Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, mais conhecida como Indústria 4.0, muitas empresas perceberam a necessidade de introduzir novas tecnologias dentro de seus negócios para “correr junto no mercado” e não ficar para trás, mas o que muitas pessoas não sabem é que investir nessa nova experiência é mais fácil e ampla que imaginam.

É bem provável que muitos de nós só tivemos um conhecimento melhor sobre a realidade aumentada depois do fenômeno que foi o Pokemon Go. Com o lançamento do game portátil, pela primeira vez tivemos um acesso fácil à realidade aumentada e entendemos melhor como ela funciona, mas sabia que essa tecnologia vai muito além de ser usada apenas em jogos?

Uma das formas mais comuns de usar a RA é o filtro de Instagram, em que apenas apontando a câmera para um ambiente podemos ter experiências divertidas ou até acelerar a escolha do cliente por algum produto. Já para quem quer algo mais elaborado, também existem outros aplicativos que conseguem até fazer a leitura do tamanho real de algum objeto.

“A Realidade Virtual é um mundo digital, é como se você colocasse um óculos fechado e ele te traz uma imersão total, já a Realidade Aumentada faz com que a gente consiga ver o mundo físico com uma adição do mundo virtual, mas não tem interação, só tem essas duas informações existindo ao mesmo tempo. Um exemplo disso são aqueles carros que tem uma tela no parabrisa, em que aparece a velocidade nele. O filtro do Instagram também é uma Realidade Aumenta.”, diz Cairê Moreira, Consultor de Inovação.

Realidade aumentada em diversos segmentos

Donos de restaurantes já estão começando a usar este tipo de ferramenta para ajudar o consumidor a ter uma escolha perfeita de pratos. De uma forma interativa, as pessoas podem abrir um cardápio virtual em que é possível ver os pratos em 3D, com suas dimensões reais. Então além de diminuir possíveis decepções sobre o tamanho do prato, também é uma maneira de atrair apaixonados por tecnologia para ter uma nova experiência gastronômica.

Seguindo esta mesma lógica, mas indo para outro segmento, algumas marcas de carros também estão criando filtros para que os compradores consigam se sentir dentro do carro. Apenas com um celular na mão, os clientes podem ver todo o interior do automóvel como se estivessem sentados no banco do motorista, e tudo isso sem nem precisar sair de casa.

realidade aumentada na comunicação visual

“No campo industrial já é falado em Realidade Aumentada há muito tempo. Quando falamos sobre o futuro da indústria, é a Indústria 4.0. Por isso, hoje se tem muitos exemplos de utilização de Realidade Aumentada para ajudar em instruções. Vamos supor, tem uma máquina que precisa fazer algum tipo de correção ou ajuste, e o funcionário pode colocar um óculos de Realidade Aumentada, onde tem uma câmera que quando ele olha para uma peça específica, depois um instrutor ou um técnico que está em algum outro lugar pode dar a instrução para ele de como fazer essa manutenção. Ou pode ter um tutorial com os passos que ele precisa fazer, enquanto ele faz essa correção.

Na parte têxtil, confecção na verdade, a costureira precisa fazer a roupa e tem todos os cortes das peças, que são quase um quebra cabeça, ela pode ter uma introdução de como faz ou de como colocar linha na máquina. Então tem muito esse apoio, um apoio para ajudar nas instruções e dinâmicas, porque é meio que produtividade. Produtividade é: como eu consigo focar naquilo e não ter tanta coisa que me atrapalha. (…) Na parte de criação, como computação gráfica e designer gráfico, também tem um potencial ali de ver o protótipo que você está criando em 3D e conseguir interagir com isso também. No varejo é do como conseguimos melhorar a experiência do cliente, adicionando informações, manual, tem várias oportunidades”

O uso da Realidade Aumentada na comunicação visual

“Tudo o que tem a ver com experiência, nós conseguimos colocar uma Realidade Aumentada. Então, por exemplo, com o logo da sua loja dá para criar uma experiência na rua, gerando algum tipo de conteúdo ou interação.”

Como o Cairê mencionou, a Realidade Aumentada pode ser inserida em diversas áreas dentro do seu negócio, até mesmo na identidade visual da sua empresa. Você pode utilizar de várias ferramentas famosas, como por exemplo criar um filtro do Instagram com o logo ou o mascote da sua marca. Ou até ir para caminhos mais elaborados e estratégicos, relacionando a experiência do cliente com sentimentos positivos que se ligam à marca.

Uma grande empresa que vem fazendo isso há alguns anos é a Coca-Cola. Em 2021 a companhia lançou uma ação em que os clientes poderiam apontar a câmera do celular para as embalagens especiais de Natal e, após isso, veriam um Papai Noel saindo de uma lata ou garrafa do refrigerante com mensagens de afeto, carinho e união.

realidade aumentada

Novas oportunidades digitais

Já para aqueles que querem a ajuda da tecnologia para melhorar a produtividade dentro do trabalho, existem diversos caminhos para isso. Uma das maneiras mais comuns no mercado são arquitetos que usam aplicativos para verem seus projetos em 3D ou profissionais que usam o aplicativo “Medida” nos dispositivos IOS para medir distâncias.

Além dos exemplos citados acima, também é possível encontrar aplicativos que ajudam profissionais de beleza, com simuladores de tatuagem, maquiagem e penteados.

Estamos em um momento de transição, em que cada vez mais, vemos empresas entrando no universo digital ou se preparando para não ficarem para trás neste breve futuro, em que a maioria das empresas já estarão usando a Realidade Aumentada. Com isso, o Cairê Moreira nos contou um pouco mais sobre quais são essas previsões para o futuro e como inserir a Realidade Aumentada em qualquer segmento:

“O digital começou a ser tão importante quanto o mundo físico. Hoje o trabalho  é basicamente um híbrido, você tem as interações físicas, mas você tem muitas reuniões e eventos online. Então as redes sociais estão cada vez mais importantes. E conforme a tecnologia foi evoluindo e nós fomos interagindo com ela, essa mesma tecnologia também começou a ser muito importante para as nossas relações e na maneira com que interagimos. O Metaverso surgiu por causa disso! A pandemia mostrou ainda mais a importância do digital”, aponta.

realidade aumentada na comunicação visual

Ele completa explicando que existe uma divisão entre os mundos digital e físico, no entanto, cada vez mais a tendência é viver uma intersecção entre ambos. Cairê conta que a Realidade Aumentada é justamente um ponte para essa migração: “ela não é os dois extremos. Não é o extremo do digital que precisa de tela e não é um extremo de um mundo 100% virtual que não vai ligar para o mundo físico, ele é um meio termo”. 

Por fim, para a junção dos dois mundos nos negócios, o consultor explica um pouco sobre o conceito Phygital: “é a mistura do digital com o físico, muitas pessoas não gostam desse termo, mas usamos para facilitar. Por isso, as oportunidades de utilização de Realidade Aumentada é sempre pensando: Como é que eu pego a minha experiência aqui do mundo físico e melhoro ela adicionando o digital? O caminho é hibridizar isso”. 

Como pudemos ver, hoje existem diversas formas de inserir a Realidade Aumentada dentro de um negócio, que podem ir desde experiências ao cliente até aumentar a produtividade de funcionários, a grande questão é como ela será investida. Se usada de forma certa, a empresa poderá ter ótimos retornos a curto e longo prazo.

Se você tem interesse em Realidade Aumentada e quer mais exemplos de como aplicar essa tecnologia no seu negócio, leia também o nosso infográfico exclusivo e gratuito, que te indica várias aplicações em grandes formatos. Clique aqui e confira