“A estamparia digital ainda é um mercado em pleno crescimento no Brasil. Os equipamentos digitais podem beneficiar tanto os grandes produtores, como os pequenos confeccionistas”, afirma a gerente de vendas de Grandes Formatos da Epson Brasil, Evelin Wanke – uma das soluções apresentadas pela empresa é um equipamento voltado para impressão direta de estampas em tecidos.

Vale lembrar que a impressão digital possibilita personalização de produtos, seja em materiais flexíveis – como lonas, couro e tecidos – ou rígidos – como vidros, acrílicos, metais, PVC expandido, MDF, madeira, folhas soltas, polietileno, policarbonato, cerâmica e tecidos para decoração. A tecnologia é indicada para gráficas que demandam produtos com mais cores e para quem busca alta resolução fotográfico em grandes volumes.

São 39.019 impressoras digitais em atividade no Brasil

“Nos últimos oito anos nosso segmento vem mudando de forma bastante acelerada. O digital vem tomando conta do convencional e esse é um caminho sem volta”, comenta o presidente da Andigraf (Associação Nacional das Industrias Gráficas e da Comunicação), Roberto Moreira. Estima-se que pequenas e microempresas façam com que o mercado gráfico movimente R$ 45 bilhões anualmente.