A produção de fachadas em lona é algo bastante comum em todo o Brasil. Isso porque o material é barato, de fácil manipulação e pode ser encontrado com facilidade entre os fornecedores. Porém, o mercado de comunicação visual de fachadas oferece alternativas que podem deixar o aspecto visual da empresa do seu cliente mais alinhado com os objetivos de comunicação da marca, o que ajudará a atrair o público certo para o estabelecimento, além de favorecer os negócios, já que o valor percebido pelo consumidor tende a mudar.

Para Hans Peder Behling, professor da disciplina de Produção Gráfica da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a definição da fachada ideal deve ser estratégica. “A fachada precisa ser pensada como parte de um todo, e não tratada isoladamente. Cada tipo de material tem um efeito visual específico, que causa sensações diferentes no consumidor”, enfatiza.

Diante disso, confira uma seleção de materiais diferentes para serem usados na comunicação visual de fachadas em substituição à lona tradicional que podem ajudar empresas a se diferenciarem no mercado.

1 – Fachada em acrílico

O acrílico é um material indicado para a utilização em fachadas internas, especialmente em shoppings. Ele possui um aspecto brilhante e requintado, deixando a loja com ar moderno.

Se o projeto de comunicação visual de fachada tiver o acrílico como elemento principal, a instalação não apresentará dificuldades, pois o material é versátil no quesito moldagem. O único revés é que o acrílico demanda uma manutenção constante, especialmente no que diz respeito à limpeza e durabilidade.

2. Fachada em ACM

O ACM é um painel formado por duas lâminas de alumínio e plástico no seu interior. É bastante versátil, pois permite a junção de vários outros materiais no momento da composição da sua fachada, como o vidro e o aço.

Essa característica torna o ACM um dos materiais mais multifuncionais do mercado, possibilitando que a comunicação visual da fachada tenha o aspecto que o profissional deseja. Ele tem fácil manuseio, podendo ser dobrado e moldado conforme a necessidade do projeto arquitetônico, além de possuir variedades em todas as cores, podendo, inclusive, seguir a cor oficial da marca, por exemplo.

É extremamente resistente, apresentando alta durabilidade, mesmo exposto às condições meteorológicas mais rigorosas – e é exatamente por isso que é bastante indicado para uso externo.

3. Fachada em metal galvanizado

O metal galvanizado é um material muito versátil e extremamente resistente. Sua principal característica é que ele pode ser pintado com qualquer cor, mas é necessário tomar cuidado com o projeto visual da loja para que o letreiro não suma em meio a outras informações.

Uma grande vantagem do galvanizado é a possibilidade de moldagem, podendo ser trabalhado em formas mais complexas e detalhadas. O cuidado com esse tipo de fachada está relacionado à sua pintura, que pode se desgastar com o tempo.

4. Fachada com letra caixa

A letra caixa proporciona bastante requinte e, se usada em combinação com outros materiais, dá um ar moderno à comunicação visual das fachadas. A grande vantagem é que ela permite um recorte fiel em relação à logomarca, possibilitando que o profissional a exponha sem necessidade de fundos coloridos.

Normalmente exposta no hall de entrada de edifícios em grandes cidades, a letra caixa mais comum é feita com aço escovado, mas também pode ser confeccionada em acrílico, MDF ou PVC expandido.

Estruturas de LED podem ser adicionadas na parte de trás das letras, ajudando na iluminação indireta do logo. Elas costumam proporcionar um efeito de seriedade, sendo bastante usada por escritórios de engenharia e advocacia.

5. Fachada em PVC expandido

Bastante utilizado na comunicação visual de fachadas de grande formato, o PVC expandido garante uma ótima durabilidade e visibilidade a distância, caso instalado em uma superfície que garanta o contraste da placa.

Normalmente, a fachada de PVC expandido é feita com um recorte que imita a letra caixa. Ela tem uma instalação difícil, que necessita de uma preparação na fachada antes da montagem definitiva, mas acaba durando por bastante tempo e garantindo imponência ao seu estabelecimento.

Em meio a tantas opções, segundo Hans, “o correto é pensar na fachada junto com o projeto arquitetônico, combinando os aspectos do material estudado com o visual merchandising da loja, sempre voltados para o público-alvo da marca. Dessa forma, chega-se na fachada ideal para cada tipo de negócio, tendo bem claro qual o objetivo de comunicação que essa peça terá”, explica.

Você já conhecia as outras opções de materiais disponíveis para a comunicação visual de fachadas? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e fique por dentro de todas as novidades do setor.