Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Todas as inovações em comunicação visual em instituições de ensino

Todas as inovações em comunicação visual em instituições de ensino.png
As instituições de ensino apresentam necessidades em comunicação visual que podem ser uma oportunidade para a indústria. Saiba mais.

As instituições de ensino precisam desenvolver um equilíbrio entre funcionalidade e harmonia estética em suas peças e em seu plano de comunicação visual. Ainda, devem informar, alertar, educar, proteger, acolher e interagir com seus diferentes públicos - incluindo alunos, professores, pais e demais membros da comunidade escolar.

Materiais para a comunicação visual de instituições de ensino

Em um projeto de comunicação visual para as instituições de ensino, dos cursos Técnico em Comunicação Visual e Produção Gráfica do Senac Lapa Scipião, Evandro Luiz Capelasso, destaca que é fundamental avaliar onde as peças ficarão expostas para, então, optar pelo substrato e material ideal.

Os materiais mais comumente utilizados em unidades escolares incluem vinil adesivo para personalização de paredes e perfurado para aplicação em ambientes envidraçados, banners em lona e em tecido para divulgações pontuais e institucionais, placas e painéis para fachadas e variados tipos de papéis para os impressos de papelaria da instituição.

“As placas de sinalização visual podem ser impressas em PSAI (poliestireno de alto impacto), um material muito versátil utilizado no segmento de impressão digital para comunicação visual”, indica Capelasso.

O especialista comenta ainda uma mudança percebida no mercado neste quesito: “percebo que muitos materiais que eram utilizados para atividades de vendas, hoje, são utilizados também para personalização da porta de entrada e ambientes de instituições de ensino".

Pandemia e a comunicação visual nas instituições de ensino

O segmento de comunicação visual em instituições de ensino tem trabalhado muito para oferecer soluções adaptadas às demandas trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

A volta total ou parcial das unidades escolares necessitou de profunda adaptação em todos os sentidos. Muitas informações de alerta e de cuidado estão sendo priorizadas e expostas nas instituições com o apoio de peças de comunicação visual.

“É preciso desenvolver e homologar materiais que fiquem perfeitamente visíveis, bem impressos e que possuam relativa taxa de resistência a constantes higienizações com produtos químicos”, afirma o professor do Senac.

Nesse contexto, esse novo momento exigiu muito estudo de mercado para entender qual a melhor laminação para a proteção das peças que estão ajudando a proteger as pessoas.

Além disso, surgiu a demanda por totens de álcool em gel com acionamento através de pedal, como lembra Capelasso.

“Esse é um material personalizável indispensável em qualquer lugar público, feito em PVC e que permite impressão das orientações anti-contágio”, destaca.

Outra nova necessidade de comunicação visual que surgiu nas instituições de ensino foram as divisões das carteiras escolares com chapas de acrílico, devido ao dimensionamento para acomodar os estudantes, evitando assim o contato direto dentro da sala de aula.

Outras oportunidades de uso da comunicação visual nas instituições de ensino

Além das aplicações utilitárias, é possível também desenvolver usos criativos de peças de comunicação visual para promover uma experiência mais imersiva de ensino nos ambientes.

Por exemplo, pode-se adesivar os degraus de escadas com a tabuada, paredes com o sistema solar, etc. Além de estimular os alunos de novas maneiras, essas peças ainda ajudam a ornamentar de forma criativa os espaços escolares.

Já em uma escola de educação infantil, pode-se fazer aplicações personalizadas nas fachadas com elementos lúdicos, como castelos, árvores e outros, além de ambientações em refeitórios e outros espaços de forma temática e divertida, para fazer com que as crianças se sintam acolhidas e compreendam melhor a funcionalidade de cada ambiente.

Para descobrir mais sobre o assunto, confira também o vídeo que preparamos com dicas sobre o que considerar ao elaborar um projeto de comunicação visual.

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar