As cores não são fiéis na impressão por uma variedade de motivos, incluindo:

  • Diferenças nos espaços de cores: Os monitores, scanners, os programas de criação e edição de imagens e as impressoras podem estar usando diferentes espaços de cores. Espaço de cores ou Modo de Cores é um conjunto de cores que podem ser representadas por um dispositivo, seja ele um programa, scanner, monitor ou impressora. Os espaços de cores mais comuns para impressão são o RGB (Vermelho, Verde e Azul) e o CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). RGB são cores de luz e são as cores residentes nos monitores e nos sistemas de iluminação. CMYK são cores de tintas usadas na impressão de Quadricromia.
  • RGB comporta milhões de tonalidades. CMYK é mais curto e contém apenas milhares de tonalidades e este é um dos grandes causadores da infidelidade de cores na impressão. Quando um arquivo RGB é convertido para CMYK há uma compressão tonal imensa. Para contornar esta grande perda de tonalidades, o CMYK pode ser ampliado a partir de vários modelos denominados CMYK Estendidos. CMYK Estendidos são espaços de cores CMYK somado a cores de tintas extras: CMYKOG, CMYKRGB, CMYKCcMmGRAY, etc. Como se pode deduzir, as impressoras de cores estendidas têm um número de cabeças de impressão que começa com o mínimo de 6 cabeças e vai até 12 cabeças, cada uma dedicada a uma cor de tinta. O mesmo recurso é aplicado nas impressoras serigráficas. Este esforço de configuração estendida é feito para que as Cores de Tinta se aproximem mais das Cores Luz do RGB para que, assim, a correspondência de cores do original e a prova alcance maior fidelidade com a impressão final.
  • Diferenças na calibração: Os monitores, scanners e impressoras precisam ser calibrados sob um mesmo perfil de cores para garantir que estejam exibindo ou imprimindo cores precisas. Calibração de cores é o processo de ajustar os parâmetros de um dispositivo para que ele represente as cores com precisão. A calibração procura fidelizar as cores desde o dispositivo de entrada – uma máquina fotográfica ou scanner – prosseguindo para o monitor, programas de edição de imagens, impressoras de provas e impressoras finais. 
  • Diferenças no substrato: O substrato é o material que recebe a impressão. O substrato afeta a aparência das cores por causa de sua estrutura e acabamento superficial. Substratos vedados e brilhantes produzem cores altas e brilhantes. Substratos foscos podem produzir as mesmas cores corretamente, porém a aparência será outra. As cores serão foscas, menos vibrantes e menos profundas. A soma disso tudo torna as cores foscas perceptualmente diferentes das cores do substrato brilhante. Por causa deste fato há catálogos de cores de tintas iguais impressas em material fosco (catálogos Uncoated, abreviado para U) e brilhante (catálogos de cores Coated, abreviado para C). Uncoated faz referência aos papéis normais não revestidos do offset. Coated ser refere aos papéis couchê, que são revestidos.
  • Substratos absorventes (por exemplo, papel jornal (perfilados sob o título Newspaper) são os piores para reproduzir cores fidelizadas. A tinta impressa em materiais correlatos tende a migrar para dentro das fibras e para as bordas da imagem levando à perda de nitidez e de rendimento de cores e a Ganho de Ponto. Por este motivo, os programas de edição de imagens carregam perfis com várias opções de substratos e padrões adotados em diversos países. Em geral, os tecidos não fazem parte dos perfis de cores carregados nesses programas, por exemplo no Photoshop e sendo assim faz-se a correspondência dos perfis Coated com seda, cetim, poliamida, poliéster e demais tecidos de superfície brilhante e lisa. Papeis offset calandrados, menos absorventes e sem revestimento são mais próximos dos tecidos de celulose como tricoline e a popeline. Meia malha, principalmente as cardadas e as viscoses leves se parecem com papel jornal e estes são exemplos de substratos difíceis de imprimir com cores exatas. Malhas penteadas e mercerizadas de maior peso são mais amigáveis.
  • Seja qual for o tecido e a tinta de impressão têxtil, exceto no transfer de sublimação, são aplicados pré-tratamentos para receber impressão de pigmentos e de corantes de cores fidelizadas e de maior solidez à lavação.
  • Corantes são muito mais próximos das cores RGB do que pigmentos e isso causa uma diferença de cores apreciável porque o range de cores CMYK dos pigmentos é mais curto. Por que não podemos fazer tudo com corantes? Exceto os corantes de sublimação, todos precisam ser lavados, secos e ramados. Isso é um conjunto caro, longo e complexo que só cabe em estamparias industriais ricas e caras.
  • Diferenças nas configurações das impressoras: As configurações das impressoras de prova e de produção devem ser idênticas e a resolução dos arquivos também. A resolução afeta a aparência da imagem e a percepção de cores. Considerando que o cliente recebe uma impressão em um determinado substrato e não uma imagem de monitor, é fundamental que a fidelidade final de cores receba máxima atenção nas impressoras de provas e nas impressoras de produção do trabalho. Neste sentido, o melhor caminho é realizar as provas e a impressão final em uma mesma impressora ou em impressoras calibradas entre si e carregadas com espaços de cores iguais.
  • Cabeças de impressão jato de tinta usadas imprimem cores diferentes de cabeças novas iguais, e por isso, uma prova impressa meses atrás será diferente da impressão feita meses depois. Este é um grande problema e quanto mais as impressoras trabalharem em um determinado período, mais diferenças de cores e defeitos de impressão irão ocorrer na impressão jato de tinta, incluindo cores fora de perfil (não fidelizadas) e fora da resolução padrão. Isso se deve ao desgaste dos orifícios da cabeça de impressão (nozzles).

