Conhecer as novidades de mercado é essencial para a persistência de qualquer negócio. As tendências em comunicação visual, por exemplo, ditam as regras e precisam ser consideradas por empresas que querem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Assim, em pleno 2024, os empreendedores precisam estar atentos às principais tendências para ajudar na continuidade do negócio, em especial, na área de comunicação visual.

Convidamos Mayara Calderone, embaixadora da Futureprint e coordenadora/professora dos cursos presenciais do Portal Sublimático, para falar sobre quais são as principais tendências em comunicação visual que provavelmente veremos em 2024.

Setor em constante transformação 

A comunicação visual é um setor que está em constante evolução, acompanhando as tendências e inovações tecnológicas que surgem todo ano.

Consequentemente novas ferramentas e técnicas surgem no mercado, proporcionando uma série de oportunidades para criar comunicações visuais ainda mais impactantes.

Para Mayara, no ano de 2024, são as redes sociais que irão ditar as tendências em comunicação visual. “Hoje em dia todos têm acesso à informação por esse meio digital. Então possivelmente tudo vai passar por divulgação através dessa mídia”, opina. 

A professora complementa: “O profissional da nossa área precisa saber lidar com esse meio digital para sua divulgação e dos seus projetos e produções ligados à comunicação visual”.

Assim, além de utilizar estratégias essenciais, como pesquisa de mercado, escolha adequada de cores e tipografia, layout atrativo e utilização de imagens, a integração com outros canais de comunicação tem tudo para potencializar os resultados de uma comunicação visual.

5 tendências em comunicação visual para 2024

Como visto, as tendências em comunicação visual evoluem rapidamente, elas são impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças na forma como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor. 

Nos próximos meses, iremos presenciar várias tendências que vão moldar o futuro da comunicação visual. Aqui estão as 5 principais tendências que você precisa conhecer dentro do segmento:

1 – Personalização

Para Mayara, a personalização dentro da comunicação visual possui crescimento exponencial. “Começamos com camisas de futebol. Hoje o cliente quer que tudo que ele tem seja único. Por isso que a personalização se destaca”. 

Afinal, cada pessoa tem sua própria personalidade, procurando por experiências e produtos personalizados.

2 – Uso da realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)

Mayara Calderone destaca que todas as novas tecnologias precisam ser exploradas. “No nosso mercado de comunicação visual tudo precisa se adaptar e se adequar às necessidades”.

Neste contexto, tanto a AR quanto a VR estão revolucionando a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor. Consequentemente são ferramentas que ajudam muito nos projetos de comunicação visual. 

Essas tecnologias permitem criar experiências imersivas, nas quais o público pode interagir e explorar conteúdos de forma inovadora. “O cliente já imagina como vai ficar a personalização e isso ajuda nas vendas”, complementa a professora.

3 – Sustentabilidade em foco

Atualmente, e já há bastante tempo, todos temos nossas responsabilidades em contribuir com a conservação do planeta. Na área de comunicação visual, a busca de materiais e tecnologias que ajudem a alcançar isso é medida essencial. 

Para 2024, a expectativa é que algumas tendências em comunicação visual se façam presentes no contexto da sustentabilidade, como:

  • Uso de materiais recicláveis
  • Letreiros com eficiência energética
  • Design eco-friendly

O compromisso com práticas sustentáveis não é apenas bom para o planeta, mas também é cada vez mais importante para os consumidores, como destaca Mayara.

Já temos clientes, inclusive, que já exigem produtos que já utilizem materiais que sejam menos agressivos ao planeta”.

4 – Sinalização flexível (uso de soft signage)

O uso de soft signage está em ascensão devido à sua versatilidade e impacto visual. Este termo faz referência à sinalização ou à comunicação visual impressa em tecidos.

Grande tendência, a soft signage gera novas oportunidades para as áreas de decoração de interiores e sinalização, permitindo, inclusive, o desenvolvimento de uma grande variedade de peças, que vão desde toalhas de mesa decorativas até bandeiras.

5 – OOH inovador e interativo

A mídia Out of Home (OOH) é um conjunto de mensagens que atingem o consumidor fora de casa. Um exemplo de OOH é a Times Square, em Nova Iorque, que tem mais de 50 painéis digitais.

Por ser criativa e transmitir a informação, essa é certamente uma tendência que ganhará destaque nos próximos meses.

Oportunidades para empreendedores da comunicação visual

Diante das muitas possibilidades e tendências em comunicação visual, Mayara tem ciência que os empreendedores do segmento precisam estar sempre atentos às novas tecnologias, necessidades, tendências do nosso “métier” e do nosso trabalho. 

Temos o dever de nos aprimorar, como fazemos nas nossas feiras, encontros e reuniões. Nós estamos sempre em busca de aperfeiçoamento, de inovação, de encontrar o melhor para os nossos clientes”, afirma.

Ou seja, é dever do empreendedor estar a par das inovações do mercado, oferecendo as melhores soluções aos clientes. 

Quanta coisa eu aprendo, compartilho, e todos nós crescemos como empreendedores e como pessoas”, finaliza.

Aproveite para conferir quais são as principais tendências em Cores e Estampas para 2024