Em um segmento cada vez mais competitivo, os fabricantes de brindes e de materiais promocionais devem estar sempre atentos às novidades desse mercado. Uma dessas novidades é a famosa caneca mágica.
A caneca mágica é um tipo de caneca que apresenta uma imagem oculta que só irá surgir quando é colocado um líquido quente em seu interior.
Essa característica a torna um produto muito popular para presentear, pois permite personalizar uma mensagem ou imagem na caneca, agradando quem irá recebê-la.
Mas, você sabe como sublimar caneca mágica? E como funciona este processo? Convidamos Gustavo Marini, Diretor da PampaTech Suprimentos, para falar sobre todo o procedimento de sublimação de uma caneca mágica.
Caneca mágica: excelente item de presente
A busca por novidades e itens diferenciados é uma constante para fabricantes de brindes e de materiais promocionais. Dentre as novidades em evidência, a caneca mágica se destaca e vem sendo bastante procurada por consumidores.
Assim, por ser um item de grande procura, Gustavo Marini explica que é bastante importante conhecer esse produto.
“A caneca mágica nada mais é que uma caneca que possui uma tinta especial, que ao ser colocado líquido quente dentro ela aquece e aos poucos revela a arte, resultando em um efeito que chama a atenção e encanta a todos”.
As opções mais conhecidas desse produto são a caneca mágica preta fosca ou brilho. Marini destaca que a diferença delas não é somente a aparência e sim a arte que for sublimar.
“A caneca brilho pode transparecer mais a arte que foi sublimada e a fosca tem a característica de esconder aproximadamente 70% da arte, ficando quase imperceptível, sendo possível visualizar somente quando colocar o líquido quente”.
Sublimar caneca mágica é bastante simples
Diferentemente do que muitos profissionais imaginam, sublimar caneca mágica é muito simples e semelhante à caneca branca, como salienta Marini.
“Muitas pessoas acreditam que para sublimar a caneca mágica é exigido algo especial e “mágico”. No entanto, o procedimento para sublimar é o mesmo da branca e de outros tantos produtos para sublimação, as diferenças são os cuidados, o tempo e a temperatura”.
O ideal é que cada fornecedor informe ao seu cliente quais são os ajustes corretos para cada caneca, pois pode ter variação de uma marca para outra.
O diretor da PampaTech explica também que a tinta fosca ou o brilho da caneca podem arranhar com facilidade. “É muito importante ter cuidado ao colocar e retirar da prensa para não danificar a arte da caneca”, recomenda.
Assim, para sublimar caneca mágica são necessários os seguintes itens:
- Prensa de caneca cilíndrica de 11oz;
- Impressora com tinta sublimática;
- Papel para sublimação, e
- Caneca
Passo a passo para sublimar caneca mágica
Como já destacado por Gustavo Marini, a sublimação da caneca mágica é a mesma da branca. A única diferença é que a caneca mágica possui a aplicação de uma tinta termo reagente que quando aquecida, fica transparente e assim revela o fundo do produto.
Dessa forma, o passo a passo para sublimar caneca mágica é:
- Imprimir a imagem em alta qualidade e modo espelhado, em papel sublimático;
- Ajustar temperatura e tempo;
- Ajustar a pressão com a prensa ligada. “A resistência tende a inchar ao aquecer, podendo ocorrer variação de pressão do frio para o quente. Por isso, o ajuste deve ser realizado com a prensa ligada”, recomenda Marini;
- Colocar ao redor da caneca a folha impressa e firme com fita adesiva sublimática;
- Inserir a caneca mágica centralizando-a e então fechar a prensa para iniciar a prensagem;
- Aguardar o término do tempo configurado;
- Retirar o papel do produto e esperar a caneca esfriar. “Não recomendamos colocar na água para acelerar o resfriamento. Isso pode danificar a arte ou até mesmo trincar a caneca”, destaca Marini;
A sugestão de configuração para uma sublimação eficiente é:
- Temperatura: 190°C
- Tempo: 180 Segundos
- Pressão: Média
Dicas para sublimar a caneca mágica com eficiência e sem erros
Além do passo a passo anteriormente apresentado, há algumas dicas que, quando seguidas, reduzem os riscos de erros e aumentam a qualidade da sublimação na caneca mágica.
Marini explica que um cuidado para sublimar a caneca mágica e também outros modelos é quando o sublimador vai fazer a arte por inteiro nela, em média 9,5 de altura x 20 cm de largura.
“É preciso ter o cuidado de garantir que a parte da base da caneca sublime bem, como a base das canecas são mais grossas levam mais tempo para aquecer e receber a tinta. Então sugiro que seja aumentada a temperatura de procedimento em 20 graus para garantir um aquecimento na base delas”.
O sublimador ainda pode, antes de remover a arte, ao finalizar o tempo, levantar com cuidado uma pequena ponta do papel para observar se a caneca foi sublimada e se há ainda alguma falha.
“Quando ainda tiver alguma falha, o sublimador pode retornar a caneca na prensa e deixar por mais uns 30 segundos e repetir o procedimento de “espiar”, estando ok pode retirar a arte que terá um lindo produto pronto”, finaliza o diretor da Pampatech.