Quando as estampas estão cada vez mais criativas e a concorrência cada vez mais alta, não há como fugir das principais tendências do mercado e buscar sempre novidades. E olha, os efeitos de serigrafia estão aí para isso: valorizar ainda mais as peças — uma peça com efeitos de serigrafia pode valer até 10 vezes mais do que uma sem —, oferecer exclusividade e ainda aprimorar o conhecimento e a experiência do empreendedor da área.
Pelo menos é o que garante Débora Vilela, técnica química da Fremplast Tintas, empresa de grande porte especializada na fabricação e distribuição de tintas, vernizes, equipamentos e insumos para linha gráfica, serigráfica e digital.
“Os efeitos especiais podem ajudar o serígrafo a atender as necessidades do mercado. E também ajuda os estilistas, que sempre estão em busca de novidades”, conta a profissional.
Uma coisa não dá para negar: a tecnologia hoje beneficia todos os segmentos e não seria diferente no mercado de estampas. Ela é a responsável por fazer as impressões brilharem, apresentarem texturas diferentes e terem relevo. As técnicas são diversas e, com a ajuda de Débora Vilela, listamos as principais a seguir.
Tipos de estampa: principais tendências em efeitos de serigrafia
1. Termocrômico
Dependendo da temperatura, um desenho ou uma cor diferente surge. É justamente esse o resultado gerado pelo termocromismo, um efeito inteligente e que também pode ser muito prático e divertido.
Por exemplo, na moda praia, uma peça neutra pode ganhar uma estampa quando ela estiver molhada e fria. Legal, não é? Já pensando na utilidade, o efeito também pode ser aplicado em objetos, como em mamadeiras, que mudam de cor quando o líquido esfria o suficiente para ser consumido.
2. Fotossensível
Aqui, nenhuma cor é perceptível até que haja incidência de luz UV. De acordo com a Fremplast, o Plastisol Fotossensível — tinta que produz esse efeito — foi desenvolvido com resinas para ser aplicado em quadros com ou sem relevo.
3. Efeito holográfico
Neste efeito, a estampa muda de cor quando é vista de um ângulo de luz diferente. Foi muito utilizada nos anos 90 e agora voltou com tudo, trazendo um visual moderno com um toque futurista.
4. Soft touch
Sua característica principal é o toque aveludado onde o efeito é aplicado. Mas é mais do que isso: o soft touch também deixa o material mais fosco que outros acabamentos. Ele pode ser utilizado em um logotipo, desenhos ou outros elementos que queira dar destaque.
5. Efeito indexado
Débora destaca que este é um efeito muito utilizado no uso da máquina carrossel. Ele foi desenvolvido para atender a alta demanda de estampas simples com baixo custo.
Portanto, não se trata de uma novidade, o indexado já está há mais de 20 anos no mercado, mas é um processo técnico importantíssimo, que permite criar estampas com cores e imagens realísticas.
6. Efeito emborrachado ou alto relevo
A técnica da estampa em alto relevo é bem conhecida por aqui, mas não poderia ficar de fora. Ela oferece resultados com texturas e tridimensionalidade e pode ser usada em produtos de moda, itens promocionais, uniformes, produtos esportivos, entre outros.
Leia mais sobre o efeito emborrachado aqui.
7. Glitter
Mesmo sendo utilizado há anos, este efeito pode ser considerado uma forte tendência atualmente. Isso porque o brilho no mundo da moda tem seus momentos de “vai-e-vem”, e isso também influencia nos tipos de estampa mais procurados.
O que muda com o tempo são os acabamentos. Hoje, por exemplo, há opções ainda mais brilhantes, com partículas minúsculas e acabamento fino.
8. Degradê
A estampa degradê tem um diferencial importante: ela nunca sai de moda. Neste post do nosso canal de conteúdo você confere um passo a passo de como imprimir uma estampa com esse efeito na serigrafia.
Como se diferenciar no mercado com suas estampas
A serigrafia é um mercado que sempre está ativo: “quanto mais você investir em maquinários e informações, mais retorno você terá”, conta a especialista da Fremplast Tintas.
Além disso, como já foi citado aqui, é muito importante ficar de olho nas tendências e estar sempre antenado ao que a moda está pedindo. “Vale também buscar cursos para ampliar a visão deste empreendedor. Com isso, ele consegue ampliar sua visão de opções e efeitos que podem ser aplicados”, finaliza Débora.
Agora que você está por dentro dos principais efeitos de serigrafia, que tal ampliar o seu leque de serviços oferecendo aos seus clientes estampas criativas e exclusivas? Manda ver!
Para saber mais detalhes sobre a impressão de estampas na serigrafia, baixe nosso infográfico gratuito que mostra todas as etapas do processo!