Valorizar uma peça. Esse é o principal objetivo ao se aplicar serigrafia em um produto. Para se ter uma ideia: você sabia que uma peça com efeitos de serigrafia pode valer até 10 vezes mais do que uma sem? E a valorização só aumenta quando a estampa utilizada está em alta e é uma “queridinha” do momento. Por isso, aqui você vai aprender a fazer estampas degradê em suas peças!
Antes disso, é muito importante destacar que a serigrafia permite, além da estampa degradê, infinitas possibilidades na aplicação de efeitos diferenciados. Estampas em relevo, termocrômicas, fotocrômicas, estampa em corossāo e estampas com foil são apenas alguns deles. Mas a estampa degradê tem um diferencial importante: “elas nunca saem de moda!”, é o que garante Nascimento Rocha, especialista no assunto.
Ele ainda destaca outro ponto importante na hora de aprender a fazer estampa degradê: encontrar o nicho correto, ou seja, um público que se identifique com esse tipo de estampa. “Escolher o nicho correto é fundamental pois, se você souber atingir seu público-alvo, suas peças se valorizam ainda mais”, diz Nascimento Rocha.
Você não sabe qual estampa usar? Neste conteúdo, um especialista responde como criar uma estampa, entre outras dúvidas. Confira aqui!
Veja, também, como conseguir o efeito emborrachado na serigrafia!
Mas como fazer estampa degradê?
A seguir, você confere um passo a passo de como imprimir uma estampa com esse efeito na serigrafia:
Passo 1: defina a estampa
Você já tem algo em mente? O primeiro passo é escolher a estampa e as cores que serão utilizadas na impressão serigráfica.
Passo 2: comece a aplicação das tintas na tela
Depois do primeiro passo, você deve colocar as tintas na tela com a estampa que será utilizada. Coloque as tintas no topo da tela. Aqui, ficam duas dicas importantes: a primeira é não exagerar nas porções de tintas, pois, se for muito, elas podem acabar se misturando mais rápido; a segunda é garantir que as tintas tenham sempre a mesma consistência: se uma estiver muito mais diluída, ela vai começar a invadir o espaço da outra.
Passo 3: misture levemente a junção das cores
Com uma espátula, deve-se misturar um pouquinho o “encontro” das tintas. Vamos supor que para essa estampa estejam sendo utilizadas três cores: vermelho, amarelo e azul. Com uma espátula pequena, você deve misturar um pouquinho do vermelho com o amarelo, bem na junção entre as duas tintas, formando um trechinho laranja; a mesma coisa entre o amarelo e o azul, formando um trecho verde.
Passo 4: inicie a aplicação na camiseta
Posicione, então, a camiseta a ser estampada e coloque a tela com as tintas sobre ela. A aplicação do degradê deve ser feita de forma controlada. Uma dica importante aqui é usar um rodo da mesma largura da tela, ou colocar calços dentro da tela para manter a firmeza.
Passo 5: espalhe a tinta
Faça o movimento de espalhar a tinta com o rodo sobre a peça por três vezes. Vale lembrar que a primeira peça pode ficar com alguns riscos, pois a mistura ainda não estará perfeita. O ideal, então, é utilizar um retalho na primeira estampa e não a peça final a ser estampada.
Passo 6: prepare para a secagem
Muito cuidado nessa hora: retire a tela da camiseta e inicie o processo de secagem.
Passo 7: verifique a necessidade de mais demãos
Podem ser necessárias duas ou três demãos. Isso deve ser avaliado à medida que você estampa, até encontrar a cobertura perfeita.
Vale ainda destacar que, por se tratar de um processo manual, uma peça nunca vai ficar igual a outra. As tintas vão se misturando e o resultado tende a ser diferente de uma para outra. Mas essa é a graça do processo — tornando o produto único.
Se você ainda ficou com dúvidas, dê uma olhada neste vídeo do YouTube com dicas de Nascimento Rocha de como fazer estampa degradê!
Gostou? Agora, mão na massa!
Quer saber ainda mais detalhes sobre impressão serigráfica? Baixe o infográfico gratuito e entenda as etapas do processo!