Um dos momentos mais aguardados pelos designers e pessoas do mundo fashion e comunicação visual é a escolha da cor do ano.
Como mencionado em nossa matéria sobre tendências de cores e estampas para 2024, a cor indicada pela WGSN (Worth Global Style Network) – uma das referências do mercado – como a queridinha do momento é a Apricot Crush, um tom quente e alaranjado.
Mas, nesta última quinta (12), a Pantone fez uma live para lançar sua cor definida do ano. Confira a seguir tudo sobre a cor que será hit no próximo ano!
Por que a Pantone define a cor do ano?
A Pantone é uma empresa que fornece soluções de cores desde 1963, e, com a fundação do Pantone Color Institute, em 1985, são mais de 35 anos de influência na linguagem das cores, que é mundialmente utilizada por designers e profissionais de diversos setores para aplicações em todos os materiais possíveis.
O Pantone Color Institute foi responsável pelo programa educacional Pantone Color of the Year, criado em 1999, para envolver designers e entusiastas desse tema numa conversa sobre cores, com o intuito de chamar atenção para a relação entre as cores e a cultura global.
Em entrevista divulgada no site oficial da Pantone, Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, conta mais sobre a ideia do desenvolvimento da cor do ano: “queríamos destacar ao nosso público como o que está acontecendo na nossa cultura global é expresso e refletido através da linguagem da cor. Este processo de pensamento soa tão verdadeiro hoje como em 1999. Essa é uma das principais razões pelas quais, todos os anos, tantas pessoas em todo o mundo aguardam ansiosamente o anúncio da Cor Pantone do Ano”, pontua.
Como a cor do ano é definida?
Todos os anos, a Pantone desenvolve um processo global, que envolve especialistas do Instituto, seu trabalho de pesquisa nas influências de cores por todo mundo e uma cuidadosa análise de tendências.
Laurie também contou sobre a diversidade e o papel dos membros do instituto no processo da escolha da cor do ano: “Os membros da nossa equipe do Pantone Color Institute vêm de uma ampla variedade de origens culturais, geográficas e de design. O ponto em comum que os une é a sua experiência em cores e design, e a sua capacidade de ver o mundo através das lentes das cores. É por isso que os comparo a antropólogos coloridos. Eles têm a capacidade intuitiva de conectar tudo o que está acontecendo no mundo e traduzi-lo para a linguagem das cores”.
O estudo das tendências se dá através de diversos segmentos e indústrias, desde o entretenimento, produções audiovisuais e mundo dos jogos, passando por exposições artísticas, coleções de arte, moda, design, destinos de viagens ambiciosos, estilos de vida e chegando até o contexto socioeconômico.
Além disso, também são estudadas as influências de fatores como, redes sociais, novos materiais, eventos esportivos e acontecimentos que captam a atenção mundial.
A VP reforça o compromisso com a imparcialidade do momento da escolha: “Abordamos nossa seleção de cores de uma forma muito pura”. E complementa: “Também existe o equívoco de que um dia reunimos um monte de influenciadores de cores em uma sala e tomamos a decisão. Em vez disso, como muitos dos membros da nossa equipe do Pantone Color Institute possuem seus próprios estúdios de design, contribuem para previsões de tendências globais influentes, trabalham com clientes prescrevendo opções de cores para produtos ou identidade visual de marca e até dão aulas sobre cores, suas conversas diárias estão enraizadas em cor e design, incluindo material e acabamento superficial. Como resultado, as conversas relacionadas à nossa seleção da Cor Pantone do Ano não acontecem em uma reunião isolada em uma época específica do ano. É uma conversa longa e contínua entre um grupo de pessoas sintonizadas com as cores”.
Não apenas a cor, mas um estilo de vida
Não é apenas a cor que a Pantone define como guia. A ideia é conectar as pessoas com uma história, por isso, a escolha do nome também é muito importante. Afinal, isso nos remete a imagens e sentimentos, por isso, Laurie pontua “queremos ter certeza de que o nome da nossa Cor Pantone do Ano ressoa e pode transmitir de forma fácil e intuitiva a mensagem que pretendemos enviar”.
A VP explica que a cor é uma expressão do estado de espírito e representa uma atitude por parte dos consumidores, que terá repercussão por todo mundo. “Essa é a diferença entre uma moda passageira e uma tendência de estilo de vida. A Cor do Ano Pantone reflete uma tendência de estilo de vida. É sobre o que está acontecendo no zeitgeist em nível macro. Não vai representar uma tendência singular que você só pode encontrar nos EUA ou na Ásia. É global.”
Ela também reforça a importância dos sentimentos e da época que estamos vivendo, nossa visão de futuro e os aspectos de criatividade. Esse também é um dos motivos pelos quais além da cor do ano, a Pantone também lança uma família completa de cores.
Qual a cor do ano 2024?
Na live realizada nesta quinta, Laurie Pressman contou tudo sobre a cor do ano 2024. E a escolhida foi a Peach Fuzz!
Essa cor, remete a saúde, bem-estar, importância da comunidade e de estar perto de quem amamos. Remete ao conforto e a empatia. Suas palavras-chave são: sincero, suave, macia, gentil, nutrir, abraços, compassiva, tática, calmante e calor.
A Peach Fuzz tem a indicação de ser utilizada em diferentes formas e texturas, além de remeter ao conceito vintage, trazendo conforto e conexão.
Confira a seguir a paleta de cores 2024:
Aproveite para ler nossa matéria sobre as tendências de estampas para o próximo ano!