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Para minimizar as diferenças de cores na prova e na impressão, é importante seguir as seguintes etapas:

  • Use o mesmo espaço de cores para todos os dispositivos envolvidos no processo de impressão.
  • Use um software de perfil de cores competente para enquadrar todos os dispositivos envolvidos no processo de impressão. (Um perfil de cores é um arquivo que descreve as características de um dispositivo em relação aos valores de um espaço de cores).
  • Calibre todos os dispositivos envolvidos no processo de impressão. Configure as impressoras para produzirem cores precisas.
  • Realize testes de impressão para garantir maior precisão de cores. Cuidado com provas de corantes para serem produzidas com pigmentos, principalmente no espaço CMYK.
  • Se a prova for feita no modo e espaço RGB, faça a impressão no RGB e na mesma extensão de arquivo. O mesmo vale para provas e impressões CMYK.
  • Na prova, use o mesmo substrato o mesmo Limite Total de Tintas que serão utilizados na impressão final.
  • A temperatura e a umidade do ar alteram as cores das impressões jato de tinta. Principalmente as tintas de água são afetadas pela umidade relativa. A temperatura afeta a viscosidade e as cores das tintas de cura ultravioleta, de solvente e as tintas de água.

Existem dois tipos principais de perfis de cores:

  • Perfis de dispositivo: descrevem as características de um dispositivo específico. Eles são usados ​​para converter as cores de um espaço de cores para o espaço de cores nativo do dispositivo.
  • Perfis de espaço de cores: descrevem as características de um espaço de cores específico. Eles são usados ​​para converter as cores entre diferentes espaços de cores.

Calibração é o processo de criação dos perfis de cores. A calibração é o processo de ajuste dos parâmetros de um dispositivo para que ele represente as cores com a maior precisão possível.

Software de gerenciamento de cores – Para usar um perfil de cores, você precisará de um software de gerenciamento de cores. Este tipo de software usa os perfis de cores para converter as cores em cores iguais no total de dispositivos envolvidos na impressão.

Aqui estão alguns dos benefícios de usar perfis de cores:

  • Melhor precisão de cores: Os perfis de cores ajudam a garantir que as cores sejam exibidas ou impressas com a precisão mais próxima possível entre o original, a prova e a impressão final.
  • Redução do desperdício: Na estamparia têxtil os perfis de cores podem ajudar a reduzir o desperdício de tempo, papel de prova, tinta e tecido, garantindo que as cores sejam impressas corretamente na primeira vez.
  • Melhor fluxo de trabalho: Os perfis de cores podem ajudar a melhorar o fluxo de trabalho, facilitando a troca de arquivos entre diferentes dispositivos e aplicações e execução rápida de um trabalho.

Perfis de cores ICC

Se você está procurando uma maneira de melhorar a precisão das cores em suas imagens, o uso de perfis de cores ICC é uma ótima opção.

Os perfis de cores ICC, criados pelo processo de calibração, são um formato padrão de perfil de cores desenvolvido pelo International Color Consortium (ICC). ICC é o resultado de um acordo entre diferentes fabricantes de equipamentos, softwares e tintas para facilitar a transferência de arquivos entre diferentes estruturas de geração de imagens, prova e impressão analógica e digital.

Para usar um perfil de cores ICC, você precisará de um software de gerenciamento de cores.

Um perfil de cores ICC consiste em dois componentes principais:

  • Especificação de dispositivo: descreve as características do dispositivo, como a gama de cores, a curva de resposta tonal e a resolução.
  • Mapa de cores: descreve como as cores de um espaço de cores são mapeadas para o espaço de cores do dispositivo.

Limite Total de Tinta (Total Ink Limit – TIL)

O limite Total de Tinta na impressão é a quantidade máxima de tinta que pode ser aplicada em um determinada tinta de impressão em um substrato específico. O “TIL” é definido pelo programa de desenho de imagens, pelo RIP da impressora, pelo fabricante da impressora, todos tendo na mira as características colorísticas, do material de impressão e a aparência da imagem.

O Limite Total de Tinta é importante para garantir que a impressão seja de alta qualidade visual, de alta solidez à água e econômica. No final as cores devem ser fiéis em relação ao original e à prova. Na estamparia de tecidos os excessos de tinta migram para o banho de lavação o que contamina a cor dos fundos claros. No papel os excessos causam enrugamento, Ganho de Ponto (Dot Gain) e choro nas bordas (Bleeding).

O Limite Total de Tinta é geralmente expresso em porcentagem de tinta aplicada no substrato. O total máximo é 400% e considerando o CMYK a soma é feita desta maneira: C100 M100 Y100 K100. O total de 300% de CMY é usado raramente porque no geral sobra tinta. Na serigrafia é comum encontrar totais de 240CMY100K. Na impressão jato de tinta o total de CMY tende a ser menor que 240, permanecendo o K mais alto que a média de CMY.

Os ajustes que mais afetam o Limite Total de Tinta

  • O primeiro ajuste que afeta o TIL é o Perfil de Cores.
  • No Photoshop e programas congêneres há um comando de ajuste ligado ao TIL denominado GCR e UCR. UCR é mais antigo e descarrega mais tinta que o GCR. GCR é mais moderno e permite personalizar a descarga. Veja estes comandos na sequência do Photoshop: EDITAR> Configurações de cores>CMYK Personalizado>GCR.

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  • Nota: Seja qual for o TIL e o GCR, a referência de total máximo continua sendo 400%.

Sobre o ao autor:

Artista Plástico. Fundador da ArtZone Arte & Tecnologia focada em O&M de desenvolvimento de produtos e processos de estamparias analógicas de serigrafia e digital jato de tinta. ArtZone e Herculano Ferreira prestam consultoria no mercado têxtil desde 1988.

Herculano Ferreira – ArtZone Arte & Tecnologia – www.artzone.com.br[email protected]