A serigrafia é uma técnica de impressão que envolve transferir tinta através de uma tela esticada sobre uma superfície para criar imagens, textos ou padrões. Manter as telas de serigrafia limpas e em boas condições é crucial para garantir a qualidade e consistência dos resultados nesses processos. De acordo com Nascimento Rocha, técnico, consultor de serigrafia e professor na escola Gênesis, telas limpas evita fungos e mofos que podem causar o apodrecimento das tintas. Além disso, “as telas em boas condições (sem empenos ou tortas) evita que as estampas fiquem desencaixadas”, conta o especialista.
Como limpar corretamente as telas de serigrafia antes e depois da impressão?
Nascimento explica que assim como existem vários tipos de tintas, existem também várias formas de limpar e manter limpa as telas. Confira as dicas:
- Antes da impressão, todas as telas devem ser limpas com um pano (que não solte pêlos) úmido para tirar os resíduos de poeira. Isso evita a contaminação e sujeira da tinta.
- Após o uso, as telas devem ser limpas de acordo com a tinta usada:
- Tintas solventes: usar o solvente da mesma tinta e estopa para fazer a limpeza;
- Tinta base de água: usar água corrente e, com o auxílio de uma esponja e detergente, limpar todos os resíduos de tinta de dentro da tela. Isso vai evitar que crie cascas de tinta dentro da tela;
- Tintas plastisol: usar o produto adequado para limpeza (lava quadros) e, com uma estopa ou retalhos de tecido, limpar toda a área de dentro da tela.
- As demais tintas, sempre seguir o mesmo procedimento.
Como armazenar corretamente as telas de serigrafia para prolongar sua vida útil?
Secagem completa: Certifique-se de que as telas estejam completamente secas antes de armazená-las. A umidade pode causar mofo e danificar a emulsão.
Proteja contra poeira e sujeira: Coloque as telas em sacos de polietileno ou sacos de tela especialmente projetados para protegê-las contra poeira, sujeira e contaminantes. Isso ajuda a evitar que partículas estranhas entrem nas aberturas da tela.
Superfície planas: Certifique-se de que a superfície onde as telas são armazenadas seja plana e nivelada. Isso ajuda a manter a integridade da estrutura da tela.
Evite luz direta do sol: Armazene as telas em um local fresco, seco e escuro, longe da luz direta do sol. A exposição prolongada à luz solar pode enfraquecer a emulsão da tela.
Controle de umidade: Evite armazenar as telas em áreas úmidas ou sujeitas a mudanças extremas de umidade. A umidade pode causar danos à emulsão e ao quadro da tela.
Não empilhe coisas sobre as telas: Evite colocar objetos pesados ou outros materiais em cima das telas, pois isso pode causar deformações ou danos à estrutura da tela.
Rotulação: Rotule cada tela com informações relevantes, como o design ou imagem associada, a data de fabricação e qualquer outra informação útil. Isso facilitará a identificação rápida quando você precisar usá-las novamente.
Verificações regulares: Faça verificações regulares das telas armazenadas para garantir que elas continuem em boas condições. Isso pode incluir inspecionar a emulsão, a estrutura da tela e a limpeza geral.
Nascimento ainda reforça: “não são recomendadas que as telas de madeira, depois de lavadas, fiquem ao sol, pois pode causar o empeno da madeira. Deixe-a secando na sombra ou em uma estufa com baixa temperatura (35 graus). Já as telas de alumínio não tem problemas de empenar, ou seja, podem ficar ao sol. Para armazená-las, deixe-as enfileiradas uma ao lado da outra”, explica.
Como fazer a manutenção preventiva das telas de serigrafia para evitar danos ou desgaste excessivo?
A manutenção preventiva não apenas prolonga a vida útil das telas, mas também melhora a qualidade das impressões e a eficiência do processo de serigrafia. Dedique tempo regularmente para cuidar de suas telas e garantir que elas estejam sempre prontas para produzir resultados excepcionais.
Segundo Nascimento, para prolongar a vida útil das telas de madeira, você pode pintá-las com uma laca ou verniz, para evitar o encharcamento e apodrecimento rápido da madeira. E mais: ”Antes de colocar os parafusos, usar graxa para evitar que enferrujem com mais rapidez. As telas de alumínio não precisam desse cuidado todo, pois elas não enferrujam e nem apodrecem, mas um conselho para que durem muito mais é não usar cloro ou derivados para a recuperação, pois isso com certeza vai reduzir a vida útil delas”.
Como identificar e solucionar problemas comuns nas telas de serigrafia?
1. Quando a impressão fica irregular ou desfocada
As linhas e detalhes na impressão não ficam nítidos; as bordas das imagens parecem borradas; e a impressão não fica alinhada corretamente com o substrato.
Dicas:
- Verifique se a tela está devidamente tensionada.
- Ajuste a pressão da máquina para garantir um contato uniforme entre a tela e o substrato.
- Certifique-se de que a tela esteja alinhada corretamente com o substrato antes de imprimir.
- Verifique se o substrato está posicionado corretamente na mesa de impressão.
2. Quando há manchas ou falhas na impressão
As áreas da impressão apresentam falta de tinta. Pode haver áreas com pigmentação mais fraca ou até mesmo ausente.
Dicas:
- Verifique se a emulsão está aplicada uniformemente na tela.
- Ajuste a pressão da máquina para garantir uma transferência de tinta adequada.
3. Quando há entupimento ou bloqueio da tinta
A tinta não passa pelas aberturas da tela de maneira uniforme. Pode haver interrupções na impressão onde a tinta não flui.
Dicas:
- Verifique se as aberturas da tela não estão obstruídas por resíduos de tinta seca.
- Utilize tintas com a viscosidade correta e misture-as adequadamente.
- Certifique-se de que a pressão da máquina não está muito alta, o que pode causar entupimentos.
4. Quando há arranhões na emulsão
Linhas indesejadas ou arranhões aparecem nas impressões. Além disso, a emulsão parece estar danificada em algumas áreas.
Dicas:
- Manipule as telas com cuidado para evitar danos à emulsão.
- Verifique se não há objetos pontiagudos ou ásperos próximos às telas.
- Certifique-se de que o substrato não está causando danos à emulsão durante a impressão.
5. Quando ocorre falta de adesão da emulsão
A emulsão não adere uniformemente à tela, resultando em áreas sem revestimento.
Solução:
- Certifique-se de que a tela esteja limpa e livre de resíduos antes de aplicar a emulsão.
- Verifique a idade da emulsão, pois emulsões mais antigas podem ter dificuldade em aderir.
- Siga as instruções do fabricante para a aplicação adequada da emulsão.
Como saber quando é hora de substituir uma tela de serigrafia e o que fazer com as telas antigas?
Nascimento explica que nas telas de alumínio só precisa substituir o poliéster quando rasga, pois elas praticamente não perdem a tensão. Já as telas de madeira podem perder a tensão rapidamente se forem esticadas com grampo de forma inadequada (grampos distantes). “E quando começam a empenar, o poliéster vai perdendo a pressão e não dá mais o mesmo resultado, ou seja, telas perdem o padrão de encaixe e podem causar borrões na estampa”, conclui.
Gostou? Agora você já sabe como cuidar e manter as telas de serigrafia. Aproveite também para entender qual o tipo de tinta ideal para a serigrafia – clique aqui!