A comunicação visual em tecido está crescendo no Brasil, afinal, o substrato conta com características como alta qualidade e versatilidade. Assim, pode ser usado em vitrines, stands, decorações de ambientes, eventos, entre outros.
A grande diversidade trazida pelos tecidos permite obter os mais variados resultados, além de possibilitar uma comunicação com mais leveza e beleza.
Os painéis de tecido, por exemplo, estão conquistando espaço da decoração de diferentes estabelecimentos. Afinal, a sua mistura de formas, texturas e cores permite compor a decoração de qualquer espaço.
Quer entender um pouco mais sobre a comunicação visual em tecido e suas vantagens em relação à lona ou vinil, por exemplo? Siga com a leitura!
Os benefícios da comunicação visual em tecido
“Grande parte do mercado de comunicação visual está migrando para tecido porque a aplicação em impressão digital pode abranger desde lonas até tecidos elásticos. É possível utilizar o substrato para uso interno, em feiras, e também para moda”, explica Carlos Cabanas, diretor geral da Ernetex Indústria e Comércio.
Ao contrário dos já tradicionais painéis em lona, no entanto, os tecidos não deformam com o tempo. Assim, é possível manter a decoração do estabelecimento sempre com uma aparência bonita e de qualidade, aumentando a vida útil da comunicação visual.
Além disso, a comunicação visual em tecido está ganhando espaço pela sofisticação, elegância, modernidade e, inclusive, sustentabilidade que permite trazer ao espaço. Por ser um substrato leve, o tecido ainda ajuda a reduzir custos com o transporte e a facilitar a aplicação na decoração. Assim, as chances de o material ser danificado são muito menores.
Por fim, a comunicação visual em tecido permite o uso de cores muito mais vivas. Dessa forma, o substrato abre portas para que os empresários do segmento possam expandir a sua atuação. Com o tecido, além da comunicação visual, é possível atender a clientes de diversos mercados, como decoração, moda e arquitetura.
Características da impressão em tecido
Normalmente, o poliéster é o tecido mais utilizado para este tipo de trabalho. Afinal, ele é um material que pode ser lavado, que não adquire dobras permanentes e que ainda permite impressões de estampas e imagens em alta resolução. Ainda assim, a impressão pode ser realizada em tecidos como cetim, TNT, lycra, kanvas, microfibra, entre outros.
Para fixar a comunicação ou a peça, é possível usar acabamentos como barras de alumínio, ilhoses ou varão.
Além disso, os painéis em tecido podem ser usados com uma retroiluminação por LED. Assim, eles tornam a mensagem mais atrativa e dão mais impacto à comunicação, mesmo que ela esteja sendo apresentada durante o dia.
Aplicações da comunicação visual em tecido
A impressão visual em tecido é bastante demandada pelo mercado de moda, cenografia e acessórios. No entanto a procura pelo uso do substrato na comunicação visual está crescendo devido ao seus benefícios.
Por ser um material muito versátil, suas aplicações são bastantes abrangentes. É possível, por exemplo, confeccionar roupas com a finalidade de merchandising, bolsas, sacolas, bandeiras e tudo mais o que a criatividade permitir.
A impressão em tecido também é bastante usada para a decoração de ambientes e de eventos. Para você ter uma ideia, ela já aparece com frequência como papel de parede em casas e escritórios. Além de permitir aplicação em móveis e demais peças de decoração.
Com isso, a comunicação visual em tecido abre oportunidades para aumentar o portfólio de produtos e diversificar o negócio. Para tanto, é essencial conhecer a fundo as técnicas de impressão e estar atento às tendências das áreas. Assim, é possível oferecer itens altamente criativos e de grande qualidade!
Você já trabalha com a impressão em tecido? O que tem achado deste mercado? Conte para a gente nos comentários!
Fontes: