Anteriormente, falei sobre tendências e o porquê de usá-las durante o processo de criação da coleção de roupas da sua marca. Agora vou apresentar algumas tendências que você pode adaptar na criação das estampas para o seu público-alvo.

A primeira tendência falando em estampas que vi nos últimos tempos é muito voltada ao meu trabalho, que são as estampas que possuem uma história a ser contada, seja ela uma lenda folclórica, apresentando um ponto turístico de uma cidade ou até uma história familiar que envolve um lugar conhecido ou personagens famosos do nosso país.

Foto: Reprodução/ @adorofarm
Foto: Reprodução/ @foz

As estampas florais também vieram com tudo para o próximo ano, principalmente as maxi flores colocadas em pontos estratégicos da peça para enfatizar ou destacar uma parte do corpo de quem a veste. Na sua coleção você pode usar flores especificas da sua região como a Caliandra ou a Brinco de Princesa.

Foto: Reprodução/ @animale
Foto: Reprodução/ @lennyniemyer

A terceira tendência são as estampas mais gráficas, em regiões metropolitanas sempre estão presentes, pois dão um ar de moderno e é uma peça chave pra quem ama estampas mas tem um estilo mais minimalista. Essas estampas possuem elementos geométricos ou abstratos. Nesse tipo de tendência você pode abordar coisas da sua região como grafismos de tribos indígenas ou africanas, plantas ou flores tropicais num formato mais abstrato ou como se fossem recortes de papel.

Foto: Reprodução/ @azmarias
Foto: Repodução/ @lezalez

A próxima tendência são estampas que possuem elementos com traços mais manuais, descontruídos e artísticos que trazem um sentimento de leveza e humanidade no meio desse mundo tecnológico com tantas inteligências artificiais tomando de conta de alguns mercados como o da moda. Você pode criar estampas desde os florais em giz pastel até formas geométricas com traço mais aguado como uma aquarela.

Foto: Reprodução/ @ateliemaosdemae
Foto: Reprodução/ @apartamento03

Na quinta tendência as estampas apresentam um estilo art pop, com figuras icônicas e traços muito autênticos. Nessa tendência podem ser utilizados elementos conhecidos da sua região: como frases ou palavras presentes no dialeto de cada lugar do país como “oxe” ou “égua”, pode-se utilizar personagens da nossa história ou animais conhecidos do nossos pais retratados de uma forma mais divertida.

Foto: Reprodução/ @dendezeiro
Foto: Reprodução/@pinkbotoshop

Estampas inspiradas no fundo do mar continuam sendo tendência pro próximo ano, nesse tipo de estampa você explorar o litoral do nosso país, com seu animais, plantas, as praias, as ilhas e até o artesanato de cada região, como a produção de redes e as garrafas de areia colorida.

Foto: Reprodução/ @normandooficial
Foto: Reprodução/ @renner

Essas são algumas das diversas tendências que você pode usar junto da sua imaginação e criatividade para criar sua coleção de estampas exclusivas, espero que tenham gostado dessas dicas e que possam usá-las para explorar o nosso Brasil e criar estampas cheias de essência e muita autenticidade.

Um xerooo!

Os colunistas do FuturePrint Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.