Para começar promoção vem do verbo promover, ou seja, dar evidencia, destacar algum produto ou serviço.
Promoção bem feita, precisa ter data para começar, data para acabar e um proposito bem especifico, se por acaso deixa algum destes itens de fora você não está fazendo uma promoção...
Mas quais produtos posso colocar em promoção?
E a resposta é depende!
Depende do seu propósito, vamos supor que você deseja liquidar o seu estoque de produtos que vendem pouco e tenham pouca margem, os produtos já estão junto com o propósito percebe.
Há! Meu objetivo é capitalizar o caixa da empresa, diminuindo o nível de estocagem, aí você pode fazer uma brincadeira de colocar os produtos que tem margem alta e baixo giro, junto com produtos de margem baixa e alto giro, criando combos.
Mas o que está proibido de colocar na promoção um produto que vende muito e tem margem alta, este você não vai fazer promoção (dar desconto) afinal ele já “vende sozinho”!
No ponto de vista financeiro o maior cuidado é para não deixar o seu produto ou serviço com margem de contribuição negativa, pois aí você estaria pagando para que o cliente leve o seu produto ou serviço.
A conta que você precisa fazer para ter o preço mínimo de venda e evitar que isso aconteça é a seguinte:
Preço de venda mínimo = Custos variáveis
100% - (% despesas de vendas + %Margem de contribuição desejada)
Vamos fazer um exemplo: 50,00_______
100% - (15%+0%)
Logo o preço de venda mínimo seria: 50,00___ >>> 50,00 >>> 58,83
100% - 15% 85%
*Custos variáveis – Todos os custos que variam com a venda e ou produção, exemplo, insumos e matérias primas;
*Despesas de vendas – tudo aquilo que pago por vender, exemplo, impostos, taxa de cartão, comissão e entre outros;
*%Margem de contribuição - o quanto cada produto vai contribuir para pagar os custos fixos e se sobrar gerar lucro.
Se eu vender este produto por menos de 58,83 eu estaria pagando para o cliente levar, por favor cuidado para não cometer este erro!
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar