A busca dos consumidores por itens personalizados, que reforcem suas personalidades e individualidade, fez com que diversos participantes da cadeia da produção têxtil desenvolvessem soluções para suprir essa carência do mercado. Um exemplo disso é a impressora que imprime diretamente sobre algodão criada pela Epson. “Pode-se estampar desde camisetas, até moletons, calças jeans e sacolas retornáveis”, explica o business development executive da Epson do Brasil, Fábio Tolosa.
Caso o tecido seja claro, não há necessidade de preparação. Recomendamos até que não se use amaciante. Entretanto, para o caso de estampas em tecidos escuros, como calças ou jaquetas jeans, é necessário que o tecido seja preparado para receber tinta branca.
Tolosa explica que o produto já é comercializado no Brasil, sendo funcional para quem possui bureaus e quer atuar com personalização de produtos e que a impressora não deve ser colocada no chão, mas sim em uma mesa reforçada devido às suas dimensões (1 x1,5 metros e 80 quilos). “Recomendamos, também, que o proprietário possua estufa ou prensa para polimerizar a tinta”.