Para crescer, uma empresa depende de diversos fatores, dentre eles o networking. Essa rede de contatos é importante para conquistar não só possíveis clientes, mas também parceiros que atuem em áreas próximas ou complementares. Nos momentos de baixa, em que a redução dos custos é forçada, a rede de contatos deve ser aumentada para balancear a quantidade de clientes e criar uma nova base de consumidores.

Micro e pequenas empresas sofrem com as oscilações do mercado, porém elas têm para onde crescer, afinal, certamente não abrangem todas as pessoas que precisam de seus serviços. Por isso seja expansivo e saia da sua zona de conforto. “O empresário brasileiro costuma se fechar nesses momentos. Agora é a hora de buscar novas oportunidades”, sugere o especialista em empreendedorismo e presidente da Gowork, Fernando Bottura.

O empresário deve lembrar que o network nem sempre requer investimentos financeiros, pode ser feito gratuitamente, online. Além disso, Bottura lembra que ele não é somente sobre vendas, mas também sobre ideias. É o momento para abrir a cabeça para novas oportunidades e trocar experiências. O especialista indica seis passos para aprimorar o relacionamento e gerar mais negócios.

1.    Busque aparecer adequadamente – quem não é visto, não é lembrado, assim, mesmo que seja uma pessoa introspectiva, busque locais onde haja bastante pessoas que possam gerar negócios e passe a lutar contra a timidez e divulgar suas ideias.

2.    Não crie inimigos – muitos profissionais possuem uma postura negativista, criticando qualquer serviço que não seja o dele. Isso não pega bem, sem contar que se o comentário chegar a pessoa alvo, poderá causar indisposição e inimizades.

3.    Busque agregar – é papel de um profissional ser agregador, tanto de conteúdo, quanto de pessoas. Assim, busque constante atualização sobre temas pertinentes e busque criar uma corrente de profissionais de áreas paralelas para indicação, o que fará com que seja respeitado pelo grupo.

4.    Cada um no seu quadrado – evite oferecer serviços para áreas que não são a sua especialidade, pois cada um tem um ramo de atuação que deve ser respeitado, o que gera muito mais respeito e troca de indicações.

5.    Seja precavido – esteja sempre munido de cartão de visita e/ou apresentações de sua empresa, pois nunca se sabe quando surgirá uma possibilidade de negócios ou uma pessoa que poderá se interessar pelos seus serviços no futuro.

6.    Não exagere – existe uma linha muito delicada entre ser uma pessoa de network e ser o chato, assim, se policie, veja se não está sendo muito invasivo. Lembrando que muitas vezes o simpático pode estar forçando a amizade. Sempre respeite o limite do próximo.

Serigrafia_Como defender a comunicação visual