A escolha adequada de um software para sinalização digital é determinante para tornar a comunicação mais eficaz. Além disso, impacta diretamente em pontos cruciais da operação, como instalação, manutenção e monitoramento.

O sistema permite centralizar o controle da programação das telas de uma rede de sinalização digital. Assim, é possível gerenciar de forma remota quais os conteúdos que cada tela da rede vai exibir. Além disso, o software armazena os conteúdos na nuvem, o que torna possível gerar relatórios de exibição para avaliar os resultados, inserir informações dinâmicas na programação e criar seus próprios conteúdos.

As vantagens de um software para sinalização digital

“Hoje, muitas empresas usam um pendrive como ‘sistema’ de sinalização digital. Gravam um conteúdo e mandam para os pontos onde querem passar a comunicação. Usar um pendrive para isso é mais um trabalho do que uma solução. Isso porque, além da gravação manual da informação em cada pendrive, existe o custo operacional de envio para os pontos e a incerteza de que a comunicação está realmente rodando nas telas, pois você depende de alguém para colocar o pendrive na tela”, alerta Manuela Prado, diretora comercial da HashtagTV.

De acordo com a profissional, com um software para sinalização digital, esse cenário deixa de existir. “Ele moderniza e deixa a comunicação digital mais dinâmica. Por isso, ao contratar  esse serviço, você tem controle do conteúdo sem o peso do trabalho operacional, uma vez que a tecnologia permite a exibição de diferentes formas de arquivos e o agendamento de conteúdo.”

Manuela complementa ressaltando o fato de que o software para sinalização digital  permite, ainda, a utilização de conteúdo das suas redes sociais e a montagem de campanhas via hashtags para melhorar o engajamento da marca na internet. “Tudo isso dentro de um dashboard que você controla da sua mesa do escritório ou do seu smartphone.”

Como escolher um bom software?

O primeiro passo para acertar na escolha de um bom software para sinalização digital é entender as suas necessidades. Levante dados como a aplicação das telas, pontos de exibição, frequência de atualização da programação e pessoas disponíveis para instalar, operar e fazer a manutenção do sistema. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla de quais necessidades os softwares devem  atender e já conseguirá eliminar de cara os que não estão adequados.

“O mais importante é a usabilidade do software. Ele precisa ser intuitivo, fácil de mexer e de trocar conteúdo em tempo real. Tudo isso é imprescindível. Hoje, sempre falta tempo para fazer tudo que precisamos e, se a empresa contrata um serviço complexo, acaba sendo mais um trabalho invés de solução”, alerta.

Feito isso, vale a pena marcar uma conversa com as empresas para avaliar a relação de custo e benefício de cada software para sinalização digital.

Nesse momento, tenha em mente que você não está comprando apenas uma solução barata. E sim, uma ferramenta que poderá facilitar as ações que serão realizadas e, a longo prazo, gerar uma economia para empresa.

Você utiliza algum software para sinalização digital? Conta pra gente a sua experiência no campo de comentários abaixo.