As peças de roupa têm o potencial de destacar o look e definir o estilo das pessoas. A melhor forma de personalizar o visual, é através da customização. Neste contexto, a etiqueta termocolante vem sendo muito usada para incrementar as peças de forma prática e divertida.
As etiquetas termocolantes também são muito utilizadas por empresas que querem colocar seus logotipos e patches decorativos em uniformes de colaboradores e vendedores.
Convidamos Célia Bonardi, Sócia-proprietária da Tag Less – Etiquetas termocolantes, para falar o que são essas etiquetas, seus tipos principais e como aplicá-las em tecidos com eficiência.
O que é uma etiqueta termocolante?
Por definição, as etiquetas termocolantes são recursos têxteis para tornar peças de confecção em geral mais charmosas, descoladas e divertidas. Esse tipo de etiquetagem é muito parecido com os famosos “patches”, adereços de vestimentas que fizeram sucesso na década de 1970.
Na atualidade, eles voltaram a ser tendência, especialmente entre jovens, adolescentes e crianças.
Segundo Célia Bonardi, essa é uma etiqueta aplicada na peça com o uso do calor. “Esse processo de transferência se dá por prensa térmica industrial ou um simples ferro de passar”, destaca.
Importante também destacar a diferença entre etiqueta e patche. A primeira vem com a cola termocolante, ou seja, depende do calor, enquanto o patche é colocado nas peças somente através de uma técnica de bordado.
Tipos de etiquetas termocolantes
De acordo com Bonardi, as etiquetas podem ser de uso interno com informações obrigatórias ou externo com a logomarca da empresa.
Assim, a etiqueta termocolante interna substitui as costuradas e foi criada para promover maior conforto. “Neste tipo de etiqueta, as informações obrigatórias são transferidas para o tecido e resistem a muitas lavagens, pois pigmentam o fio e não incomodam, ou seja, tem toque zero”, destaca.
As etiquetas termocolantes externas, por sua vez, são produzidas a partir de filme ou impressão digital, utilizada para colocar a marca em evidência do lado de fora da peça, encontrada em uma grande variedade de cores, texturas e relevos, inclusive com alta elasticidade para peças que exigem essa maleabilidade (tecidos com elastano).
Além do visual, as etiquetas termocolantes externas são uma ótima solução para projetos têxteis com tecidos que não podem receber a técnica de bordado com maior precisão.
Dessa forma, este é um excelente recurso para quem não quer abrir mão de peças com mais detalhamento.
Método simples e rápido de aplicação em tecidos
A etiquetagem de uma etiqueta termocolante é bastante simples, exigindo muito pouco tempo para realizar essa tarefa, como explica Célia Bonardi.
“A aplicação da etiqueta termocolante pode ser feita com prensa térmica ou ferro de passar sem vapor. O tempo e a temperatura de aplicação variam de acordo com a tecnologia escolhida, que pode ser de 2 segundos até 20 segundos e de 120 a 180 graus”.
Além disso, para maior êxito na aplicação, é importante sincronizar 3 elementos importantes: tempo, temperatura e pressão.
Para a aplicação de termocolantes em peças prontas, Célia salienta que é fundamental ficar atento às costuras.
“As costuras sempre estarão acima da base onde será fixado a termocolante, isso pode influenciar diretamente na durabilidade, pois a pressão não chega igualmente no local. Neste caso orientamos usar um gabarito que vai deixar a base plana e acima da costura”, recomenda.
Dicas para conservar uma etiqueta termocolante aplicada
A etiqueta termocolante é muito resistente. Uma peça com essa etiqueta pode ser lavada diversas vezes, sem risco de deteriorar a etiqueta. Caso a peça tenha sido aplicada em tecidos, a técnica adere à maioria dos tecidos existentes na confecção.
No entanto, Bonardi destaca que é importante seguir alguns cuidados básicos para maior durabilidade da peça:
- Não expor ao sol excessivo durante horas
- Não usar produtos químicos agressivos na lavagem
- Não usar secadora de roupas
- Não lavar com água quente
- Lavagem no ciclo delicado e com a peça no avesso
- Não passar ferro sobre a etiqueta
- Na confecção, as termocolantes devem ser armazenadas em lugar fresco e seco.
Com todos estes cuidados, esse é um tipo de etiqueta muito versátil e que pode ser aplicada em:
- Uniformes escolares;
- Uniformes de escoteiro;
- Roupas de clubes;
- Peças esportivas;
- Peças para passeios;
- Mochilas;
- Acessórios pessoais.
Assim, essas etiquetas são uma solução prática e durável para identificar e marcar peças têxteis, permitindo uma identificação rápida e eficiente e que atenda às necessidades e preferências de cada marca ou empresa.