Já imaginou como seria incrível empreender em um negócio criativo, rentável e cheio de novas oportunidades? Esse negócio existe e tem nome: papelaria personalizada.
O mercado da papelaria personalizada possui uma infinidade de possibilidades para profissionais da área. Cada vez mais amplo e repleto de oportunidades, este segmento é ideal para quem deseja empreender com autenticidade e criatividade.
Além da vantagem de trabalhar com o mundo da papelaria e ter autonomia para flexibilizar seus próprios horários, essa pode ser a principal fonte de renda para muita gente!
Papelaria personalizada: conheça este mercado
Em ascensão nos últimos anos, a papelaria personalizada é representada por itens de papelaria que carregam a marca, o nome e as cores da empresa estampadas. Ou seja, ao invés de usar folhas brancas e agendas genéricas, são usadas peças próprias que reforçam a identidade visual do negócio.
Com bastante criatividade, a papelaria personalizada permite aplicar uma marca em vários tipos de objetos do escritório como canetas, papéis e blocos de anotações.
Esses produtos tanto podem ter um uso comum dentro do escritório de uma empresa como podem também ser oferecidos a clientes e colaboradores como brindes corporativos.
Consequentemente, as oportunidades de mercado são enormes para quem atua nesse ramo. Há uma infinidade de segmentos para escolher e diversos nichos para se especializar e se destacar dos demais negócios.
Mas, mesmo com tantas opções disponíveis, alguns pontos devem ser considerados pelo empreendedor, como veremos a seguir.
Dicas para trabalhar com papelaria personalizada
Para trabalhar com papelaria personalizada e ter bons resultados, o primeiro passo é adotar um eficaz planejamento. É por meio dele que um projeto de qualidade será iniciado.
Mas além do planejamento geral, alguns passos podem ser colocados em prática. Veja:
1 – Escolha um nicho
A papelaria personalizada é muito diversa. Selecionar um nicho pode ser uma ótima estratégia que irá ajudar na hora de investir nos materiais certos e até mesmo se posicionar da melhor forma.
Você pode escolher entre papelaria personalizada para casamento, formaturas, aniversário, empresas, eventos corporativos, etc.
2 – Faça um bom plano de negócios
Com o seu nicho definido, é preciso desenvolver um bom plano de negócios. Nele, você deve mapear:
- O valor dos seus produtos;
- Os custos operacionais e de produção;
- A porcentagem de lucro;
- A projeção de crescimento; entre outras demandas nesse sentido.
Todo esse mapeamento deve estar documentado para oferecer clareza do que tem hoje e de onde quer chegar no futuro.
3 – Invista em maquinário e softwares
O terceiro passo é consolidar o que irá ajudar seu negócio na hora de oferecer um serviço de qualidade: os seus maquinários e softwares (de edição, produção visual e gestão).
Esta é uma das etapas mais importantes no processo de construção da sua empresa. Por isso, vale selecionar tanto o maquinário quanto os softwares com bastante atenção.
4 – Tenha um bom capital de giro
No começo, pode parecer difícil montar um capital de giro robusto. Mas, para montar uma papelaria personalizada ter esse capital é essencial, até mesmo para “sustentar” o seu negócio por um tempo.
Enquanto a sua papelaria não for reconhecida no mercado, o leque de clientes pode não ser tão grande, já que essa construção ocorre com o tempo. Durante esse período, a sua empresa precisa caminhar sozinha e se sustentar de maneira eficiente.
Por isso, estipule, por meio de uma análise, quanto você precisaria ter no caixa da sua empresa, garantindo um bom capital de giro.
5 – Encontre bons fornecedores
Um dos pontos-chave para crescer uma papelaria personalizada é ter bons fornecedores ao lado. Diante da grande variedade de produtos de qualidade, torna-se importante encontrar fornecedores que sejam de sua confiança.
Além disso, ao criar uma proximidade maior com esses profissionais, você também pode encontrar condições de pagamento e prazos mais interessantes. Por isso, procure sempre criar uma rede, com fornecedores confiáveis e que estejam sempre ao seu lado.
6 – Faça parcerias locais
Você já parou para analisar quais locais da sua cidade poderiam se tornar grandes parceiros do seu negócio?
Por exemplo, você pode fazer parceria com gráficas de outros nichos, para que elas indiquem o seu negócio caso clientes cheguem até elas procurando o que você oferece.
Fazer parceria com lojas para festas é outra boa possibilidade. Afinal, se você atende esse tipo de demanda, poderá complementar a venda dessas lojas, criando uma decoração em papelaria personalizada.
Outra possibilidade são as parcerias com escolas e empresas que fornecem materiais como livros, agendas, cadernos e afins para os funcionários e público em geral.
Tendências em papelaria personalizada para ficar atento
Conhecer algumas das principais opções dentro do segmento de Papelaria Personalizada é uma boa opção para empreender no segmento. Confira 5 tendências de mercado que você pode investir dentro do segmento.
1 – Papelaria Sustentável
A preocupação com o meio ambiente vem impulsionando a demanda por produtos de papelaria ecologicamente mais responsáveis. Canetas recarregáveis, blocos de notas feitas com papel reciclado e lápis de madeira certificada são apenas alguns exemplos dessa tendência.
Essa é a comprovação de que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o impacto ambiental de suas escolhas, buscando opções ecológicas também na papelaria.
2 – Bullet Journaling
O bullet journal é uma técnica de organização pessoal que utiliza cadernos pontilhados ou quadriculados para criar agendas personalizadas. Essa característica ganhou popularidade nos últimos anos e continua em destaque.
Por consequência, os entusiastas dessa técnica procuram cadernos com papel de alta qualidade, canetas de ponta fina e adesivos decorativos para personalizar seus layouts e criar um sistema de planejamento único. Ou seja, é um prato cheio para a papelaria personalizada.
3 – Lettering e Caligrafia
A arte do lettering e da caligrafia tem ganhado cada vez mais gosto entre as pessoas. Elas estão interessadas em aprender a escrever de forma mais estilizada e criativa.
Canetas especiais para caligrafia, pincéis de ponta flexível e cadernos específicos para prática de lettering são alguns dos produtos mais procurados por quem se interessa por essa tendência.
4 – Lembrancinhas
As lembrancinhas nunca saem de moda! Elas oferecem autenticidade, identificação e valor agregado ao cliente. Quando se pensa em lembrancinhas, uma série de produtos podem vir à mente, desde caixinhas personalizadas até bloquinhos de notas personalizados.
Com uma boa demanda de pedidos, as lembrancinhas, associadas à papelaria personalizada, podem gerar um faturamento bastante satisfatório.
Diante destas muitas possibilidades, a papelaria personalizada é uma ótima opção para ajudar o empreendedor a conquistar o seu tão sonhado negócio próprio!
Basta escolher o segmento que mais combina com você, estudar bastante sobre esse mercado e ter um empreendimento criativo de sucesso.