Na área da decoração, a procura por novos materiais sustentáveis é constante. Diante disso, são continuamente lançados produtos com qualidade e desempenho cada vez melhores, com destaque para o PVC.
Nome popular do policloreto de vinil, o PVC é uma substância feita a partir da mistura do eteno (subproduto do petróleo), e do cloro (retirado do cloreto de sódio).
Com características únicas, esse é um material que apresenta baixo custo e resistência a diversos agentes. Também é muito versátil em suas aplicações.
Convidamos Gabriel Priven, engenheiro químico e Gerente Comercial da Palram Industries na América do Sul, para falar sobre o PVC e suas muitas aplicações. Boa leitura!
PVC: o material que conquista o mundo
Amplamente utilizado na forma de folhas, chapas, tubos, mangueiras, embalagens, peças para construção etc., o PVC é um material termoplástico derivado da indústria petroquímica com uma versatilidade muito grande.
Ele pode ser processado de diferentes maneiras, o que permite obter produtos semiacabados ou acabados numa ampla gama de formatos, espessuras, cores, apresentações (flexível ou rígido) e acabamento superficial (liso, texturizado) etc.
Na comparação com outros materiais, Gabriel Priven afirma que o PVC se destaca pelos seguintes fatores:
- Baixo custo;
- Durabilidade; e
- Resistência ao fogo, à intempérie e ação mecânica;
- Reduzido peso.
“O PVC é cinco vezes mais leve que o aço e duas vezes mais leve que o alumínio, o que facilita muito o seu manuseio”, complementa Priven.
Além disso tudo, nos últimos anos, o PVC apresentou um crescimento exponencial na quantidade de iniciativas, produtos e aplicações que utilizam material reciclado e/ou reaproveitado na sua composição.
Aplicações para todos os gostos
As folhas e chapas de PVC são muito utilizadas em aplicações de decoração e comunicação visual.
Além das vantagens listadas acima, o Gerente Comercial da Palram Industries destaca que elas são extremamente fáceis de instalar: “Basta utilizar elementos de fixação mecânica ou adesivos disponíveis no mercado”, diz.
As chapas e folhas podem também ser cortadas com altíssima precisão através de métodos manuais ou automatizados. Também podem ser pintadas ou impressas na superfície com excelentes resultados de brilho e adesão de tinta.
Logo, algumas são as aplicações do PVC, como:
- Revestimentos: pisos, forros, paredes, rodapés, molduras, além de revestimentos para piscinas;
- Móveis: fabricação de armários, estantes, cadeiras, mesas, portas e janelas;
- Decoração: persianas, cortinas, revestimentos para paredes, molduras, painéis decorativos e objetos decorativos;
- Construção civil: fabricação de janelas e portas.
Tipos de PVC: escolhendo o modelo ideal para cada projeto
Ao longo do tempo o PVC foi se desenvolvendo, com a fabricação de diferentes tipos de chapas capazes de atender uma ampla gama de mercados e aplicações.
Veja algumas das possibilidades citadas por Gabriel Priven:
Chapas de PVC expandido de baixo peso
Utilizadas em aplicações de comunicação visual e decoração, essas chapas são leves e funcionam como ótimos isolantes térmico e acústico.
Chapas de PVC sólido
Utilizadas em aplicações industriais e também na decoração, especialmente em revestimentos e na sinalização;
Chapas de PVC sólido transparentes ou translúcidas
Com alta resistência mecânica e dimensional, elas são utilizadas em displays e aplicações de decoração e comunicação visual;
Sistema de revestimento de paredes que inclui painéis de PVC sólido, perfis de união e acabamento, cordão de solda e adesivo
Este material é especialmente projetado para decoração, disponível numa ampla gama de cores e muito apropriado para impressão digital direta, o que permite a obtenção de desenhos personalizados.
Segundo Gabriel, há também opções que contém proteção antibacteriana ativa. “Essa é uma ótima alternativa para clínicas, hospitais, centros cirúrgicos, laboratórios, áreas de produção de alimentos e todo tipo de local que requer controle da proliferação de microrganismos danosos”.
Chapas de PVC multicamada
Com um núcleo de PVC expandido e camadas externas de PVC rígido, essas chapas são ideais para a construção de elementos de decoração e comunicação visual de duas ou três dimensões.
“Este é um material extremamente versátil, leve, fácil de trabalhar, instalar e imprimir, e com uma excelente relação custo-benefício”, salienta Priven.
Na sua versão mais difundida, o núcleo de PVC expandido é da cor preta, com uma alta porcentagem de material reprocessado, o que torna esse produto altamente sustentável.
O gerente da Palran complementa destacando que já há opções mais sustentáveis à disposição.
“Na Palran temos uma versão ainda mais sustentável, já que utiliza matérias primas provenientes de descartes plásticos domésticos. Essa é a primeira chapa de PVC disponível no mercado com pegada negativa de carbono”, complementa.
Diante disso tudo, os revestimentos e demais materiais fabricados em PVC oferecem muitas vantagens e permitem a criação de ambientes mais bonitos e personalizados, aliando um bom custo-benefício com uma grande durabilidade.
Pense na possibilidade de utilizar este material e dê um toque diferenciado aos seus projetos.