ArtZone mantém um foco constante nas modalidades da estamparia têxtil: Serigrafia e digital direto no tecido (DTF) e digital direto em peças cortadas ou prontas (DTG). Nos últimos anos temos trabalhado bastante com instalações puras e mistas de serigrafia combinada com digital jato de tinta.
Pela nossa experiência, não cremos que hoje é imprudente tocar uma estamparia somente com serigrafia ou digital, porque hora ou outra você vai precisar combinar os recursos dos dois sistemas. Exemplos não faltam: provas digitais para venda que possam ser reproduzidas na serigrafia; impressão serigráfica de estampas de meios tons muito longos, próprios para jato de tinta; gravação de telas com fotolitos digitais, com jato de tinta ou laser direto na tela; produções volumosas e rápidas a custo baixo viabilizadas pela serigrafia; impressão com cores exatas difíceis no digital e mais fáceis na serigrafia. (A impressão digital têxtil ainda não lida bem com cores contratadas, memoriais e chapadas).
Metade esquerda: Estampa jato de tinta com pigmentos CMYK impressos sobre base de tinta branca híbrida serigrafia / digital (cabeça e tintas CMYK Epson, resolução 1440×720, Color Strength e Color Boost 40%). Metade direita: Estampa serigráfica com pigmentos CMYK impressos sobre base de tinta branca híbrida serigrafia / digital. Tecido: meia malha preta, 100% algodão.
A serigrafia é ótima depois da gravação OK das telas e acerto das tintas e cores. Gera diferenciais de acabamento, reprodução e solidez de cores planas exatas e endereçadas com segurança. A impressão digital Jato de Tinta é ótima em imagens reticuladas de alta resolução, passagens tonais longas e para tudo que couber em um estoque de CMYK simples ou estendido de 6 a 8 cores de tintas transparentes. As impressoras Jato de tinta para impressão têxtil de moda, embalagem e outros produtos comerciais não são desenhadas para imprimir em mídias absorventes sem preparação criteriosa para controlar o sangramento e ganho de ponto nas estampas. Também o custo da digital nas tiragens longas, principalmente na concorrência com a serigrafia plana é muito alto. Há uma tentação que mantemos sob controle na ArtZone: tentar concorrer com a estamparia jato de tinta usando serigrafia e vice versa. São sistemas diferentes e é perda de tempo fazer com uma o que é próprio para a outra. No entanto, combinar os dois sistemas é um bom caminho e assim é fácil entender que o casamento da serigrafia com a jato de tinta não tem data para acabar.
Lembro aqui quatro trabalhos recentes da ArtZone que mesclam serigrafia e jato de tinta em quatro empresas. O espaço disponível nesta coluna é curto e suficiente para comentar somente um deles.
Temos clientes que trabalham com serigrafia pura e com impressoras DTG (para peças cortadas) e DTF (impressão rolo a rolo) de baixo e de alto volume. As impressoras DTG de um cliente particular são configuradas para tintas de pigmentos CMYK simples e CMYK Estendido de 6 cores somadas a duas cabeças de tinta branca para a estamparia de peças cortadas de fundo tinto. Para resolver o custo alto, esta empresa passou a imprimir a base branca das tiragens maiores com uma tinta híbrida serigrafia-digital que ArtZone formulou junto com um sistema de encaixe que combina a serigrafia e a jato de tinta. O litro do branco digital deste cliente custa mais de R$1500. A tinta híbrida que formulamos custa dez vezes menos e a tela para imprimi-la custa cerca de R$30. (ArtZone não vende tintas. Ensina a fazer para que as empresas contratantes dominem o processo criativo e industrial de ponta a ponta). A produtividade da impressora DTG com tintas 100% digitais, formato A3, não alcança 30 peças/hora. Com o branco híbrido e o CMYK digital, a produtividade é multiplicada por 4 ou 5.
Lotes pequenos de dezenas de peças e grandes de 3000 a 30000 peças de uma mesma estampa CMYK de fundo escuro são bastante comuns nesta empresa. As provas e produção até 300 peças passaram para a digital e acima disso é resolvido com a serigrafia. Meios tons de prova digital e de produção serigráfica são impressos com as retículas da serigrafia e acima de 60 Lpi. As matrizes serigráficas são gravadas com laser direto.
Sob nossa visão, o que determinou o sucesso deste acontecimento foi a determinação do empreendedor em chegar a uma condição melhor, mais rápida e mais barata associada a um excelente nível de qualidade de estampa. Estamos orgulhosos de fazer parte desta história.