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Semana do Consumidor para empresas gráficas: estratégias maximizam lucros e fidelizam clientes

Article-Semana do Consumidor para empresas gráficas: estratégias maximizam lucros e fidelizam clientes

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O uso de estratégias específicas vai garantir que a semana do consumidor para empresas gráficas atinja melhores resultados, maximizando lucros e fidelizando clientes.

Comemorado todo ano, a Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para que as marcas se aproximem do seu público-alvo e vendem mais a eles. Para empresas gráficas, essa semana é também ideal para dar um upgrade nas vendas.

No entanto, para aproveitar essa data, as gráficas devem fazer a lição de casa para desenvolverem estratégias efetivas e que resultem em maiores resultados nas vendas, maximizando lucros e fidelizando clientes.

Confira 6 das principais estratégias que vale a pena adotar e tenha uma semana do consumidor para empresas gráficas com resultados animadores, tanto nas vendas quanto na fidelização de clientes.

Sua gráfica tem tudo para bombar as vendas na semana do consumidor

Enfim chegamos na semana do consumidor e é natural que as gráficas adotem estratégias específicas para impulsionar suas vendas, como destacado pelo SEBRAE.

Por ser uma semana comemorativa, esse é sempre um bom motivo para criar estratégias, oferecer vantagens e produtos exclusivos e, consequentemente, vender bastante”.

O objetivo é que as estratégias tenham a perspectiva do consumidor para que o retorno seja positivo. Ou seja, para conquistar o cliente é importante causar um impacto.

Esta data é a oportunidade ideal para gerar aproximação entre qualquer empresa e o seu cliente, conquistar mais clientes, fidelizando-os e vender mais do que o previsto para o mês, maximizando os lucros”.

Domine a semana do consumidor com essas estratégias

Entendidas as especificidades da data, a recomendação é que as gráficas e empresas do segmento aproveitem a ocasião para se aproximarem de seus clientes e, claro, vender mais. 

Assim, para dominar a data, vale seguir 6 dicas para aplicar na sua gráfica. Veja:

1 - Invista em divulgação. Essa é a chave do sucesso!

O marketing da sua gráfica e de seus produtos ou serviços, é fundamental para fazer com que a data focada em vendas alcance o sucesso esperado. 

Para os consumidores considerarem sua loja como primeira opção de compra, é necessário a divulgação de todos os benefícios ofertados na Semana do Consumidor. 

Assim, para aproveitar bem esta data, o Sebrae sugere ao empresário pensar com calma em todos os pontos do seu produto ou serviço (preços, promoções, redes sociais, atendimento) que farão parte da campanha.

O Sebrae também diz que é válido lançar algumas ações de marketing para aumentar a visibilidade da empresa e gerar maior alcance. 

Uma sugestão bem pertinente é a divulgação de um concurso ou sorteio nas redes sociais. Essa tática irá impulsionar as suas redes, gerar engajamento e atrair novas possibilidades de compras”.

Na semana há também a possibilidade de oferecer brindes ou amostras grátis. “Essa estratégia tem o objetivo de proporcionar exclusividade ao cliente ou até para divulgar um lançamento, convidando-o a comprar”, destaca o Sebrae.

Ainda sobre as ações de marketing, pode ser interessante enviar um e-mail corporativo ou mensagem a todos os seus clientes cadastrados, desejando a eles uma “Feliz Semana do Cliente” e convidá-los a desfrutar dos benefícios que serão oferecidos pela sua empresa na data em questão.

2 - Saiba quais são os produtos mais procurados pelo público-alvo

Conhecer a concorrência é um ponto de muita atenção dentro do segmento de gráficas. Para se destacar dentro do segmento, é necessário realizar uma pesquisa sobre os produtos mais procurados e vendidos por um determinado período.

O resultado dessa análise é essencial para o desenvolvimento de campanhas mais focadas e direcionadas para o público-alvo. Assim, você sabe exatamente onde investir seu tempo e dinheiro para obter resultados!

3 - Conceda fretes grátis

Sua gráfica também atua no mercado digital? Então que tal oferecer alguns produtos com frete gratuito nas plataformas de venda dos seus produtos? 

Com essa facilidade, os clientes virtuais podem se sentir motivados a concluir a compra daqueles itens que estão no carrinho e que não haviam sido concluídos ainda” destaca o Sebrae.

4 - O atendimento ainda é o alicerce de boas vendas

Adotar uma série de estratégias para maximizar lucros e fidelizar clientes é imprescindível. Mas, para o Sebrae tudo isso não será suficiente se a linha de frente não estiver afiada, ou seja, se o atendimento da sua gráfica for deficiente.

Imagine-se como cliente de outra empresa, quantas vezes, em sua jornada para adquirir um produto ou serviço, você já procurou um canal digital da empresa, mas não o encontrou? Tentou ligar para um telefone que ninguém atende? Mandou um e-mail e ficou sem resposta? Você voltaria a procurar essa empresa para novos negócios?”, pergunta!

Dessa forma, esse passo é crucial para garantir uma boa experiência do consumidor de sua gráfica, fazendo com que ele compre mais vezes da sua marca. Aqui, a famosa fidelização entra em jogo!

Para isso, é importante que toda a sua equipe esteja alinhada com os objetivos da gráfica na Semana do Consumidor, desde os vendedores até a parte administrativa.

Além de informá-los sobre a data e como todo o planejamento foi traçado, também vale investir em treinamentos para todos! Isso faz com que tanto a sua gráfica quanto os funcionários colham bons frutos.

5 - Oferta de promoções e campanhas exclusivas!

A palavra “promoção” já é bastante atrativa sozinha na semana em que o consumidor precisa ser conquistado! E ela se torna ainda melhor quando acompanhada de produtos e serviços visados pelos clientes.

Por isso, é sempre bom manter no radar os seus benefícios exclusivos e campanhas promocionais para a Semana do Consumidor. 

O Sebrae sugere o uso de ferramentas como: “Leve 2, Pague 1” e “Metade do Preço” etc. 

Há também a possibilidade de montar kits de produtos da sua gráfica, que de forma isolada saem a um preço, mas quando reunidos, podem sair mais em conta para o consumidor”, complementa o Sebrae.

6 - Tenha mais de um canal de venda

Se o seu negócio possibilita mais de uma forma de realizar a venda de seus produtos ou serviços, abrace a oportunidade e expanda seus horizontes, apresentando-os na semana do consumidor. 

Além de ajudar na divulgação da marca, diversificar os canais de venda também aumenta os números de clientes alcançados. Uma boa opção é apostar na era digital, que vem evoluindo e ganhando mais usuários a cada ano!

Assim, se sua gráfica vende da forma física vale, por exemplo, expandir as vendas para lojas virtuais, com atendimentos personalizados, entrega rápida e preços especiais.

Ou seja, com um bom planejamento, atendimento diferenciado e bons preços, a Semana do Consumidor para empresas gráficas tem tudo para garantir ótimos resultados e fidelização do cliente! Invista nessas dicas e boas vendas.

Convidamos você a conferir este e-book e conhecer 10 das principais estratégias para melhorar as vendas no segmento de impressão em 2024.

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