Bastante útil em muitas necessidades, ter uma garrafa térmica personalizada é a escolha perfeita para quem busca praticidade, qualidade e estilo em um só produto. 

Fabricada em metal resistente, esse tipo de garrafa mantém bebidas quentes ou geladas por muito mais tempo, sendo ideal para o dia a dia, seja na escola ou no trabalho.

O mais interessante é que a personalização é o grande diferencial da garrafa térmica, abrindo um leque de novas opções dentro da sublimação.

Confira nosso artigo de hoje e entenda alguns dos detalhes sobre a garrafa térmica para sublimação. 

Personalizando garrafas térmicas com sublimação

Já estamos quase no meio de 2024 e o mercado de brindes continua trazendo inovações que refletem as demandas e expectativas deste mercado em rápida transformação. 

Diante deste cenário, empreendedores da área de sublimação investem em maneiras criativas e mais interessantes para oferecer produtos personalizados a diversos segmentos, desde empresas até presentes para datas comemorativas.

E um dos produtos mais interessantes e buscados na atualidade são as garrafas térmicas. Muito bonitas e com capacidade de manter a bebida gelada ou quente por muito mais tempo, tais garrafas podem ser personalizadas com muita criatividade.

Por meio da sublimação, é possível adicionar nomes, iniciais, logotipos ou qualquer design especial que ajudam a tornar a garrafa totalmente exclusiva e marcante.

Quando personalizada, a garrafa térmica é também uma poderosa ferramenta de marketing para que empresas divulguem sua marca e seus eventos de uma forma muito criativa.

Passo a passo para usar a garrafa térmica para sublimação

Sublimar garrafas térmicas é um excelente negócio para empreendedores do segmento. Segundo Alan Rommel, C.O da Forturia Informática, esse processo é bastante simples, mas exige alguns cuidados básicos. 

Sublimar garrafa térmica é um processo muito simples, se assemelhando à sublimação de outros produtos, mas é claro que há alguns pequenos cuidados que precisam ser colocados em prática”, diz.

Diante disso, antes de iniciar a sublimação, você deve ter:

  • Impressoras sublimáticas: jato de tinta específicas para sublimação, uso de tintas específicas para este processo e softwares de impressão adequados.
  • Papel sublimático: papel especial com tratamento para receber a tinta sublimática e transferir a imagem para o material quando aquecido.
  • Prensas térmicas: equipamentos que aplicam calor e pressão sobre o material para fixar a imagem sublimada.
  • Garrafas sublimáveis: devem ser feitas de materiais compatíveis com a técnica de sublimação, como poliéster branco ou metal revestido de polímero branco.

Com bons equipamentos e materiais em mãos, a sublimação pode ser iniciada. Para isso, vale seguir o seguinte passo a passo:

1 – Criação da arte

Assim como ocorre com qualquer outro produto, o primeiro passo da sublimação da garrafa térmica é a criação da arte. “Minha sugestão é utilizar softwares de edição de imagens para criar ou editar a arte que deseja sublimar na garrafa”, destaca Rommel.

2 – Impressão no papel sublimático

Em seguida, você deve proceder com a impressão da arte em papel específico. Para isso, você deve configurar a impressora sublimática e imprimir a arte em espelhamento com o máximo de qualidade.

3 – Corte do papel

Caso seja necessário, corte o papel sublimático no tamanho da área que será sublimada na garrafa térmica.

4 – Aplicação da prensa térmica 

Posicione o papel sublimático sobre a garrafa térmica e prensa com fitas térmicas.

Nessa etapa, Alan explica que há garrafas que são levemente cônicas, exigindo uma manta mais curta. “Em garrafas cônicas, recomendo o uso da manta mais curta, como aquelas para squeeze. Ela tende a ficar um pouco curva, mas isso é normal”.

5 – Coloque a garrafa na prensa térmica

Nessa etapa você deve configurar a prensa. “Em meus testes, identifiquei que na sublimação de garrafas térmicas, a prensa deve ser configurada a 200ºC por 100 segundos”, recomenda o especialista. 

6 – Finalização

Passado o tempo, abra a prensa, remova a garrafa com o auxílio de um pano (a garrafa estará muito quente) e cuidadosamente tire o papel sublimático. Por fim, deixe a garrafa térmica esfriar completamente.

Depois, basta colocar a tampa e pronto! Sua garrafa térmica está sublimada!

Dicas e truques no uso da garrafa térmica para sublimação

Viu como o processo de sublimação de garrafas térmicas é simples? Tomando todos os cuidados, você terá um produto diferenciado e de excelente valor agregado.

Mas, para finalizar este artigo, confira algumas dicas e truques para o sucesso desse procedimento:

  • Sempre opte pelo uso de imagens em alta resolução e com qualidade superior; 
  • Siga todas as configurações da prensa de maneira correta. O especialista entrevistado deu uma recomendação de temperatura e pressão, mas esses números podem variar. 
  • Use um pano protetor; 
  • Respeite o tempo de prensagem; 
  • Promova a limpeza correta da garrafa térmica antes da sublimação.

Dessa forma, tenha boas artes, sublime corretamente a sua garrafa térmica e invista em divulgação. Certamente os clientes vão buscar os seus serviços.

Aproveite para conferir este artigo e conhecer os produtos sublimáticos que são tendência para vender em 2024