Encontrar o caminho para os sanitários ou escada rolante em uma loja ou em um shopping é medida comum entre frequentadores destes tipos de ambientes. Diante disso, aplicar o conceito de design de sinalização torna-se imprescindível nestes empreendimentos.
Basicamente, o design de sinalização existe para que os funcionamentos de certos ambientes aconteçam de maneira efetiva, melhorando a comunicação visual e tátil.
Neste sentido, fatores como tipografia e o material onde as sinalizações estão inscritas são fundamentais. Essas escolhas dividem-se entre uma boa sinalização que ao mesmo tempo sustente a identidade visual da empresa, resultando em um design de sinalização realmente eficaz.
Importância do design de sinalização
O design de sinalização é um ramo do design que trata das relações das pessoas com os ambientes onde elas estão.
Segundo Marcos Tavares, sócio do estúdio Thapcom Design + Ideias, a principal função do design de sinalização é orientar e tornar mais fácil, intuitiva e segura a locomoção/localização dos indivíduos em um determinado espaço.
O especialista destaca que reconhecer um pictograma que indica um sanitário ou ser orientado para chegar até a esteira e retirar a bagagem em um aeroporto, depende do trabalho de um designer ou arquiteto.
“A importância do design de sinalização vai muito além do conforto e da beleza na composição arquitetônica. Tem papel fundamental na segurança e pode ser determinante para evitar acidentes”, complementa.
Elio Venturelli, Diretor de projetos da Primmus Sinalização, tem opinião semelhante sobre a importância do design de sinalização. Segundo ele, este ramo vai além de um projeto de comunicação.
“O design de sinalização é planejado para atender às necessidades de um uso comum e também uma forma de incluir e adaptar um espaço para um determinado tipo de público e suas necessidades especiais”, destaca.
Para isso, o especialista da Primmus Sinalização explica que são necessários estudos de aspectos ergonômicos, psicológicos, tecnológicos, de funcionalidade, de conforto ambiental e composição espacial.
“Projetos de sinalização demandam todos esses itens de maneira convergente, com alto grau de complexidade, uma vez que vêm a atender grande variedade de perfis de usuários”, diz.
Elevado grau de complexidade que exige profissionais especializados
Todo projeto de design de sinalização possui elevado grau de complexidade, muitas vezes não percebido pela maioria das pessoas. Por isso, é fundamental promover um planejamento adequado de todas as etapas deste tipo de projeto.
Segundo Venturelli esse planejamento vai desde a análise de ambiente e espaço físico, passando por questões técnicas como o desenvolvimento de peças (placas, totens, sinalização de piso, etc), formatos, materiais, fontes, cores e marcas.
Outra recomendação é ter todo o conhecimento sobre a legislação vigente, como sinalização de emergência, instruções técnicas, normas etc.
“Essas normas norteiam todo que engloba a sinalização, desde a posição das placas e letreiros até a legibilidade das mensagens, tamanho de letra, ângulo de visão etc”, salienta Tavares.
Também é importante acompanhar o desenvolvimento das peças fabricadas pelos fornecedores, bem como o acompanhamento da instalação para que se obtenha o resultado esperado pelo cliente.
Tavares também acredita que um projeto de sinalização bem planejado e bem executado depende de um forte ponto de contato entre o responsável pelo design com o seu cliente.
“Esse elo pode fazer toda a diferença na experiência do usuário em um determinado espaço. Pode economizar tempo, facilitar a vida das pessoas e a auxiliar na circulação segura”.
Assim, de forma bastante resumida, as etapas de um projeto de design de sinalização são:
- Identificação e análise do problema (briefing)
- Pesquisa
- Fase criativa ou de elaboração
- Especificação técnica
- Modelagem e avaliação
- Implementação
- Feedback
Tendo isso em mente, tanto Tavares quanto Venturelli recomendam a contratação de profissionais para a criação e instalação de um projeto focado em design de sinalização.
“O designer ou arquiteto especialista em sinalização vai encontrar a melhor solução para cada espaço levando em conta aspectos culturais e especificidades de cada projeto”, destaca o sócio do estúdio Thapcom Design + Ideias.
Ampla gama de materiais e soluções
Hoje em dia, dentro do mercado especializado há uma ampla gama de materiais que podem ser usados no design de sinalização.
“Todas essas possibilidades dão liberdade para o designer que, junto com cliente, conseguem buscar sempre o melhor custo benefício para implementação deste tipo de projeto”, salienta Elio Venturelli.
Os seguintes materiais e soluções são os mais utilizados:
- ACM (Alumínio Composto), muito popularizado no meio de comunicação visual;
- Chapas de aço carbono;
- Chapas em acrílico;
- Letras Caixa;
- Vinil adesivo;
- Tintas;
- Madeira/aço;
- Materiais refletivos;
- Recorte eletrônico;
- Impressão digital UV ou a base de solvente;
- PVC expandido, etc.
Vale destacar que cada projeto tem características únicas e o uso dos recursos, materiais e soluções vai depender do orçamento disponível e das características do lugar.
Tavares dá um exemplo para explicar essa importância. “Sob características climáticas específicas, como a insolação, a umidade e a temperatura média exigirão a escolha de materiais mais adequados para esse tipo de projeto”.
Por fim, as dicas apresentadas neste material ajudarão você a garantir que uma sinalização clara, coerente e de fácil entendimento, melhorando a experiência dos usuários e ajudando-os a chegar ao seu destino de forma rápida e segura.
Aproveite este tema para conferir este artigo e conhecer 15 dicas para criar um projeto de sinalização usando LED