Fibras naturais

As fibras naturais são fibras obtidas de plantas, animais ou minerais. Elas são usadas na fabricação de uma variedade de tecidos para roupas, sapatos, revestimentos de móveis e de automóveis, cortinas, roupa de cama e mesa e tapetes. As principais fibras naturais usadas na fabricação de tecidos são:

  • Algodão: a fibra vegetal têxtil mais importante para a fabricação de roupas e de uma grande variedade de produtos provenientes da celulose do algodoeiro. É uma fibra macia, confortável, com boa hiodrofilidade e respirabilidade.
  • : fibra animal obtida de ovelhas e de outros animais que produzem lã. É uma fibra quente usada em roupas de inverno.
  • Seda: fibra animal obtida dos casulos de bichos-da-seda. É uma fibra macia e brilhante que usada em roupas finas e caras.
  • Linho: obtida do caule da planta do linho. É uma fibra forte e resistente usada pura ou misturada com outras fibras para fabricar roupas casuais.
  • Cânhamo: obtida da planta do cânhamo. É uma fibra forte e durável usada em roupas, acessórios, bolsas e calçados casuais.
  • Juta: obtida da planta da juta. É uma fibra forte e resistente usada em sacolas e tapetes e sacos para café e outras sementes.

Fibras artificiais

A fibras artificiais são próximas das sintéticas. A diferença é que as fibras artificiais são feitas a partir de material celulósico e proteico, em geral de óleos vegetais. As matérias-primas naturais, passam por processos químicos e são transformadas em fibras longas e flexíveis.

As fibras artificiais são uma alternativa às fibras naturais, como algodão, lã e seda e às fibras sintéticas. Em geral são mais baratas, porém a durabilidade pode ser menor.

Os tipos mais comuns de fibras artificiais:

  • Viscose: fibra artificial feita de celulose recuperada de árvores. É uma fibra macia e confortável usada em roupas, principalmente nas roupas femininas de moda rápida. Quando molhada a resistência ao rasgo é baixa. Principais fabricantes de viscose do mundo: LENZING AG, Birla Cellulose, Sateri, Kelheim Fibres GmbH, Tangshan Sanyou Group Xingda Chemical Fibre Co.
  • Acetato: fibra feita de celulose. É uma fibra artificial leve e brilhante usada em roupas e acessórios.
  • Cupro: fibra feita de celulose. Forte e durável é usada em roupas íntimas e meias.

Fibras sintéticas

São produzidas a partir de compostos químicos, elas são uma alternativa aos tecidos naturais compostos por celulose, como o algodão, linho e tecidos de fibras proteicas como a lã e a seda. Os tecidos sintéticos são geralmente mais baratos e duráveis e menos respiráveis e menos confortáveis que os tecidos naturais. Eles são mais resistentes à decomposição na natureza e por isso são muito criticados porque são prejudiciais à saúde do meio ambiente.

As fibras sintéticas podem ser divididas em dois grupos principais:

  • Fibras poliméricas: essas fibras são feitas de polímeros, que são moléculas longas e flexíveis. Os polímeros mais comuns usados ​​para fazer fibras sintéticas incluem poliéster, nylon, acrílico e polipropileno.
  • Fibras elastoméricas: essas fibras são feitas de polímeros que podem se esticar e voltar ao seu tamanho original. O elastano e o elastodieno são os tipos mais comuns de fibras elastoméricas.

Os tipos mais comuns de fibras e tecidos sintéticos:

  • Poliéster: fibra sintética plástica proveniente do petróleo. É uma fibra forte e durável usada em roupas esportivas, roupas íntimas e roupas casuais. Atualmente é a fibra mais usada em vestuário.
  • Poliéster-spandex: uma mistura de poliéster e spandex, é uma fibra elástica usada em roupas esportivas e roupas íntimas.
  • Nylon (ou poliamida) é uma fibra sintética plástica. Forte e leve, é mais usada em roupas esportivas, roupas íntimas e meias.
  • Acrílico: fibra sintética feita de plástico acrílico. Macia e quente que é usada em roupas de inverno.
  • Polipropileno: Fibra sintética leve e resistente usada em sacolas, carpetes e outros.

