A vitrine é o primeiro canal de contato entre clientes e a loja. Um espaço bem aproveitado pode ser o primeiro impulso para a compra. Por isso, cabe aos lojistas conhecerem as tendências em vitrinismo para 2024 e entender o que estará nas vitrines no próximo ano.

Mesmo com o avanço do e-commerce, as lojas físicas ainda terão um papel crucial na jornada do cliente. E é justamente nesse cenário que o vitrinismo ganha ainda mais relevância.

Dessa forma, vale ficar atento às tendências em vitrinismo para 2024 e ter uma vitrine que realmente estimule o consumidor a entrar na loja e comprar os produtos expostos.

O vitrinismo é uma excelente ferramenta de comunicação visual

O vitrinismo representa um conjunto de técnicas ligadas ao visual merchandising. Seu grande propósito é atrair e cativar consumidores através de estímulos visuais estrategicamente posicionados nas vitrines.

Para isso, o vitrinismo combina aspectos artísticos com técnicas de publicidade e vendas, utilizando diferentes elementos como iluminação adequada, decoração atrativa e uma disposição cuidadosa dos produtos. 

Tudo isso deve ser realizado para chamar a atenção e incentivar a entrada de potenciais compradores na loja.

Assim, para Alexandre Ferreira, docente da área de Arquitetura e Urbanismo do Senac São Paulo, o Vitrinismo é a arte de transformar uma vitrine em uma história visual que encanta os clientes e os atrai para dentro da loja. 

O vitrinismo é uma ferramenta vital de comunicação visual porque vai além de apenas mostrar produtos. Ele cria uma narrativa visual que destaca a identidade da marca, cria atmosfera e, claro, impulsiona as vendas”.

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Como criar uma boa vitrine para sua loja?

A composição de uma boa vitrine é uma tarefa crucial para atrair a atenção dos clientes, também serve para criar uma experiência envolvente que reflita a identidade da marca.

Quando montamos uma vitrine, é crucial pensar na harmonia visual, na iluminação adequada para valorizar os produtos, na seleção estratégica dos itens em destaque, na sazonalidade para manter a relevância e na habilidade de contar uma história visual envolvente”, destaca o professor do SENAC.

Assim, ao projetar uma vitrine, diversos aspectos devem ser levados em conta para garantir que ela seja atraente, memorável e atinja seu objetivo, que é o de impulsionar as vendas.

Entre estes aspectos se destacam:

1.     Visual e Design – fundamentais para criar uma apresentação atrativa. A escolha das cores, a harmonia entre os elementos, a utilização de adereços e sinalizações criativas, e a disposição dos produtos são aspectos-chave. 

2.     Iluminação e Destaques – A iluminação adequada é essencial para valorizar os produtos e destacar pontos focais, criando sombras e realçando detalhes importantes. A utilização de pontos de luz pode direcionar o olhar do cliente para áreas específicas, onde os produtos em destaque estão posicionados.

3.      Tema e Narrativa – Essa é uma maneira eficaz de envolver os clientes e contar uma história. Um tema bem executado pode fazer com que os clientes se sintam parte de uma experiência especial.

4.     Exposição dos Produtos – deve ser planejada estrategicamente. Itens mais vendidos ou produtos em promoção podem ser colocados em pontos estratégicos para atrair a atenção dos clientes. 

5.     Móveis e Estruturas – são aspectos importantes para a composição do espaço, devendo ser escolhidos de forma a complementar o design e a temática utilizada. 

Uma boa vitrine não apenas exibe produtos, mas também cativa e conecta emocionalmente com o público”, complementa Alexandre Ferreira.

Tendências em vitrinismo para 2024

Dentro do visual merchandising, o vitrinismo é um segmento muito dinâmico, com muitas inovações e tendências.

Para 2024, Alexandre Ferreira destaca algumas das principais tendências devemos colocar nas vitrines de nossas lojas: Veja:

Vitrine Viva

O objetivo primordial da vitrine viva é retirar o elemento estático e conectar uma experiência mais dinâmica ao cliente.

Segundo o professor, o conceito de vitrine viva ampliou-se para além de uma experiência de compra no interior da loja para uma performance na Vitrine. 

Para 2024 podemos encontrar desde desfiles, eventos específicos ou shows. Vale quase tudo para se destacar no mercado”, afirma. 

Um ponto importante também é a utilização de muita biofilia, com elementos naturais vivos (arranjos, etc).

Personalização da vitrine

Adaptação visual com base nos dados do cliente para proporcionar uma experiência mais personalizada e única. “No vitrinismo, busca-se sempre a “alma” da loja para evocar seus valores e posicionamento (seja com humor, glamour etc)”.

 Uso de tecnologias

Para 2024, há a expectativa que usemos a integração de tecnologias inovadoras, como realidade aumentada, espelhos inteligentes e interatividade digital, capazes de oferecer uma experiência de compra moderna ao público-alvo. 

 Vitrines que oferecem experiências imersivas

Para 2024, os ambientes serão concebidos para ir além da exposição de produtos, proporcionando uma experiência envolvente e memorável. 

O professor do SENAC também salienta que uma série de recursos podem ser utilizados, desde a tecnologia, vitrines vivas, entre outras.  “O mercado é muito competitivo e destacar-se no ramo exige conhecer o estilo de vida do público-alvo, seus gostos e como se divertem”. 

Por isso, ter os dados do segmento é medida crucial para trazer experiências únicas aos consumidores.

Outra tendência que se destaca nas vitrines para o ano de 2024 é, segundo Alexandre Ferreira, a sustentabilidade. “Os consumidores estão mais conscientes e buscam marcas alinhadas com valores ambientais”, diz. 

Para o professor, as vitrines que destacam produtos sustentáveis e práticas eco-friendly não apenas atendem a essa demanda do mercado, mas também posicionam a marca como progressista e responsável. “O vitrinismo sustentável contribui para a construção de uma imagem sólida e conectada com os valores contemporâneos”.

Assim, a busca por ferramentas (desde manequins a outros elementos de exposição como mesas ou prateleiras) feitas com materiais sustentáveis ou biodegradáveis serão o foco para os próximos anos.

Aproveite para conferir as tendências de Cores e Estampas para 2024 e que vão impactar o futuro da Comunicação Visual e Têxtil