Na última semana aconteceu o São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil e nele muitas marcas e estilistas apresentaram suas coleções, trazendo muita criatividade, cultura pop, ancestralidade, nostalgia, assuntos delicados e modernidade.

Não só o SPFW, mas todas as semanas de moda ao redor do mundo servem de inspiração e trazem diversas tendências que influenciam no que o mercado de moda irá lançar, seja pelas roupas, os temas, as estampas e até as paletas de cores. E com isso, muitos empreendedores e empresários ficam com esta dúvida: será que minha marca realmente precisa seguir essas tendências?

Quando se fala em temas e cores, muitas marcas já mostraram que usar um tema fora do que é tendência, visando o que o seu público alvo mais se conecta e mais utiliza, traz mais resultados e mais lucro para a empresa do que seguir o que está em alta.

Mas quando se fala em marcas que tem um público que segue essas tendências à risca, levando em conta a influência que as redes sociais trouxeram junto dos influenciadores, digo que vale a pena sim, mas precisa ter um cuidado para que a coleção não una tantas tendências de uma vez e vire uma grande bola de neve.

Em outros casos, como em marcas que estão começando e buscam inspirações para as primeiras coleções, assistir esses desfiles e se aprofundar em conteúdos sobre tendências podem ajudar a descobrir qual tendência combina mais com o seu público alvo e a identidade da sua marca. É possível encontrar algumas empresas, como @estampatrends, ou sites, como o WGSN, que analisam esses desfiles, pesquisam o que está sendo usado nas ruas e filtram cada tipo de tendência, fazendo com que você aproveite melhor o seu tempo e encontre de forma mais rápida o que precisa para usar no desenvolvimento da sua coleção, através de relatórios que trazem os temas e as cores que serão mais utilizados no próximo ano ou na próxima estação.

Na próxima coluna trarei algumas estampas que serão tendência para o próximo ano, então fiquem ligados!

Um xero

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