Fibras de roupas de proteção – Além desses grupos principais, existem fibras sintéticas que não se encaixam em nenhuma categoria específica. Kevlar, uma fibra sintética forte e leve é usada em coletes à prova de balas é um exemplo. Também outras fibras despontam no horizonte das fibras sintéticas e artificiais como precursoras das roupas do futuro: fibras de carbono, grafeno e nanocelulose.

A estamparia em tecidos fabricados com fibras naturais, artificiais e sintéticas

Afinidade

Para estampar uma imagem colorida em um tecido feito com de qualquer uma das fibras é necessário que o colorante (corante ou pigmento) tenha afinidade específica com a fibra. Afinidade é a relação interativa que um determinado colorante tem com uma fibra em particular ou com um grupo de fibras. Não havendo afinidade não há solidez à lavação, à luz e ao atrito.

Em geral pigmentos não tem afinidade com nenhum tipo de fibra e para segurarem a imagem precisam ser colados no tecido com um adesivo que reage ao ar ou ao calor.

A afinidade, uma característica inerente aos corantes, promove a combinação intermolucular da fibra com o corante. Corantes aplicados em suas fibras afínicas e processados com seus meios corretos migram para as fibras finalizando uma reação química em que as moléculas do recptor (a fibra) se fundem com as moléculas dos corantes promovendo um processo de tingimento verdadeiro.

Nos casos envolvendo pigmentos há uma simples colagem do pigmento na fibra, o que é um fato físico, sem interações moleculares do agente colorante com a fibra. Uma consequência entre a reação química do corante e a colagem do pigmento nas fibras: a solidez à esfregação e à lavagem do pigmento em geral é menor que as dos corantes e fbras afínicos.

Para apresentarem solidez à lavação e ao atrito é necessário colar os pigmentos na fibra com uma resina formadora de filme, que em estamparia têxtil recebe o nome genérico de ligante.   Outro meio de promover a ligação dos pigmentos com as fibras é a cationização do tecido que passa a interagir com o pigmento que é de cráter aniônico. Este é o recurso de pré tratamento para impressão digital, o principal promotor de cor e adesão da estamparia digital com pigmentos.  Ao contrário dos pigmentos, corantes apresentam afinidades por grupos e tipos de fibras bem específicos e mesmo assim demandam pré-tratamentos para cada um dos corantes e fibras. 

Grupos afínicos de fibras e corantes (Pigmentos não são afínicos mas oferecem um bom resultado de cor e solidez na estamparia dos diversos grupo de fibras)

Tipo e fibra

Corante

Pigmento

Fibras celulósicas – algodão, viscose, linho, rami, juta

Reativos

Na maioria das aplicações a cura é promovida por vaporização, mas é possível curar por processos térmicos secos.

(Exceto na sublimação, o acabamento de todas as estampas com corantes incluem lavação).

Sim. Fibras celulósicas são as mais adequadas para pigmentos.

(Todos os tipos de estampas com pigmento são curados por processos térmicos secos ou por cura ao ar.

O acabamento das estampas com pigmentos não demanda lavação).

Lã e Seda

Ácidos

e alguns Reativos.  A cura só pode ser realizada por vaporização

Sim. Pigmentos se adaptam bem, mas no caso da seda e da lã, a dureza das resinas pode ser um um dificultador porque prejudica o toque e o caimento.

Poliamida

Ácidos

e alguns Reativos.  A cura só pode ser realizada por vaporização

Sim. Melhor estampar com resinas elásticas de poliuretano e de silicone. Resinas acrílicas aplicadas na poliamida com elastano craquelam.

Poliéster

Dispersos de baixa energia (sublimação) e Dispersos média energia (Estamparia). Processo de cura por vaporização e térmico seco.

Sim. A impressão de poliéter com pigmentos não tem muitas restrições, mas o toque é muito importante

Acrilico

Principalmente Ácidos. Básicos tingem, mas são incomuns na aplicação sobre acrílico.Cura por vaporização.

Sim. A preservação do toque é muito importante.

Sobre o ao autor:

Artista Plástico. Fundador da ArtZone Arte & Tecnologia focada em O&M de desenvolvimento de produtos e processos de estamparias analógicas de serigrafia e digital jato de tinta. ArtZone e Herculano Ferreira prestam consultoria no mercado têxtil desde 1988.

Herculano Ferreira – ArtZone Arte & Tecnologia – www.artzone.com.br – [email protected]