Antes de mais nada, você sabe o que é e qual a origem do totem? De acordo com o especialista Sergio Rizzo, em qualquer dicionário de português, totem se refere a ideia de símbolo de um clã, família; ou algum objeto, planta ou, especialmente, animal que representa um determinado grupo. “Podemos nos lembrar dos totens que eram esculpidos em madeira pelos nativos indígenas norte-americanos, por exemplo. Assim, antes mesmo de entrarmos no contemporâneo, é importante reforçar a necessidade humana de criar objetos representativos no espaço e que indiquem uma característica ancestral, cultural, do(s) indivíduo(s) que o(s) produziu(ram)”, explica Sergio. E completa: “quando pensamos no contemporâneo, somos marcados pela prevalência do modo de produção capitalista. E o comércio, em geral, demanda uma excelente apresentação da identidade do empreendimento. O totem pode ser encaixar perfeitamente aí”.

O totem publicitário moderno

De forma bem clara, assim como define o portal da FortHlux, o totem publicitário hoje leva mensagens de divulgação de uma marca ou de um produto. É uma forma de promover uma empresa. Exatamente por serem modernos, fáceis de desenvolver e eficazes, os negócios usam os totens como porta de entrada para o mundo da publicidade e comunicação em massa.

“Especialmente em vias com um grande volume diário de veículos, os totens cumprem sua função de identificação do estabelecimento”, explica Sergio. “Quando um ponto de venda não tem uma comunicação visual atraente, encontrá-lo fica exclusivamente à cargo da publicidade em outros meios, como a internet. Por isso, ter um totem é ter um diferencial, um “algo mais” na identificação do ponto de venda, que cumpre o papel de fazê-lo ser percebido à distância”.

Mas Sergio alerta para um ponto: “Sinto falta de ousadia nesse tema no Brasil. Não vejo totens icônicos na cidade de São Paulo. Alguém poderia dizer: ‘Mas e o Mc Donalds?’. Isso acontece com mais frequência justamente nos pontos de vendas globais, por aqui, a gente tem de recordação de uma ou outra marca que se apresenta no espaço urbano”, relata.

Segundo ele, as únicas exceções são os postos de gasolina – e isso é compreensível, pois trata-se de uma estrutura física que precisa ter área livre para a entrada de veículos gigantes – e o segmento hoteleiro e farmacêutico, que são serviços que precisam ser encontrados com facilidade.

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O que um totem publicitário precisa ter?

A grande vantagem de um totem publicitário é a possibilidade de ser visto à distância. “Um totem bem posicionado pode ser avistado de longe! Ele precisa ter uma localização estratégica, dialogar com a comunicação visual do estabelecimento, e, de preferência, esboçar alguma criatividade para capturar o olhar do indivíduo que o enxergará por meio segundo muitas vezes”, explica Sérgio.

Mas há uma diferença entre o totem indicativo e o publicitário

“Todos engenhos publicitários no espaço urbano cumprem a função de ‘serem vistos’. Contudo, eles podem ser subdivididos entre publicitários ou indicativos. Quando falamos em ‘publicitários’, estamos falando daquele tipo de equipamento que foi pensado para servir de ponte entre o consumidor e a marca. Necessariamente, o totem publicitário não está no mesmo lugar em que o serviço ou produto é oferecido. E existe outra confusão: o termo totem muitas vezes serve para designar o painel tipo “front-light” que é um painel composto por poste e estruturas para instalação dos anúncios”, relata o especialista.

“Não vejo com frequência totens publicitários pelas cidades. Eles são mais presentes quando alguma empresa ganha a concessão de exploração publicitária mediante a execução de algum serviço de zeladoria urbana ou pelo mero pagamento de outorga”, conta.

Ou seja, o totem publicitário é aquele que vemos mais comumente em orlas de praias, pontos de ônibus ou mesmo dentro de parques. E como inovar nesses formatos?

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Como fazer totens publicitários mais criativos?

Segundo Rizzo, os acabamentos dos painéis tipo totem tem avançado bastante, desde o tradicional chapeamento com letras caixa ou letra bloco para estruturas recortadas muito diferenciadas.

“Acho que a forma dos painéis de modo geral já traz um diferencial que agrega positivamente à marca ou ao branding. Penso que, tanto o posicionamento quanto os materiais e a possibilidade de construir totens em formatos diferenciados e com cores e iluminação mais audaciosas colaboram na percepção do totem. O painel existe para ser visto”, diz. Então, a dica preciosa é: o que puder colocar de elementos que não desalinhem da marca mas que chamem a atenção é bem-vindo.

Em relação as tendência, Sérgio reforça: a utilização de telas eletrônicas nos totens é uma tendência sem volta em todo o segmento de comunicação visual e no meio da mídia OOH. “Esse tipo de tecnologia é muito versátil e permite a troca de mensagem muito facilmente. Acho que caminhamos para a presença massiva de painéis eletrônicos em nosso ambiente, parecido com o filme Blade Runner! A meca desse assunto é a China. Lá já existem cidades que são planejadas para serem construídas com totens e painéis luminosos, desde o gabinete de engenharia. Imagine uma cidade em que os prédios são pensados para terem película em seus vidros e permitirem que, de noite, se exiba uma animação gigante em um prédio com término em outro prédio”, relata.

E completa: “Acho que caminhamos para a presença de telas eletrônicas no espaço urbano. Elas trazem vivacidade. Temo que a maior cidade do hemisfério sul do planeta, que é São Paulo, não favoreça essa expansão por conta da lei cidade limpa. Mas existem muitas soluções a serem exploradas”.

Gostou? Agora que você já entendeu o que é totem publicitário, sabe a sua importância para os negócios, que tal pensar em um totem que destaque e dê ainda mais visibilidade para sua empresa?

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