Uma das últimas palestras do Sublimação em Ação no Future Print 2025 foi com a empresária Mayara Calderone, professora e mestre no segmento de estamparia, que retorna mais uma vez à Feira FuturePrint.

Nesta edição, o tema foi a personalização na estamparia infantil, com um verdadeiro workshop que proporcionou aos visitantes da atração uma experiência mais dinâmica e, até mesmo, lúdica.

Personalização Infantil: oportunidade do mercado

Cada vez mais o mercado pede por personalização em todos os seus mais variados segmentos. Em estamparia, isso não é diferente, sendo um dos principais expoentes do desejo do consumidor o nicho de maternidade.

“São cada vez mais mães e pais que aparecem que querem o nome dos filhos deles nas roupinhas, nos sapatos, necessaires e assim por diante”, comentou a Calderone, que começou a empreender na área há cerca de 13 anos, em uma época em que também estava buscando equilibrar a sua vida profissional com a pessoal, para melhor acompanhar o crescimento de seus filhos.

O ramo de maternidade (que também é chamado de ‘baby’) é também muito forte para os empreendedores devido à grande variedade de produtos que estão relacionados a ele, dando maior variedade para o estoque e portfólio de quem optar por seguir este caminho.

Entre alguns dos exemplos levantados durante a palestra estavam:

  • Body;
  • Macacão;
  • Calça;
  • Mijão (também chamado de culote);
  • Trocador de fralda;
  • Sapatilha;
  • Necessaire.

Sublimação na Prática

A apresentação de Mayara no Sublimação em Ação deste ano convidou diversos integrantes da plateia para acompanhá-la no palco, um de cada vez, para que pudessem ver na prática como fazer algumas estampas para bebês utilizando filme de recorte.

Todo o processo feito no palco foi realizado com a ajuda de uma pequena prensa portátil, que a professora fez questão de recomendar o uso para eventos, como o Future Print, ou para pequenos negócios, que fazem personalização na hora, devido à fácil instalação do equipamento e a facilidade de levá-lo para qualquer lugar.

“Para a personalização isso é ótimo, porque te permite prensar, por exemplo, um nome ali mesmo, na bancada da sua loja, e fica pronta em poucos minutos. Para quem não atende clientes com demandas de entregas massivas, essa é uma ótima alternativa, por custo e praticidade”, afirmou Calderone.

A opção do filme para recorte, escolhida pela empreendedora desde o início de sua trajetória, se deu não somente por uma escolha estética, mas também pelo conforto que ele oferece, gerando estampas que têm pouco peso. Atualmente, também já contamos com novos tipos de filmes, que permitem a criação de novos efeitos que anteriormente eram mais difíceis de reproduzir.

Um desses novos tipos de filmes foi apresentado pela empresária, o filme metalizado, que cria um efeito de brilho, ou “gloss” mais aparente na roupa.

No entanto, um detalhe especial ao se trabalhar com esse tipo de filme é que ele demora um pouco mais para esfriar, portanto é importante tomar cuidado para não se queimar enquanto trabalha com esse material.

Além de algumas peças que Calderone levou para a apresentação, os materiais que foram estampados por integrantes da plateia, com a supervisão da painelista, também foram passados pelas mãos dos visitantes, que puderam analisar de perto a qualidade do produto final.

“O que eu mais queria mostrar para vocês é justamente de que não é difícil, mesmo para quem fez está trabalhando com sublimação agora pela primeira vez”, comentou a palestrante. Dentre quatro das pessoas que subiram ao palco para mexerem na prensa portátil, duas disseram que nunca haviam trabalhado com sublimação até o momento.

“Não é uma área impossível de entrar e dá para fazer bastante coisa legal, ainda mais agora com essa onda crescente da personalização. Se eu fosse vocês, aproveitava a feira ao máximo e estudava mais sobre sublimação, dando atenção ao mercado baby. Vocês não vão se arrepender”, disse Calderone.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o canal digital da Feira FuturePrint durante todo ano e fique por dentro das novidades do mercado!