação das peças em acrílico produzidas no país. “Para as nossas estatísticas, 60% de todo o acrílico confeccionado no Brasil vai para a comunicação visual”, afirma. 

Vian, que também é responsável pelo desenvolvimento e coordenação de toda a programação do Fórum Acrílico, pontua que a falta de informação consistente sobre as propriedades, processos e possibilidades de uso do acrílico ainda é uma lacuna do mercado nacional.  

“Nós acreditamos que ainda há muita coisa sendo feita de uma maneira incorreta, e há muitas pessoas que ainda não conhecem corretamente as propriedades e vantagens do acrílico para essa aplicação [na comunicação visual]”, reflete o executivo. “Todo o Fórum Acrílico é uma oportunidade de atingirmos esse público”, completa. 

Vian destaca, ainda, o papel do fórum na construção de conhecimento gerador de mudanças. “A pessoa vai ao evento para enriquecer sua capacitação, para conhecer coisas. Acho que a informação que nós geramos é transformada em conhecimento para quem participa. Esse conhecimento, se bem aproveitado, gera negócios, gera rentabilidade, gera uma sociedade melhor”, reflete. 

Vian é executivo do Ilac desde a fundação do instituto, há 22 anos. O primeiro contato com a FuturePrint foi em 2001, no início das atividades do Ilac. Ele conta que sua relação com a feira ao longo dos anos foi decisiva para o instituto e para sua própria atuação profissional. “É evidente que minha posição como profissional ficou mais consolidada. Me considero, hoje, uma referência no setor de acrílico, de comunicação visual, devido a essa relação com a feira”, avalia. 

Serviço:  

FuturePrint 2022 

Site da feira:www.feirafutureprint.com.br 

Data: de 20 a 23 de julho de 2022   

Horário: De quarta a sábado, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.   

Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP    

Contato:[email protected]  

Você já pode fazer seu credenciamento gratuito para a FuturePrint 2022! Acesse o site do evento e faça sua inscrição!