Para Adriano “Ruivão” Medeiros do portal O Impressor é necessário começar a pensar como startups: produto como serviço. “Não precisa ser o próximo Uber ou Iphone.Você não deve vender banner, mas a qual serviço ele serve!”, explica. Para a lanchonete do centro da sua cidade qual é a finalidade do banner? Provavelmente a mesma do pnafleto ou do anunciante com megafone: vender mais.
Caso o proprietário da lanchonete te peça um banner para instalar no fundo da loja avisando sobre promoções de coxinhas, não é melhor ir até o estabelecimento e conhecer o produto? Descobrir quais outros produtos ele comercializa? Faz delivery?
Por que desses perguntas?
Porque invês de um banner para vender mais coxinhas e ter um produto (banner) para um mês, você desenvolve um banner para vender os outros salgados comercializados naquele estabelecimento, tendo assim, pagamentos por mais meses, podendo, inclusive, desenvolver uma solução – via parceria, talvez – de delivery ou e-commerce para o estabelecimento. “Esse aumento de vendas da lanchonete pode ser o seu case para vender mais banners”, explica Medeiros.
Ainda de acordo com o criador do portal O Impressor, comprar uma impressora e “comente” produzir fachadas é passado! “ter uma impressora não garanbte que você seja uma empresa de comunicação visual, você tem que oferecer serviços”.
Medeiros alerta que os serviços das startups são inovadores e não invenções, pois inventar é desenvolver algo que não existia, enquanto inovador é desenvolver algo pela qual as pessoas paguem. E para saber se as pessoas pagariam pela sua inovação é necessário testar, repensar, aceitar críticas etc.
“Não precisa ser algo mundial. Pode ser algo regional”, lembra Medeiros explicando que transmitia sua apresentação “ Seja um gestor de sucesso – Pensando a sua empresa como uma startup” diretamente de um armazém de criatividade em Caruaru (PE); “uma cidade de 300 mil habitante com parque tecnologico é um sinal de que as startups vão transformar comunicação visual.Futureo é contruido e não é advinhado, futuro d qq coisa é provocado, tem pessoas pensando como vai ser nossa vida nas proximas decadas em qq area: saude, educação, transporte etc”.
A FuturePrint Xperience acontece de 03 a 05 de novembro, é 100% digital e gratuito. Participe!