“O que te diferencia do mercado?” Essa foi a abertura da palestra de Maurício Bonin, da Sublima Digital, durante sua palestra no Fórum FuturePrint da Feira FuturePrint 2024.
Enquanto algumas pessoas afirmaram que seus diferenciais eram catálogo, preço e artes exclusivas, Bonin explicou que nenhum desses pontos deveria ser tratado como diferencial.
Afinal, o catálogo é o básico para mostrar seu trabalho e opções de produto aos clientes, e, as artes exclusivas devem ser cobradas especificamente por exclusividade.
“Se compramos uma camiseta loja de departamentos, por exemplo, a loja produziu aquela roupa, mas várias pessoas podem ter uma igual. Agora, se você vai ao alfaiate e ele faz um design e modelagem exclusivos para você, o preço é diferente, porque é uma peça única. Então por que você não cobra pela exclusividade das suas artes?”, questiona Maurício.
O especialista seguiu a palestra explicando que, quando uma marca não se destaca em nada da concorrência, o preço é o único fator diferencial. “Guerra de preços é ruim em qualquer mercado”, pontua.
Mas o que é realidade aumentada em canecas?
Para iniciar, vamos à definição da realidade aumentada. Este é um tipo de tecnologia que permite sobrepor elementos do mundo virtual à nossa realidade.
Utilizada para diversas aplicações como, por exemplo, projetos de arquitetura, visualização de produtos e até mesmo para jogos, a realidade aumentada também é muito utilizada na comunicação visual.
Diante desse cenário, o universo da sublimação também aderiu a tecnologia da Realidade Aumentada.
Agora, com uso de um aplicativo de celular, é possível “ler as imagens” aplicadas na caneca e enxergar uma projeção de vídeos ou imagens. Isso é uma ótima forma de homenagear pessoas ou entregar presentes com recados especiais, que podem ser vistos sempre, com poucos toques na tela.
Quais são os benefícios de oferecer realidade aumentada em canecas?
- Diferenciação no mercado – poucos profissionais fazem esse tipo de canecas
- Impacto emocional nos clientes – de acordo com Bonin, 70% dos clientes estão dispostos a pagar mais por um presente marcante
- Valor agregado e percepção de marca – esse tipo de produto fica “marcado na história” como algo único
- Marketing viral (reações autenticas) – “Não é um novo equipamento que vai fazer você vender mais”, explica Bonin, a dica aqui é pedir que os clientes gravem a reação ao entregar esse tipo de presente, postem e marquem o @ da marca que produziu. As reações autênticas são mais emocionantes e chamam mais atenção nas redes sociais, podendo se tornar um vídeo viral e dar mais visibilidade à marca.
Dicas importantes para se destacar e ter sucesso com sua empresa de Sublimação
Antes de finalizar a palestra, Maurício Bonin presentou os visitantes que acompanhavam a programação com uma caneca com realidade aumentada. Utilizando um aplicativo, era possível fazer a leitura da imagem, que gerava um vídeo do palestrante durante a Feira FuturePrint.
O presente foi um dos exemplos sobre como cativar os clientes, o fator surpresa da realidade aumentada também foi um grande diferencial.
O palestrante ainda deu dicas valiosas para o sucesso de sua empresa de sublimação, confira:
- Pense em aplicar coisas diferentes como, por exemplo, embalagens. “Não precisa ser caro, apenas algo que ninguém mais está fazendo, uma embalagem com formato diferente, mesmo que de papelão, chama atenção e agrega mais valor ao seu produto”, explica.
- Forneça uma experiência completa. “Se você vende uma caneca com arte bonita e a proposta de realidade aumenta, por que não monta um kit de café da manhã para ser vendido junto? É um diferencial, chama atenção, e caso o cliente não queira comprar todos os itens, você pode fazer apenas a venda da caneca, que já faz parte do seu portfólio”, pontua.
- Estude sobre direitos autorais nos produtos e produza com autenticidade. É importante se adequar as tendências do mercado, no entanto, aguardar apenas lançamentos de grandes players para criar suas estampas pode ser um problema. “Se produzir apenas produtos que causarão problemas com direitos autorais, sua estratégia não funcionará em longo prazo. O marketing é importante e esse tipo de produto pode fazer perder sua conta. Vocês precisam perder o medo de postar nas redes sociais ou marketplace, façam produtos que podem ser divulgados”, reforça.
- Venda valor, não venda preço. “Ao final, oferecer um desconto de 10% não é o fator que fará o cliente fechar a venda com sua marca. Você precisa entregar um produto que realmente possa agregar valor a quem compra”, finaliza Bonin.
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