De acordo com Evandro Vailate Gobetti, proprietário da Dcorando, e de Marksuel Carlos, empresário da Open Comunicações, qualidade já não é mais um diferencial no mercado. Para Carlos, no entanto, com o passar do tempo, qualidade se torna rotineiro, todo mundo usa. “O maior diferencial é justamente ser diferente das demais, e isso deve acontecer no atendimento e estar ligado ligado ao perfil de empreendedor. Comunicação visual se vende com simplicidade”.

Opinião semelhante a de Vivian Perez, business consultant da Informa; “relacionamento é importante, simplicidade e criatividade também. Mas criatividade não é ter ideias mirabiolantes e ‘sair mudando o mercado’, fazer o simples é ser criativo”.

Novos serviços

“Steve Jobs já dizia para colocarmos amor naquilo que fazemos. Também podemos dizer que o universo conspira a nosso favor. Queremos passar uma mensagem de otimismo para o mercado de que há sim alternativas, vamos no contraponto dos engenheiros do apocalipse”, explica o gestor da Aplike, Reinaldo Pinho.

Antes de março de 2020, 90% do faturamento da Dcorando vinha de um único cliente, com o fechamento de lojas e possibilidade de demissões e revisões de contrato Gobetti usou o limite do cartão de crédito da empresa para se reinventar e desenvolveu produtos para o consumidor final. Assim a situação foi revertida para que 50% do faturamento atual da empresa dependa daquele “ex” cliente maior e os outros 50%  seja organizados em 40% focados no consumidor final e 10% e outros clientes. E neste cenário, Gobetti comenta que nos últimos quatro meses a empresa vem batendo recorde sobrecord de faturamento.

Situação semelhante à da Open Comunicações, que de acordo com Carlos cresceu mais durante a crise.

Falta de materias

Com o aumento da demanda houve falta de materias no mercado, como papelão e rolos adesivos. “Nosso fornecedor de papelão, que colocamos atrás do adesivo de recorte,  só consegue nos atender em fevereiro de 2021. Tivemos que ser criativos e solucionaresse problema”, revela Gobetti.  

Na contramão da falta de substratos, insumos e outros materiais, algumas empresas que tinham produtos para pronta entrega aumentaram o preço. “Algumas empresas  viram uma oportunidade de ganhar mais dinheiro na crise, mas quem agiu dessa forma vai ser lembrado e não terá fidelidade do cliente”, comenta Carlos.

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