A impressão digital na decoração está em alta devido aos seus diferenciais e benefícios, que incluem mais liberdade de escolha aos clientes para a estética de suas peças de ornamentação, como paredes, pisos e mobiliários.

Assim, é possível personalizar ambientes residenciais em linha com as preferências e personalidade dos clientes. Nos espaços corporativos, torna-se possível seguir rigorosamente os padrões de cores, texturas e demais elementos visuais que caracterizam a marca da empresa.

Dessa maneira, a versatilidade da impressão digital na decoração torna-se um grande atrativo, assim como a agilidade característica proporcionada por esse processo, que possibilita novos lançamentos e customizações com o timing adequado e sob custos atrativos.

Como a impressão digital na decoração ajuda as empresas a venderem mais?

A tecnologia de impressão digital oferece uma série de benefícios para as empresas que trabalham na esfera da decoração de interiores. Há infinitas cores e opções de personalização para explorar, provas imediatas e um tempo rápido entre a criação do design à finalização da produção. E isso potencializa bons resultados para esses negócios.

“Com a impressão digital, as empresas conseguem lançar novos produtos decorativos em ciclos mais enxutos, ofertando ao mercado mais produtos em menos tempo. Isso contribui para que consigam vender mais para os clientes atuais e fazer primeiras vendas para clientes novos, o que otimiza as vendas e a diversificação de seu portfólio”, indica Regina Batista, especialista em impressão digital e representante da Print Comunicação.

Ainda, a impressão digital na decoração permite que as empresas consigam ter mais agilidade para responderem às novas demandas e tendências e às mudanças de mercado. Com isso, é possível ter mais competitividade, fazendo as ofertas certas para a demanda atual de seu público.

Impressão digital na decoração para agregar valor

Outro benefício importante possibilitado pela impressão digital na decoração é desenvolver produtos com maior valor agregado, a partir de personalizações e de alinhamento com as principais tendências ditadas pelo mercado.

Além disso, pode-se trabalhar com a confecção de peças ornamentais exclusivas ou feitas em lotes limitados, o que também “contribui para que elas tenham um valor agregado maior aos olhos do cliente e a empresa possa trabalhar com margens de lucro mais altas”, como destaca a especialista.

Oportunidades da impressão digital na decoração de têxteis e cerâmicos

Há oportunidades em diferentes frentes. No caso dos produtos têxteis, a impressão digital proporciona a confecção de produtos com cores vivas, estampas com boa aderência ao substrato e uma aplicação homogênea.

“Com a pandemia, muitas pessoas estão redecorando suas casas, o que abre oportunidades especialmente para quem vende os produtos online. Têxteis são produtos fáceis de serem despachados e podem representar um incremento de vendas nesse momento”, avalia Regina.

Além disso, com a impressão digital, consegue-se desenvolver amostras e pilotos de produção de têxteis personalizados com facilidade e rapidez, para não perder oportunidades ou clientes. Entre as possibilidades, estão revestimentos personalizados, tecidos para mobiliários, acortinados, itens de cama, mesa e banho e tantas outras.

“O design de um tecido não precisa mais ser genérico e heterogêneo, feito em massa. Vários tipos de tecidos podem ser impressos digitalmente sob demanda agora, com qualquer arte e na quantidade necessária. Pense em cortinas exclusivas, estofados para cadeiras e sofás, roupas de cama e travesseiros. O estofamento pode ser projetado para combinar perfeitamente com o esquema de cores ou impressão exigido pelo decorador de interiores”, comenta a especialista.

Ainda, a impressão digital na decoração conta com oportunidades também para produtos em cerâmica, uma vez que viabiliza a personalização de uma ampla gama de imagens e a reprodução fiel de texturas em alta, como as de pedras e madeiras.

“Também é possível imprimir digitalmente em ladrilhos cerâmicos. Isso oferece novas oportunidades para personalização de pisos e azulejos para cozinhas, banheiros, piscinas ou, mesmo, para se criar um mural completo. A impressão digital sob demanda permite que uma arte seja distribuída perfeitamente em vários ladrilhos ou em uma parede inteira. Isso introduz um novo nível de potencial de decoração de interiores para essas áreas. Há também outra oportunidade: quando o cliente precisa de mais peças para um determinado projeto em que as peças originais não estão mais disponíveis, a impressão digital permite que um pequeno lote seja reproduzido para atender esse tipo específico de demanda”, complementa Regina.

Oportunidades para a decoração de ambientes corporativos/industriais

A impressão digital também permite que as empresas do ramo encontrem boas oportunidades em projetos decorativos de outras empresas. Afinal, com a ampla diversidade de substratos, cores, formatos, texturas e personalizações que se pode trabalhar com a impressão digital, as companhias podem promover desde pequenas atualizações a grandes mudanças em seu design de interiores de forma rápida, eficiente e com custo atrativo.

Ainda, como lembra Regina, “as empresas têm percebido o benefício da impressão digital para a decoração corporativa também porque essa é uma opção que não exige que elas parem, que tenham de lidar com dores de cabeça de obras, que o ambiente fique desorganizado. Tudo é feito rapidamente e sem atrapalhar os trabalhos da companhia”.