Nos últimos anos, a crescente demanda dos consumidores por produtos personalizados e exclusivos estão alimentando esta trajetória de crescimento de muitos produtos. A cerâmica, por exemplo, ganha cada vez mais espaço em projetos decorativos.

Para termos uma ideia, o mercado global de impressão digital para utensílios de mesa deve atingir US$ 452 milhões até 2029, segundo pesquisa da Research And Markets.

Muito desse sucesso é decorrente do uso de técnicas de impressão em cerâmica realizada digitalmente. Elas oferecem capacidades de personalização incomparáveis, permitindo designs, padrões e personalizações únicas.

Saiba mais sobre este mercado e entenda por que a impressão em cerâmica vem ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado de utensílios de mesa.

O que é impressão digital em cerâmica?

A impressão digital em cerâmicas de mesa é um sistema de decoração que utiliza uma impressora digital utilizada para imprimir revestimentos cerâmicos e porcelanatos. 

Este sistema permite decorar os produtos com alta definição, inclusive com efeitos em 3D, realismo nos desenhos e decoração precisa nos baixos relevos das peças.

Assim, neste processo, há a impressão e reprodução de imagens e textos a partir de um arquivo digitalizado. Os dados digitais são transmitidos de um computador para uma impressora, que registra os dados no papel ou em outro material. 

Dessa forma, a impressão digital não requer a gravação de uma chapa ou matriz para transferir a imagem para o papel.

A impressão digital permite ainda personalizar diversos detalhes, tornando a peça final única. Outra vantagem é a reprodução de arquivos em excelente qualidade e durabilidade, com secagem rápida e maior flexibilidade nos prazos de produção.

Impressão em cerâmica: segmento com muitas possibilidades 

Técnica crescente em todo o mundo, a impressão digital para louças de cerâmica e porcelana envolve o aproveitamento de técnicas avançadas de impressão digital para aplicar designs de alta qualidade em superfícies. 

Com alta capacidade de customização e processos de produção simplificados, essa técnica ganha muita força na personalização de muitas peças. 

Aplicável em louças de cerâmica e porcelana, a impressão digital garante imagens precisas e elaboradas diretamente nas superfícies dos itens.

A impressão em cerâmica digital atende ainda a uma variedade de materiais comumente usados ​​na confecção de itens de mesa, abrangendo pratos, tigelas, canecas e vários outros itens.

Serigrafia, Sublimação e Fotocerâmica. Qual o melhor processo para objetos cerâmicos?

Para personalizar produtos fabricados de cerâmica ou porcelana, há basicamente três possibilidades de impressão: serigrafia, sublimação e fotocerâmica.

Nos três processos a intenção é fazer com que o pigmento possa aderir à superfície do objeto. No entanto, o sucesso da impressão em cerâmica depende de alguns procedimentos específicos.

Confira a seguir dicas para dominar as principais técnicas e obter sucesso na personalização de objetos tanto cerâmicos como de porcelana.

Serigrafia

Neste processo, o produto personalizado passa pela queima em alta temperatura e por um período determinado para se fundir ao objeto.

Grandes indústrias fazem uso desta técnica, com o objetivo de atender mercados que oferecem peças identificadas com sua marca.

A principal vantagem do processo de impressão em serigrafia é a possibilidade de realizá-lo em superfícies escuras, enquanto nas demais, o fundo da cerâmica ou porcelana precisa ser claro.

Porém, a qualidade de impressão é menor e há uma limitação de cores, em especial se estivermos trabalhando com a reprodução de fotos no objeto. 

Também não é possível manter um padrão visual único, uma vez que o tom das cores pode variar em cada objeto ao longo da impressão.

Sublimação

No processo de sublimação não existem telas. Esta técnica de impressão utiliza tinta sublimática e deve ser impressa em papel sublimático para depois ser transferida para a peça através de prensas e moldes específicos para cada produto.

É importante ressaltar que os produtos finais em cerâmica ou porcelana precisam ser especiais para sublimação, recebendo um tratamento especial com uma resina. 

A técnica também limita o tipo de peça que você aplica, pois necessita de uma prensa no formato exato do objeto. 

Também é pouco resistente e não indicada para ambientes externos, temperaturas elevadas e a exposição da luz solar. 

Não é indicada para pequenos utensílios, uma vez que, o produto resultante desta técnica não pode ir para o microondas e máquina de lavar louças.

Fotocerâmica

A fotocerâmica é a técnica mais indicada para impressão em cerâmica ou porcelana, pois é concebida para este fim. Se seu interesse for a personalização de objetos cerâmicos e de porcelana, os melhores diferenciais estão nessa técnica.

Ela é bem simples e não requer matrizes ou telas, apenas uma impressora que utilize de toner cerâmico, papel específico para sua impressão e um forno para fusão da imagem ao objeto.

O transfer é aplicado no objeto e passa por um processo de queima, onde a imagem se funde ao objeto, penetrando profundamente nele.

O resultado dessa técnica se baseia na alta qualidade, durabilidade da impressão, cores vivas e resistentes às intempéries do tempo, podendo ficar em ambientes externos, ir ao forno, microondas, máquinas de lavar louças, e outros fins.

Não há limitação na superfície que será personalizada, podendo ser usada tanto dentro como fora da peça. Porém ainda exige que a superfície do objeto seja clara.

Por conta destes benefícios, a impressão fotocerâmica é indicada para diversos segmentos. Partindo da impressão de fotos para lápides, e adentrando em outros mercados como a decoração, a arquitetura, ateliers, brindes e conjuntos de louças personalizados.

Tendências e inovações no mercado de impressão em cerâmica 

Por ser um mercado em franco crescimento, muitas são as tendências e inovações que acompanham a impressão em cerâmica. Eles estão voltados principalmente à sustentabilidade e tecnologia.

Veja a seguir algumas das principais tendências e inovações na área de impressão em cerâmica:

  • Sustentabilidade na produção: é cada vez mais exigido pelo segmento o uso de tintas ecológicas e processos ajudem a minimizar o impacto ambiental deste tipo de processo;
  • Designs criativos e inovadores: com as modernas técnicas de impressão em cerâmica, como a fotocerâmica, o uso de fotos, texturas, ilustrações e elementos personalizados abre um leque de novas oportunidades para profissionais;
  • Realidade aumentada e interatividade: os avanços tecnológicos permitem a integração de recursos digitais em utensílios de mesa, aumentando a integração;
  • Uso de softwares avançados: o uso de modernos softwares dá aos profissionais maior liberdade de criação, permitindo a produção de designs complexos e ainda mais personalizados;
  • Impressão 3D em cerâmica: mesmo em fase ainda experimental, a impressão 3D permite a criação de peças únicas e personalizadas. Com a resina cerâmica, é possível imprimir objetos em 3D com um acabamento semelhante a pedra e, em seguida, queimá-los para criar uma peça completamente cerâmica.

Por fim, vale destacar que o investimento em novas soluções de impressão em cerâmica é constante. 

Portanto, a tendência é que esse segmento continue crescendo e se aperfeiçoando, gerando peças cada vez melhores e personalizadas para atender todo o público.

Convidamos você a conhecer o segmento de personalizados de luxo. Leia nosso artigo e entenda como criar experiências únicas para o seu cliente